Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Avisos
Envíos
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 1 (2023): Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas
Vol. 8 Núm. 1 (2023): Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1
Publicado:
2023-07-31
Apresentação
Apresentação- Amazônida em Foco
Maria Nilvane Fernandes, Kamilla Vieira
1-6
APRESENTAÇÃO- AMAZÔNIDA EM FOCO (Português (Brasil))
Artigos
Memórias do CAPe
história e representação estudantil do centro acadêmico de pedagogia da Universidade do Amazonas em tempos de ditadura, 1980-1983
Fábio Souza Correa Lima, Flávia Eugênia Rodrigues de Souza
1-28
MEMÓRIAS DO CAPe: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS EM TEMPOS DE DITADURA, 1980-1983 (Português (Brasil))
TÍTULO EN ESPAÑOL REGULACIÓN EM LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA A PARTIR DEL USO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS EM UMA ESCUELA DE LA RED PÚBLICA DE MANAUS
Ilma Farias, Maria Mayara Rodrigues Carvalho
1-24
A REGÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS (Português (Brasil))
Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos
Tiago Pereira Gomes, Neide Cavalcante Guedes
1-20
ETNOMETODOLOGIA COMO TEORIA DO SOCIAL: DIÁLOGOS TEÓRICO-REFLEXIVOS (Português (Brasil))
El exterminio epistemológico y los peligros del concepto de currículo mínimo en el vaciamiento de contenidos de la Base Común Curricular Nacional
una propuesta de superación
Luís Gomes de Lima
1-25
O EXTERMÍNIO EPISTEMOLÓGICO E OS PERIGOS DO CONCEITO DE MÍNIMO CURRICULAR NO ESVAZIAMENTO DE CONTEÚDOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO (Português (Brasil))
Pedagogia diferenciada como instrumento político-pedagógico da inclusão
Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima
1-14
PEDAGOGIA DIFERENCIADA COMO INSTRUMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INCLUSÃO (Português (Brasil))
LA PRAXIS EN LA PRÁCTICA DOCENTE
RELATO DE EXPERIENCIA EN LA PASANTÍA DOCENTE
Sandra Rejane Viana de Almeida, Andrea Celeste Artica Castro, Evandro Ghedin
1-16
A PRÁXIS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (Português (Brasil))
El despertar de la pertenencia y la conciencia a través de la educación ambiental no formal
una experiencia vivida
Juliana Matos da Silva, Tanise Paula Novello, Errol Fernando Zepka Pereira Junior
1-15
O DESPERTAR DO PERTENCIMENTO E DA SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA (Português (Brasil))
Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática
Francione Charapa Alves, Lorran Cícero Melo dos Santos
1-18
MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (Português (Brasil))
Currículo e alfabetização
contradições da legislação em tempos neoconservadores
Camila Maria Bortot, Kellcia Rezende Souza
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES DA LEGISLAÇÃO EM TEMPOS NEOCONSERVADORES (Português (Brasil))
O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares
Ana Ásia Almeida de Queiroz, Wilson Júnior de Araújo Carvalho
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SILÁBICA EM CRIANÇAS AUTISTAS PRÉ-ESCOLARES (Português (Brasil))
Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus
Glória Alegria Coêlho de Sá, Grace dos Anjos Freire Bandeira
1-23
UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL INCLUSIVA DE MANAUS (Português (Brasil))
Formação docente para a educação profissional
análise crítica do marco regulatório
Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira , Antonia Solange Pinheiro Xerez
1-24
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE CRÍTICA DO MARCO REGULATÓRIO (Português (Brasil))
Educação e rap no Brasil
João Matheus Siqueira de Barros , Breitner Luiz Tavares
