Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida <p style="text-align: justify;"><strong>Amazônida</strong>, uma Revista de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (<strong><a href="https://ppge.ufam.edu.br/" target="_blank" rel="noopener">PPGE/UFAM</a></strong>), publica trabalhos de educação sob forma de artigos, relato de pesquisa, estudo teórico, resenhas críticas e entrevistas dentro de uma ação integradora dos conhecimentos produzidos no contexto da Amazônia internacional, no Brasil e no mundo.</p> pt-BR rappge@ufam.edu.br (Profa. Fabiane Maia Garcia) cgalmeida@ufam.edu.br (Dr. Carlos Augusto Gomes de Almeida) Mon, 31 Jul 2023 19:33:13 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A conceituação da deficiência intelectual //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11677 <p>Neste artigo, por meio da análise de literatura, buscamos inventariar historicamente as concepções de deficiência intelectual e demonstrar que essas se reverberam em práticas pedagógicas que se alinham a princípios científicos e sociais que regem a sociedade. Trazer o passado à tona mostra-se como essencial para que retrocessos não se materializem e para que a educação inclusiva seja defendida como um processo indispensável em uma democracia e se consolide como um direito inalienável dos sujeitos com deficiência intelectual. A partir da historiografia construída neste texto foi possível perceber que o olhar dispensado para esse público se encontra fortemente influenciado por discursos ideológicos que transitam, ora por aspectos inclusivos, ora por vias de exclusão, que podem potencializar ou aniquilar as expressões de vida. Um marco importante é percebido no final do século XX ao despontar o discurso social da deficiência que, dentre outras coisas, defende que essa não deveria ser narrada pela via da patologização e da subalternização, mas como uma forma singular de expressão corporal que em contato com uma sociedade excludente gera barreiras ao pleno desenvolvimento.</p> Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11677 Mon, 31 Jul 2023 00:00:00 +0000 Pedagogia diferenciada como instrumento político-pedagógico da inclusão //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12203 <p>É necessário a compreensão de uma nova forma de organização escolar, que propicie o trabalho pedagógico personalizado, inclusivo e em consonância com a realidade heterogênea presente em todos os grupos sociais. Através do Programa educacional individualizado existe uma mudança de paradigma na mediação escolar, no planejamento docente, na avaliação do aprendizado e no processo didático, tais revoluções são benéficas para todos os estudantes, independentemente de suas condições funcionais típicas ou atípicas. O modelo de atendimento educacional quebra o paradigma medicamentoso da educação especial e imprime uma identidade educativa que corrobora com os processos escolares. Espera-se, assim, a partir desse estudo teórico contribuir para uma reflexão sobre as práticas dos professores e equacionar caminhos para a sua eventual mudança.</p> Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12203 Sun, 01 Oct 2023 00:00:00 +0000 O curso de licenciatura em pedagogia do IFPA //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11529 <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPA, com o objetivo de identificar como tem sido incorporada a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no percurso formativo dos(as) futuros(as) professores(as) que atuarão na Educação Básica – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, concluímos que a educação das relações étnico-raciais tem sido incorporada na Proposta Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia desde 2007, e que o IFPA tem investido esforços em atender às orientações das DCNERER, por meio do encaminhamento de ações que perpassam o âmbito da formação inicial de professores(as) para a Educação Básica.</p> Wilma de Nazaré Baía Coelho, Maria Luiza Nunes da Silveira, Nicelma Josenila Costa de Brito Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11529 Mon, 31 Jul 2023 00:00:00 +0000 O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12006 <p>Este estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre o início do processo da institucionalização da educação destinada à infância na primeira escola da cidade de Vilhena/RO, durante as décadas de 1960 a 1980, com ênfase na produção da cultura escolar no interior da escola. A metodologia da pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC) e como instrumentos de pesquisa utilizou-se das fontes documentais de arquivos públicos, fotografias publicadas em acervos públicos digitais e testemunhos orais. Como resultados é possível inferir que na instituição pesquisada o ensino destinado às crianças se limitava à escrita e à leitura e que a escola inculcava normas, princípios e valores nos alunos, a fim de discipliná-los, de forma a ajustá-los ao mundo do trabalho e a adequá-los ao modelo de sociedade que se pretendia construir – visando a ordem e o progresso nacional em consonância com o regime militar da época.