//periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/issue/feed Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 2024-10-16T06:19:50+00:00 Revista Amazônida rappge@ufam.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>Amazônida</strong>, uma Revista de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (<strong><a href="https://ppge.ufam.edu.br/" target="_blank" rel="noopener">PPGE/UFAM</a></strong>), publica trabalhos de educação sob forma de artigos, relato de pesquisa, estudo teórico, resenhas críticas e entrevistas dentro de uma ação integradora dos conhecimentos produzidos no contexto da Amazônia internacional, no Brasil e no mundo.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14694 ENTREVISTA: PROFESSOR NELSON CARDOSO AMARAL E O EIXO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE 2024 2024-03-14T14:43:06+00:00 Darlyng Maria Gomes Tavares darlyng.tavares.dt@gmail.com Silvia Cristina Conde Nogueira silviaconde@ufam.edu.br <p>Em 2023, convocou-se a Conferência Nacional de Educação (CONAE), edição 2024, em caráter extraordinário por meio do Decreto Presidencial n.º 11.697, de 11 de setembro de 2023, com o objetivo de garantir a participação da sociedade civil organizada na elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE). Precedida pelas etapas municipais, intermunicipais, distrital e estaduais, a etapa nacional considerou a síntese da avaliação dos dados do PNE (2014-2024) ao evidenciar os obstáculos e as necessidades da educação pública no Brasil (Brasil, 2023). O tema central tratado envolveu o PNE, decênio 2024-2034 como política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. Entre os sete eixos temáticos tratados, destaca-se o Eixo 6 – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência. Nesse contexto, de acordo com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2024), entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, a CONAE contou com a participação de 1.846 delegadas/os provenientes de todos os cantos do país. Esse é o contexto desta entrevista com o Professor Emérito Nelson Cardoso Amaral, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA), cuja posição acadêmica revela contribuições significativas para se compreender o financiamento da educação no cenário brasileiro.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15859 A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO DE 2017 2024-07-01T16:37:35+00:00 Amanda Melchiotti Gonçalves amandamelchiottigoncalves@gmail.com Dhyovana Guerra dhyovanaguerra@gmail.com Ireni Marilene Zago Figueiredo irenifigueiredo@hotmail.com Roberto Antonio Deitos rdeitos@uol.com.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de <em>responsabilização</em> tratado no Relatório de Monitoramento Global da Educação, de 2017, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Para tanto, este estudo se trata de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Para a análise do documento partimos do pressuposto de que os conceitos utilizados nos documentos produzidos por organizações internacionais não são aleatórios, mas produtos de informações selecionadas e intencionalmente disseminadas. O conceito de responsabilização na educação, no documento analisado, está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS-4, sendo considerado essencial para o cumprimento da Agenda Educação 2030. A análise do conceito de responsabilização perpassou a compreensão da atuação dos organismos internacionais na definição de políticas educacionais, principalmente após a reestruturação produtiva, em 1970, com ênfase na flexibilização. A partir disso, foi possível constatar que o conceito de responsabilização constitui um elemento justificador de reformas educacionais, além de reiterar os fundamentos políticos e organizacionais do modelo gerencial que descentraliza as ações estatais no âmbito das políticas sociais.</p> 2024-10-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16155 PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL 2024-10-01T11:30:04+00:00 Julio Cesar Francisco socioeducativo.julio@gmail.com <p>O presente artigo teve como objetivos apresentar e discutir as contribuições da pedagogia socialista na Justiça Juvenil no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é pautada no materialismo histórico-dialético, de modo que buscamos superar os modelos educacionais tradicionais, repressivos e tecnicistas que têm sido utilizados hegemonicamente na educação dos adolescentes e dos jovens em conflito com a lei em nosso país. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de restituição dos direitos fundamentais dos jovens infratores, mormente o ensino escolar enquanto bem comum de todos, que incide na transmissão e na assimilação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, transformados em elementos ativos de luta política na superação da sociedade de classes.