Fazedor de amanhecer: uma aproximação entre Perejivanie e o reino encantado

Autores

  • Luana de Melo Ribas Universidade de Brasília- UnB
  • Kátia Oliveira da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12325

Palavras-chave:

Arte, Conto de fadas, Vivência

Resumo

A arte, criação humana, nutre-se na sociedade e dá vazão às emoções, desdobrando-se em inúmeras expressões singulares e com capacidade de transformação do indivíduo em sua unidade afeto-intelecto. A emoção suscitada via experiência estética é um sentimento versado que se delineia em diversas Funções Psicológicas Culturais. A arte, potencialmente, torna-se uma ponte pessoa-meio de forma dialética, impulsionando o desenvolvimento humano. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo realizar um estudo teórico, analisando os contos de fadas e perejivanie – vivência, a unidade indivisível pessoa-meio compreendendo como esse processo pode ser um possibilitador do desenvolvimento a partir da relação que a pessoa estabelece com o meio. Nessa perspectiva, apresenta-se a compreensão sobre contos de fadas, bem como as discussões de diferentes autores que, partindo dos estudos de Vigotski, colaboraram para o entendimento de perejivanie. Observa-se, por fim, que esses estudos possibilitam evidenciar como a estrutura utilizada para a escrita dos contos de fadas leva a um movimento que permite atravessar a condição inicial, dando potência ao processo de desenvolvimento, que resulta em uma nova (re)configuração.

Biografia do Autor

Luana de Melo Ribas, Universidade de Brasília- UnB

Doutoranda e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - IP/UnB (2021). Psicóloga pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2011), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IP/UnB (2013) e Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPoG (2016), com formação em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HC/FMUSP (2018). É membro do Grupo de Pesquisa INFANTIA (DGP/CNPq/UnB) e do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. É professora e atua em clínica, escolas e também como pesquisadora visando compreender o desenvolvimento humano como um todo, considerando sua diversidade. 

Kátia Oliveira da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, especialista em Educação Infantil pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela FE/UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com experiência nas áreas de alfabetização e Educação Infantil. Dedica-se a pesquisa e estudos em educação estética, literatura infantil, processos imaginativos e emocionais na infância. Membro do Círculo Vigotskiano. 

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

DE MELO RIBAS, L.; OLIVEIRA DA SILVA, K. . Fazedor de amanhecer: uma aproximação entre Perejivanie e o reino encantado. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12325. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12325. Acesso em: 21 nov. 2024.