</p> Josiane Brolo, Vera Lúcia Aquino Boing Santos, Jaqueline Souza Silva Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12006 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000 Memórias do CAPe //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12705 <p>O presente artigo, desenvolvido dentro do campo de história da educação, tem como objetivo reconstruir a história do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe) da Universidade do Amazonas (UA), futura Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir de bibliografia específica, de documentos oficias do Serviço Nacional de Informação (SNI) e de memórias de pessoas ligadas à representação estudantil no período. Também visamos estudar a estrutura da atividade política dos estudantes no âmbito da UA e conhecer as memórias de alguns dos integrantes do CAPe no período, frequentemente citados nos dossiês confidenciais do SNI. A metodologia marcadamente utilizada nesta pesquisa é a de História Oral, articulada à categoria de análise de memória, tendo em vista que as nossas fontes principais são entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas com a representação estudantil durante a ditadura. Como resultado, trouxemos à luz o passado dessa representação estudantil diante da repressão e censura, estimulando a atividade política e crítica das novas gerações de estudantes universitários, além de proporcionar à comunidade acadêmica da UFAM o conhecimento sobre o seu próprio passado.</p> <p> </p> <p> </p> Fábio Souza Correa Lima, Flávia Eugênia Rodrigues de Souza Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12705 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000 O extermínio epistemológico e os perigos do conceito de mínimo curricular no esvaziamento de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11894 <p>O presente trabalho analisa o conceito de mínimo, presente no esvaziamento curricular na BNCC, e seu alinhamento com a precarização da formação docente no país. Busca-se demonstrar os riscos desse projeto educacional à formação e emancipação dos estudantes do ensino básico brasileiro, especialmente aos mais pobres. A metodologia empregada é qualitativa de vertente descritiva, segundo os pressupostos do materialismo histórico-dialético. Constata-se que não há intenção educacional no projeto em curso, mas sim motivações ideológicas-políticas-econômicas, impulsionadas por setores privatistas, com a única intenção de transformar a educação pública brasileira em ativo financeiro. As especificidades epistemológicas de cada disciplina escolar, juntamente com o conceito de conhecimento poderoso, são defendidas como meio de superação ao extermínio de conteúdos e disciplinas da BNCC.</p> Luís Gomes de Lima Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11894 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000 Fazedor de amanhecer: uma aproximação entre Perejivanie e o reino encantado //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12325 <p>A arte, criação humana, nutre-se na sociedade e dá vazão às emoções, desdobrando-se em inúmeras expressões singulares e com capacidade de transformação do indivíduo em sua unidade afeto-intelecto. A emoção suscitada via experiência estética é um sentimento versado que se delineia em diversas Funções Psicológicas Culturais. A arte, potencialmente, torna-se uma ponte pessoa-meio de forma dialética, impulsionando o desenvolvimento humano. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo realizar um estudo teórico, analisando os contos de fadas e <em>perejivanie </em>– vivência, a unidade indivisível pessoa-meio<em> –</em> compreendendo como esse processo pode ser um possibilitador do desenvolvimento a partir da relação que a pessoa estabelece com o meio. Nessa perspectiva, apresenta-se a compreensão sobre contos de fadas, bem como as discussões de diferentes autores que, partindo dos estudos de Vigotski, colaboraram para o entendimento de <em>perejivanie</em>. Observa-se, por fim, que esses estudos possibilitam evidenciar como a estrutura utilizada para a escrita dos contos de fadas leva a um movimento que permite atravessar a condição inicial, dando potência ao processo de desenvolvimento, que resulta em uma nova (re)configuração.