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14894 MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA 2024-08-06T16:27:07+00:00 Angélica Cristina Rivelini-Silva arivelini@utfpr.edu.br <p>O texto destaca a importância da formação de professores para a Educação na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ao analisar estudos referentes as instituições de ensino superior brasileiras, visando promover uma visão crítica e reflexiva sobre os impactos sociais dos avanços científicos e tecnológicos. O estudo realizado foi um Mapeamento Bibliográfico com o objetivo de identificar a presença de estudos voltados a inserção curricular da Educação CTS nos cursos de Licenciatura em Química publicados e armazenados nos principais bancos de dados científicos online, utilizando essa ferramenta para localizar, organizar e analisar os artigos encontrados. A metodologia foi o Mapeamento Bibliográfico, que envolve a identificação, seleção e análise da produção científica existe. Foram utilizados os bancos de dados Dimensions, Scopus, Mendeley, ERIC e periódicos CAPES para as buscas com as palavras chaves: “CTS”, “CTSA” ou a variação “ciência, tecnologia e sociedade”, “ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente”, somadas a “currículo” e “licenciatura em química”. Após tratamento do material obtido, seis artigos compuseram o <em>corpus</em> analítico, deles são apresentadas as seguintes seções analíticas: a) ano e local de publicação, b) palavras-chaves - apresentadas pelos autores nos artigos, c) autores e citações e, d) objetivos das pesquisas. Após o estudo do Mapeamento, conclui-se que ainda é insipiente o número de pesquisas sobre a curricularização da Educação CTS nos cursos de formação de professores de Química, entretanto os trabalhos localizados apresentam um direcionamento para novos estudos.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14390 AS CORES DA TERRA: ARTE-EDUCAÇÃO E OS SABERES DO POVO KOKAMA NO ALTO SOLIMÕES 2024-08-14T15:35:07+00:00 Alcineis Aicate Peres alcineisperes543@gmail.com Marcos de Jesus Oliveira oliveiramark@yahoo.com.br Joicilene de Souza Araújo Joicilenesouza94@gmail.com <p>O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), realizado na comunidade Guanabara II, da etnia indígena Kokama, município de Benjamin Constant, Alto Solimões, no Amazonas. O projeto visou proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio conhecimentos sobre produção de tintas naturais com materiais extraídos da terra e de plantas, bem como a confecção de desenhos e pinturas em telas. A pesquisa teve por objetivo compreender aspectos das tradições do povo Kokama quanto à produção de tintas naturais, confecção de telas e pinturas e exposição das artes confeccionadas. Com isso, pretendeu-se valorizar a cultura do povo Kokama, resgatando os saberes e conhecimentos ancestrais juntos aos membros da comunidade: lideranças, anciãos e conhecedores das plantas. A metodologia utilizada consistiu na história oral que, através de rodas de conversa e grupos de trabalho com os anciãos da comunidade, foram recolhidos conhecimentos sobre as tintas de uso Kokama. A pesquisa bibliográfica complementa a estratégia metodológica principal para melhor compreender as técnicas de fabricação de tintas naturais. Como resultado, foi possível notar a valorização dos saberes ancestrais no desenvolvimento dos conhecimentos sobre a fabricação de tintas naturais, o amadurecimento das habilidades para as produções artísticas e a colocação da cultura do povo Kokama em evidência. A experiência mostrou importante e necessária por proporcionar aos estudantes e à comunidade investigação sobre suas tradições e atrelado ao desenvolvimento do conhecimento científico como parte do processo de introdução dos jovens estudantes indígenas à universidade.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14341 O DIAGNÓSTICO TARDIO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO 2024-08-14T14:29:55+00:00 Sabrina Andrade Rocha sabrina.andrade.rocha@gmail.com Marciana Gonçalves Farinha marciana@ufu.br <p>O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que envolve principalmente déficits de interação social e comunicação. No entanto, atualmente se reconhece a heterogeneidade desse transtorno e como alguns indivíduos que na infância não apresentaram atraso no desenvolvimento cognitivo e/ou atraso no desenvolvimento da linguagem podem não serem diagnosticados. O diagnóstico de transtorno autístico ainda é complexo, fundamentalmente clínico e envolve uma equipe multidisciplinar. O objetivo desse estudo foi buscar compreender se o diagnóstico do transtorno do espectro autista na idade adulta (diagnóstico tardio) pode contribuir como um recurso terapêutico para os indivíduos que se encaixam nesse recorte.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14552 GOOGLE CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO INTEGRADO 2024-04-09T14:23:35+00:00 Monique Graziella Cruz Rezende moniquerezendee@gmail.com Rodrigo Bozi Ferrete rbferrete@gmail.com <p>Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo analisar o Google Classroom como uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do IFS/Campus Aracaju. A iniciativa visou promover maior interação e comunicação entre os docentes, fomentando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Foi elaborado um ambiente virtual no Google Classroom para facilitar o diálogo e a colaboração entre os professores. A discussão teórica baseou-se nos conceitos de interdisciplinaridade, normativos educacionais, histórico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua relação com a interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. A coleta de dados envolveu pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da análise de conteúdo e software <em>IRAMUTEQ</em>. Os resultados revelaram desafios na interação entre os docentes, destacando a necessidade de apoio institucional e revisão das regulamentações para promover atividades interdisciplinares. Observou-se obstáculos, como a falta de familiaridade com ferramentas pedagógicas, tecnológicas e alta carga horária. Apesar disso, os professores reconhecem a importância de aprimorar práticas alinhadas à interdisciplinaridade. A título conclusivo a pesquisa destaca a lacuna entre diretrizes e prática pedagógica, enfatizando a necessidade de harmonização eficaz entre normas institucionais e execução das atividades no contexto educacional.