Trajetórias históricas da educação no Piauí

Autores

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí- UFPI

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12508

Palavras-chave:

Brasil, Educação, Piauí, Trajetórias históricas

Resumo

O presente texto apresenta algumas das trajetórias históricas da educação piauiense, no sentido de mostrar aspectos  relativos aos processos e movimentos socais e políticos que marcaram a construção do sistema educacional no estado em questão, do século XVIII ao século XX. O objetivo geral é analisar trajetórias históricas da educação no Piauí, mediante apanhados bibliográficos. Especificamente, buscamos: apresentar aspectos históricos da educação brasileira, com foco no contexto piauiense; discorrer sobre movimentos e políticas de implantação do sistema educacional no Piauí; caracterizar os principais momentos históricos da educação nesse estado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo teórico, do tipo bibliográfico, com base em consultas às obras de autores como: Brito (1996), Ferro (1996), Sousa Neto (2013), Villela (2008; 2000), dentre outros. O estudo mostrou que a questão da educação escolar no Piauí ocorreu a passos lentos e se processou a partir de dilemas, controvérsias e paradoxos entre o instituído e o executado, sendo marcada pela escassez de professores e falta de estrutura nas escolas, além de ineficazes tentativas de implantação da instrução escolar, tornando-se uma questão entre séculos.

Biografia do Autor

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020), Mestrado em Educação pela UFPI (2017), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2013), Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela UFPI (2012), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2012), Graduação em Letras-Português (2010) pela Universidade Estadual do Piauí, Graduação em Pedagogia (2007) pela UESPI e Habilitação em Magistério pela Escola Normal Francisco Correia (2001). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Práticas da Docência em Língua Portuguesa (UFMA), integra o Observatório de Formação de Professores do Maranhão (UFMA), é pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME-UFPI). Foi professor da UFPI, UESPI, SEDUC-PI e SEDUC/Parnaíba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão; Atua também como Docente orientador do Programa Residência Pedagógica no referido curso. Linhas de Pesquisa: Formação do Professor de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica do Professor de Português, Fundamentos da Educação.

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Professora Titular da Universidade Federal do Piauí Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Exerceu funçao de membro de conselho Ad Hoc do GT História da Educação da (ANPED) Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (2003-2005) , da diretoria regional Nordeste (1999-2001) e do Conselho fiscal (2001-2003) da (SBHE) Sociedade Brasileira de História da Educação da qual é sócia fundadora. Possui participação em comissões organizadoras e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais na área. Foi Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação (2000-2009), ganhadora do prêmio Grandes Educadores Brasileiros 1984-MEC-INEP e do Concurso de Monografias sobre Educação Prioridade Nacional do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1983. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, História e Memória. É professora e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI . Foi Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Tem participação como organizadora e /ou com apresentação de trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais na área. Tem produzido artigos em obras coletivas e é autora dos livros "Educação e sociedade no Piauí Republicano" e Cazuza e o sonho da escola ideal". Organizadora e autora das coletâneas " História da Educação: novos olhares, velhas questões" e "A educação no tear da História" Coordena o Grupo de Pesquisa NEHME- Núcleo de Educação, História e Memória.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, J. M.; DO AMPARO BORGES FERRO, M. Trajetórias históricas da educação no Piauí. Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12508. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12508. Acesso em: 14 out. 2024.