</p> Luana de Melo Ribas, Kátia Oliveira da Silva Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12325 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000 Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11664 <p>Discutir a abordagem epistemológica que alicerça a Etnometodologia como teoria do social partindo das reflexões sob guia das lentes teórico-reflexivas e dos princípios dialéticos da pesquisa sociológica compreensiva se torna objetivo central deste estudo, evidenciando contribuições relevantes para as pesquisas educacionais e de outros campos do conhecimento. A proposta deste estudo foi elaborada com base nos estudos qualitativos e etnometodológicos, aprofundados nas disciplinas do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Federal do Piauí e do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo NUFAGEC, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam. Esses registros teórico-reflexivos apontam que a compreensão das realidades cotidianas dos atores sociais em seus processos de interações e linguagem, considerando suas atividades práticas, é característica singular da Etnometodologia como teoria do social e esta contribui de forma significativa para as pesquisas qualitativas, principalmente nos estudos em educação, à medida em que consideram as ações práticas dos atores sociais que fazem parte do campo educativo favorecendo a construção de saberes.</p> Tiago Pereira Gomes, Neide Cavalcante Guedes Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11664 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000 O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12062 <p>As pesquisas sobre como os alunos autistas aprendem a ler são incipientes, sobretudo em relação à influência da consciência fonológica nesse processo, mesmo essa sendo descrita, recorrentemente, em pesquisas a nível nacional e internacional, como forte preditora para o desenvolvimento da linguagem escrita. Nessa esteira, este estudo é um recorte da tese de doutorado da autora que visa apresentar os dados coletados em situação real de ensino sobre como se dá o desenvolvimento da consciência silábica em crianças com transtorno do espectro autista, matriculadas em duas escolas da rede privada de ensino de Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa descritiva/explicativa, de natureza aplicada, procedimento experimental e com abordagem ao mesmo tempo qualitativa e quantitativa.&nbsp; Integraram a amostra seis crianças com diagnóstico de TEA, entre 4:0 e 5:6 anos, organizadas em um único grupo experimental, que foram submetidas a um programa de ensino baseado nas tarefas de consciência fonológica. Para a coleta de dados, foi aplicado o Teste Confias para avaliar o nível de desenvolvimento da consciência fonológica, realizado antes e depois da intervenção de ensino e de modo controlado, cujos dados foram registrados e, posteriormente, analisados. Os resultados apontam: a) a existência de uma ordem gradativa de complexidade na realização de tarefas de consciência da sílaba da população estudada: síntese silábica &lt; identificação de sílabas iniciais &lt; segmentação silábica&lt; identificação de rimas; e b) a mediação linguística aplicada de forma sistematizada e regular em crianças com autismo contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica.</p> Ana Ásia Almeida de Queiroz, Wilson Júnior de Araújo Carvalho Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12062 Sun, 01 Oct 2023 00:00:00 +0000 A formação inicial de professores na voz de concluintes de um curso de pedagogia //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12720 <p>O artigo é resultado de pesquisa que teve como objeto de estudo a formação inicial de professores e buscou responder ao seguinte problema: qual a percepção de estudantes concluintes sobre o processo de formação inicial no curso de Pedagogia do IEAA/UFAM? Seguindo o objetivo geral de analisar a percepção sobre o processo de formação inicial de estudantes na condição de concluintes, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e utilizou entrevistas narrativas para coletar os dados, que foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram a importância do curso de Pedagogia para a formação não apenas profissional, mas também para a formação pessoal e humana. Foi evidenciada ainda a necessidade de os concluintes adquirirem experiências reais, como a possibilidade de enfrentar as demandas da educação contemporânea; a atenção mais direcionada para aqueles que vêm da educação básica com defasagem de aprendizado; o bom relacionamento entre professores e estudantes precisa ser levado em consideração; os desafios que se imbricam com as dificuldades e perpassam aspectos pessoais, acadêmicos, financeiros e até burocráticos da instituição. Além disso, a sobrecarga de conteúdos e de leitura se apresentaram como um desafio que perdurou por quase todo o processo formativo. Desse modo, pode-se dizer que a instituição formadora também precisa direcionar esforços para que se evite a desistência e a não continuação dos estudos por parte dos acadêmicos, que se deparam com situações adversas ao longo do percurso da formação inicial.