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14663 A FORMAÇÃO E OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS 2024-09-08T23:56:19+00:00 Jefferson Batistella jeffersonbatistella@gmail.com Marcelo Franco Leão marcelo.leao@ifmt.edu.br <p>Nota-se que nas recentes transformações educacionais os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) desempenham um papel importante na melhoria do processo educativo. Sendo a pesquisa, de natureza básica, descritiva e exploratória, trata-se de um estudo de caso, onde adotou-se uma abordagem qualitativa e realizou-se uma revisão da literatura nas bases de dados CAPES, SciELO e PubMed, abrangendo o período de 2017 a 2022. Neste intuito, o objetivo deste estudo é averiguar se os professores de Ciências das Escolas Estaduais de Lucas do Rio Verde-MT receberam a formação e os recursos necessários para utilizar Tecnologias Digitais em suas aulas, além de identificar os desafios enfrentados durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Por tanto, os resultados indicam que os professores receberam formação específica e condições adequadas para a aplicação de tecnologias educacionais, bem como suporte financeiro, embora estes tenham sido insuficientes para atender completamente às necessidades daquele momento. Adicionalmente, verificou-se que os professores participaram de formação continuada sobre Tecnologias Digitais, produção de ODA e uso de plataformas digitais.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15038 DIREITO DE SER CRIANÇA: APONTAMENTOS JURÍDICOS PARA SUA PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO 2024-08-08T23:59:33+00:00 João Luiz da Costa Barros jlbarros@ufam.edu.br Juliana Camurça de Lima juliana.camurca@ufam.edu.br Lorhena Alves Pereira lorhenapereira@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é compreender as garantias constitucionais destinadas às crianças em relação aos seus direitos à infância, sob a perspectiva do direito fundamental estabelecido na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, e do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990. A metodologia, de natureza qualitativa, consiste em estudos exploratórios, por meio de revisão bibliográfica de autores relevantes e análise documental das legislações específicas, resumidas ou na íntegra. Essa abordagem contribui para uma compreensão mais profunda do tema, útil tanto para estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento quanto para profissionais das áreas de Educação e Direito. Conclui-se que é necessário implementar políticas públicas alinhadas com as bases legais e teóricas pertinentes, visando à desconstrução de práticas excludentes e à promoção de práticas democráticas no tratamento dos direitos individuais e das garantias constitucionais em defesa do bem-estar integral das crianças, considerando sua plenitude e complexidade como seres humanos.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14365 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSVERSAL AO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA 2024-02-11T00:00:30+00:00 Rolién José Vieira Cirilo rolienvieira@gmail.com <p>Este artigo discute a inserção da educação ambiental (EA) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciatura do IFSP, <em>Campus</em> Presidente Epitácio, tendo como questão de pesquisa: <em>O que é isso: a EA nos PPCs das licenciaturas de um campus do IFSP?</em>, e o objetivo geral investigar o Conhecimento Pedagógico e Ambiental do Conteúdo (EPACK) presente nos PPCs dos cursos de licenciatura do <em>Campus</em>. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental baseada em um estudo de caso em que os PPCs de dois cursos de licenciatura foram analisados na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Emergiram do processo três categorias: <em>Educar para preservar: sensibilizar para a preservação ambiental</em>, <em>O Pedagógico e o Ambiental do Conteúdo: a relação da EA nas disciplinas que compõem o PPC</em> e <em>A Educação Ambiental como transversal ao ensino: perspectivas e limitações</em>. Como resultados, apontam-se o caráter convencional ou conservador da EA presente nos documentos, bem como possibilidades da integração dos domínios de conhecimento propostos pelo modelo EPACK, utilizado como referencial teórico para a investigação. Discute-se a transversalidade da EA ao ensino, por meio de ações extensionistas presentes nos documentos e aponta-se a falta de registros de pesquisas desenvolvidas no âmbito da EA nos PPCs como uma lacuna. Como conclusões, destaca-se não haver uma intenção formativa docente na e para a EA, embora haja intenções de inserção da EA na formação, mesmo que de forma convencional/pontual que podem, de alguma forma, possibilitar o desenvolvimento das dimensões do conhecimento no âmbito do EPACK.</p> 2024-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024