EDUCAÇÃO E RAP NO BRASIL (Português (Brasil))
A conceituação da deficiência intelectual
um percurso histórico
Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
A CONCEITUAÇÃO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM PERCURSO HISTÓRICO (Português (Brasil))
Alfabetização e letramento dos alunos surdos
Francimara Cabral Campos
1-13
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS SURDOS (Português (Brasil))
Fazedor de amanhecer: uma aproximação entre Perejivanie e o reino encantado
Luana de Melo Ribas, Kátia Oliveira da Silva
FAZEDOR DE AMANHECER: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PEREJIVANIE E O REINO ENCANTADO (Português (Brasil))
Jacundá, toré e bate-pau: danças da cultura indígena tematizadas na educação física escolar
Nathália Inêz de Morais Silva, Ricael Spirandeli Rocha
1-14
JACUNDÁ, TORÉ E BATE-PAU: DANÇAS DA CULTURA INDÍGENA TEMATIZADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (Português (Brasil))
ASTILLEROS ARTESANOS EN LA CIUDAD DE VIGIA/PA: EL SABER PRESENTE EN LA CONSTRUCCIÓN DE BUQUES PESQUEROS
os saberes presentes nas construções das embarcações pesqueiras
Wagner César Pinheiro Costa, Raimundo Paulo Cordeiro Monteiro
1-19
ESTALEIROS ARTESANAIS NA CIDADE DE VIGIA/PA: OS SABERES PRESENTES NAS CONSTRUÇÕES DAS EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS (Português (Brasil))
EL CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGÍA DE IFPA:
CONTRIBUCIONES PARA LA FORMACION INICIAL DE PROFESSORES (AS) PARA LA EDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES.
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Maria Luiza Nunes da Silveira, Nicelma Josenila Costa de Brito
O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IFPA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Português (Brasil))
INTERACTIVIDAD POR WHATSAPP Y FACEBOOK DEL “PROGRAMA CALDEIRADA” EN RADIO TIRADENTES-FM EN PARINTINS/AM
Adria Helena Xavier Albuquerque, Hellen Cristina Picanço Simas
1-14
INTERATIVIDADE PELO WHATSAPP E FACEBOOK DO PROGRAMA CALDEIRADA DA RÁDIO TIRADENTES-FM EM PARINTINS/AM (Português (Brasil))
Vivencias como docente em la Escuela Indígena Suraraitá Tupinambá, río Tapajós, Amazonía
Hudson Romário Melo de Jesus, Luanna Cardoso Oliveira
1-19
VIVÊNCIA COMO PROFESSOR NA ESCOLA INDÍGENA SURARAITÁ TUPINAMBÁ, RIO TAPAJÓS, AMAZÔNIA (Português (Brasil))
TRAYECTORIAS HISTÓRICAS DE LA EDUCACIÓN EN PIAUÍ
José Marcelo Costa dos Santos, Maria do Amparo Borges Ferro
1-17
TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO NO PIAUÍ (Português (Brasil))
LA FORMACIÓN INICIAL DE LOS DOCENTES EN LA VOZ DE LOS EGRESADOS DE LA CARRERA DE PEDAGOGÍA
Vera Lúcia Reis da Silva, Jéssica dos Santos da Silva
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA VOZ DE CONCLUINTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA (Português (Brasil))
IMAGINACIÓN, ACTIVIDADES CREATIVAS Y ESCRITURA: UMA REVISIÓN DE LITERATURA
uma revisão bibliográfica
Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira , Daniele Nunes Henrique Silva
1-21
IMAGINAÇÃO, ATIVIDADES CRIADORAS E ESCRITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Português (Brasil))
O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO
reflexões sobre a cultura escolar
Josiane Brolo, Vera Lúcia Aquino Boing Santos, Jaqueline Souza Silva
1-16
O ENSINO DESTINADO À INFÂNCIA NA PRIMEIRA ESCOLA DE VILHENA/RO: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR (Português (Brasil))
Resenha
RESENHA: COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA
Rafael Casaes de Brito, Benedito Gonçalves Eugênio
1-6
COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA (Português (Brasil))
Qualis
10.29280
2527-0141
B1
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (France)
Palabras clave