//periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/issue/feed Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas [e-ISSN: 2527-0141] 2022-06-10T21:08:57+00:00 Profa. Fabiane Maia Garcia rappge@ufam.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>Amazônida</strong>, uma Revista de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (<strong><a href="https://ppge.ufam.edu.br/" target="_blank" rel="noopener">PPGE/UFAM</a></strong>), publica trabalhos de educação sob forma de artigos, relato de pesquisa, estudo teórico, resenhas críticas e entrevistas dentro de uma ação integradora dos conhecimentos produzidos no contexto da Amazônia internacional, no Brasil e no mundo.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10607 A infraestrutura como fator associado ao desempenho dos alunos no ensino fundamental 2022-05-07T19:22:14+00:00 Flávia Fernanda Santos Silva flaviafernandasilva@yahoo.com.br <p>Em meados de 1970, estudos em estabelecimentos de ensino de países desenvolvidos, a exemplo dos Estados Unidos, França e Inglaterra, destacaram que, embora a origem social fosse importante para os resultados escolares dos alunos, fatores intraescolares poderiam ter efeito em seu desempenho escolar e não deveriam ser negligenciados. No Brasil, pesquisas realizadas a partir da década de 1990 corroboram essas conclusões. Este artigo apresenta resultados de uma investigação acerca da rede municipal de São Luís – Maranhão, apresentando a infraestrutura escolar como um fator interno que pode influenciar no desempenho dos alunos. As escolas pesquisadas foram selecionadas por meio de modelos estatísticos aplicados aos dados da Prova Brasil, que permitiram o controle do nível socioeconômico dos alunos a fim de identificar escolas que tiveram resultado positivo ou negativo em relação à estimativa média das escolas do país. Foram realizados estudos comparativos com uso de dados secundários e entrevistas com professores que ministram as disciplinas e séries avaliadas pela Prova Brasil. Os resultados mostraram que as escolas apresentam falhas de infraestrutura, especialmente em relação às salas de aulas, recursos, materiais e equipamentos, sendo nas escolas anexos em que essa situação se apresenta de forma mais grave, constituindo-se assim em um dos obstáculos para a aprendizagem dos alunos.</p> 2022-06-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022