SUBMISSÕES
Em caso de dúvidas, entre em contato: rappge@gmail.com Saiba mais sobre SUBMISSÕES
A REVISTA AMAZÔNIDA encontra-se com uma chamada aberta para o dossiê:
15 anos do Parfor: de Norte a Sul do Brasil
Submissão: até 01 de novembro de 2025
Acesse aqui o conteúdo da chamada
Organização Permanente de Dossiês Temáticos
Acesse aqui o conteúdo da chamada
FECHADA
Educação física na Educação Básica: reflexões sobre formação profissional, concepções metodológicas e intervenções pedagógicas inovadoras
Prazo de submissão: 01 de junho até 30 de setembro 2025
Publicação: até dezembro de 2025
O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões sobre a Educação Física Escolar, componente curricular da área de Linguagens na Educação Básica. Para isso, propõe reunir textos científicos que abordem diferentes dimensões relacionadas à formação profissional, às concepções metodológicas e às intervenções pedagógicas inovadoras. Trata-se de um espaço voltado à divulgação de pesquisas realizadas por autores e autoras, nacionais e internacionais, que se dedicam à produção de conhecimento qualificado na área.
Proponentes:
Prof. Dr. Lúcio Fernandes Ferreira
(Univerdade Federal do Amazonas)
Prof. Dr. Cleverton Farias de Souza
(Univerdade Federal do Amazonas)
COMUNICADO
Informamos que o novo prazo para submissão de manuscritos para a composição do Dossiê 15 anos do Parfor: de Norte a Sul do Brasil foi estendido até o dia 01 de novembro.
Dessa forma, os manuscristos serão recebidos até o dia 01 de novembro.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Maria Nilvane Fernandes
Editora-chefe
O dossiê propõe uma reflexão abrangente sobre o Parfor, desde sua criação até os desafios e as conquistas em seus 15 anos de existência, pensado como um espaço para a divulgação de pesquisas e análises acerca dos primeiros 15 anos de funcionamento do programa (2009 – 2024), com o objetivo de visibilizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores, nacionais e internacionais, que se debruçam sobre o tema. Sabemos que em muitos locais do país o Parfor tem sido a principal, se não única, maneira de levar formação aos/às professores/as que vivem e trabalham em localidades afastadas dos grandes centros urbanos, onde geralmente não há campus universitários. São as experiências e vivências ocorridas na trajetória formativa dos/as professores/as cursistas, bem como, no trabalho de professores/as formadores/as, em diferentes regiões e estados do Brasil, que esperamos receber para compor o dossiê.
Proponentes:
Prof. Dr. Márcio de Oliveira
(Univerdade Federal de Grande Dourados)
Profa. Dra. Heloísa Borges
(Univerdade Federal do Amazonas)
Prof.ª Dra. Fernanda Pinto de Aragão Quintino
(Univerdade Federal do Amazonas)
A Revista Amazônida convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem suas propostas de dossiês temáticos para publicação em 2025 e 2026.
A Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aceitará de maneira contínua a proposta dossiês organizados por pesquisadores/as de universidades parceiras. Para tanto, os dossiês devem ser propostos por interessados/as, no mínimo, doutor/a, de qualquer programa de Pós-Graduação, que dialogue com as Ciências Humanas e suas áreas afins. Os parâmetros de orientação estão disponíveis neste documento.
O envio de propostas, assim como, a resolução de eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail rappge@ufam.edu.br.
A Revista Amazonida foi classificada como um periódico de Qualis B1 (2017-2020) avaliação CAPES. Agradecemos a todos e a todas que enviaram o resultado de suas pesquisas e que confiaram na qualidade da comunicação científica de nosso periódico. Pedimos que façam uso dos nossos artigos e atualizem seus dados como autores e leitores de nossa Revista. Ratificamos que o nosso periódico possui publicação continua e está ligado diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins e está aberta aos professores da Educação e áreas afins que desejam veicular as suas produções. A Revista Amazônida oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista foi criada em 1996, com o nome LIBRORUM e com este número ocorreu o primeiro passo para tornar a revista uma publicação aberta a todas as Linhas de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Amazonas. A partide 1999 assumiu o nome atual. Nos seus vinte anos desenvolveu publicações no formato impresso que reuniram estudos de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. Em 2016 passou para o formato on-line para dinamizar o processo de publicação e livre acesso ao resultado das pesquisas realizadas em Educação.
Saiba mais Saiba mais sobre Revista Amazônida![]() |
|
| 10.29280 | |
![]() |
|
| 2527-0141 | |
![]() |
|
| B1 |

Clique aqui para saber como criar seu perfil Orcid e associá-lo à Revista Amazônida