Trajetórias históricas da educação no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12508Palavras-chave:
Brasil, Educação, Piauí, Trajetórias históricasResumo
O presente texto apresenta algumas das trajetórias históricas da educação piauiense, no sentido de mostrar aspectos relativos aos processos e movimentos socais e políticos que marcaram a construção do sistema educacional no estado em questão, do século XVIII ao século XX. O objetivo geral é analisar trajetórias históricas da educação no Piauí, mediante apanhados bibliográficos. Especificamente, buscamos: apresentar aspectos históricos da educação brasileira, com foco no contexto piauiense; discorrer sobre movimentos e políticas de implantação do sistema educacional no Piauí; caracterizar os principais momentos históricos da educação nesse estado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo teórico, do tipo bibliográfico, com base em consultas às obras de autores como: Brito (1996), Ferro (1996), Sousa Neto (2013), Villela (2008; 2000), dentre outros. O estudo mostrou que a questão da educação escolar no Piauí ocorreu a passos lentos e se processou a partir de dilemas, controvérsias e paradoxos entre o instituído e o executado, sendo marcada pela escassez de professores e falta de estrutura nas escolas, além de ineficazes tentativas de implantação da instrução escolar, tornando-se uma questão entre séculos.
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