</p> Vera Lúcia Reis da Silva, Jéssica dos Santos da Silva Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12720 Tue, 31 Oct 2023 00:00:00 +0000 Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10941 <p>A interseccionalidade é um termo emergente nos movimentos sociais, especificamente nas lutas das mulheres negras, e se expandiu nas ciências sociais e na Educação. Na tentativa de compreender a influência dessas intersecções e dos marcadores sociais nas vidas dos(as) estudantes do ensino superior, o presente texto objetiva investigar os marcadores sociais presentes em estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri. Assim, realizamos uma investigação qualitativa, na qual fizemos uso da pesquisa (auto)biográfica como método e, para coleta de dados, utilizamos a Linha da Vida. Ao final desse estudo, pudemos perceber a demanda em levantar discussões a respeito de temáticas sociais em licenciaturas e que estudos sobre os marcadores sociais da diferença e sobre a identidade fazem-se necessários para a ressignificação do espaço acadêmico, para compreender quem está tendo acesso a esse âmbito educacional, para que não criemos distanciamentos das realidades existentes.</p> Francione Charapa Alves, Lorran Cícero Melo dos Santos Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10941 Sun, 01 Oct 2023 00:00:00 +0000 Alfabetização e letramento dos alunos surdos //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11970 <p>Este trabalho de pesquisa de caracterização, qualitativa e descritiva tem como temática: Alfabetização e Letramento dos alunos Surdos em uma escola do município de Manaus/AM. Tendo como objetivo analisar se a metodologia de alfabetização e letramento encontradas na leitura e escrita de alunos surdos impedem a alfabetização na sua língua na idade certa, de acordo com o PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Os principais marcos teóricos, necessários para a aprofundamento do tema, são: SOARES, (2003); FERREIRO, E; TEBEROSKY, A., (1999); QUADROS, R. M., (1997); QUADROS, R. M. de &amp; KARNOPP, (2004); DANTAS; DAXENBERGER, [s.d.]; e os autores que contribuíram para a construção metodológica, tais como: BOGDAN; BIKLEN, (1994); FLICK, (2009). A metodologia utilizada na pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipologia descritiva e bibliográfica. Os procedimentos são de observação direta e registro dos resultados de aplicação de questionários direcionados aos participantes. Concluímos com os resultados encontrados que as realizações das atividades inadequadas e uma inclusão um pouco distante da esperada pelos estudantes surdos, por falta de formação e metodologias apropriadas para o processo de alfabetização e letramento do aluno surdo deixa-os sem a possibilidade de ser alfabetizados na idade certa.</p> Francimara Cabral Campos Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11970 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000 Jacundá, toré e bate-pau: danças da cultura indígena tematizadas na educação física escolar //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12675 <p>O presente trabalho tem como objetivo expor e discutir uma proposta de ensino para a educação física escolar que considera a importância do conteúdo dança, através da tematização de três danças indígenas: Jacundá, Toré e Bate-Pau. O relato de experiência é baseado em uma proposta de ensino elaborada especificamente para o 4º ano do Ensino Fundamental I, que faz parte dos anos iniciais da educação básica. Foram realizadas intervenções pedagógicas teórico-práticas, com o intuito de tornar as aulas de educação física sobre as danças indígenas mais significativas, valorizando essas expressões da cultura corporal indígena. Os resultados indicam que o processo avaliativo é fundamental para a reflexão sobre a prática pedagógica e para o acompanhamento do aprendizado de cada aluno. Portanto, é considerado relevante abordar essas manifestações da cultura corporal com respeito, reconhecendo e valorizando essas práticas, e evitando qualquer forma de discriminação.</p> Nathália Inêz de Morais Silva, Ricael Spirandeli Rocha Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12675 Mon, 09 Oct 2023 00:00:00 +0000