TRAYECTORIAS HISTÓRICAS DE LA EDUCACIÓN EN PIAUÍ

Autores/as

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí- UFPI

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12508

Palabras clave:

Brasil; Educación; Piaui; Trayectorias históricas.

Resumen

El presente texto presenta algunas de las trayectorias históricas de la educación Piauí, con el fin de mostrar aspectos relacionados con los procesos y movimientos sociales y políticos que marcaron la construcción del sistema educativo en el estado en cuestión, desde el siglo XVIII hasta el siglo XX. El objetivo general es analizar las trayectorias históricas de la educación en Piauí, a través de colecciones bibliográficas. Específicamente, buscamos: presentar aspectos históricos de la educación brasileña, centrándose en el contexto de Piauí; discutir movimientos y políticas para la implementación del sistema educativo en Piauí; caracterizan los principales momentos históricos de la educación en este estado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo teórico, do tipo bibliográfico, com base em consultas às obras de autores como: Brito (1996), Ferro (1996), Sousa Neto (2013), Villela (2008; 2000), dentre outros. El estudio mostró que el tema de la educación escolar en Piauí ocurrió a un ritmo lento y fue procesado a partir de dilemas, controversias y paradojas entre lo instituido y lo ejecutado, estando marcado por la escasez de maestros y la falta de estructura en las escuelas, además de intentos ineficaces de implementar la instrucción escolar, convirtiéndose en un problema entre siglos.

Biografía del autor/a

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020), Mestrado em Educação pela UFPI (2017), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2013), Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela UFPI (2012), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2012), Graduação em Letras-Português (2010) pela Universidade Estadual do Piauí, Graduação em Pedagogia (2007) pela UESPI e Habilitação em Magistério pela Escola Normal Francisco Correia (2001). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Práticas da Docência em Língua Portuguesa (UFMA), integra o Observatório de Formação de Professores do Maranhão (UFMA), é pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME-UFPI). Foi professor da UFPI, UESPI, SEDUC-PI e SEDUC/Parnaíba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão; Atua também como Docente orientador do Programa Residência Pedagógica no referido curso. Linhas de Pesquisa: Formação do Professor de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica do Professor de Português, Fundamentos da Educação.

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Professora Titular da Universidade Federal do Piauí Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Exerceu funçao de membro de conselho Ad Hoc do GT História da Educação da (ANPED) Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (2003-2005) , da diretoria regional Nordeste (1999-2001) e do Conselho fiscal (2001-2003) da (SBHE) Sociedade Brasileira de História da Educação da qual é sócia fundadora. Possui participação em comissões organizadoras e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais na área. Foi Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação (2000-2009), ganhadora do prêmio Grandes Educadores Brasileiros 1984-MEC-INEP e do Concurso de Monografias sobre Educação Prioridade Nacional do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1983. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, História e Memória. É professora e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI . Foi Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Tem participação como organizadora e /ou com apresentação de trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais na área. Tem produzido artigos em obras coletivas e é autora dos livros "Educação e sociedade no Piauí Republicano" e Cazuza e o sonho da escola ideal". Organizadora e autora das coletâneas " História da Educação: novos olhares, velhas questões" e "A educação no tear da História" Coordena o Grupo de Pesquisa NEHME- Núcleo de Educação, História e Memória.

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

COSTA DOS SANTOS, J. M.; DO AMPARO BORGES FERRO, M. TRAYECTORIAS HISTÓRICAS DE LA EDUCACIÓN EN PIAUÍ. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12508. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12508. Acesso em: 17 may. 2024.