Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Home
Archives
Editorial Team
Announcements
Submissions
About the Journal
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 8 No. 1 (2023): Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas
Vol. 8 No. 1 (2023): Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1
Published:
2023-07-31
Apresentação
Apresentação- Amazônida em Foco
Maria Nilvane Fernandes, Kamilla Vieira
1-6
APRESENTAÇÃO- AMAZÔNIDA EM FOCO (Português (Brasil))
Artigos
Memórias do CAPe
história e representação estudantil do centro acadêmico de pedagogia da Universidade do Amazonas em tempos de ditadura, 1980-1983
Fábio Souza Correa Lima, Flávia Eugênia Rodrigues de Souza
1-28
MEMÓRIAS DO CAPe: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS EM TEMPOS DE DITADURA, 1980-1983 (Português (Brasil))
TITLE REGULATION IN GEOGRAPHY TEACHING FROM THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN A SCHOOL IN THE PUBLIC NETWORK OF MANAUS
Ilma Farias, Maria Mayara Rodrigues Carvalho
1-24
A REGÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS (Português (Brasil))
Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos
Tiago Pereira Gomes, Neide Cavalcante Guedes
1-20
ETNOMETODOLOGIA COMO TEORIA DO SOCIAL: DIÁLOGOS TEÓRICO-REFLEXIVOS (Português (Brasil))
The epistemological extermination and the dangers of the minimum curriculum concept in the emptying of contents of the National Common Curricular Base
a proposal for overcoming
Luís Gomes de Lima
1-25
O EXTERMÍNIO EPISTEMOLÓGICO E OS PERIGOS DO CONCEITO DE MÍNIMO CURRICULAR NO ESVAZIAMENTO DE CONTEÚDOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO (Português (Brasil))
Pedagogia diferenciada como instrumento político-pedagógico da inclusão
Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima
1-14
PEDAGOGIA DIFERENCIADA COMO INSTRUMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INCLUSÃO (Português (Brasil))
PRAXIS IN TEACHING PRACTICE
EXPERIENCE REPORT IN THE TEACHING INTERSHIP
Sandra Rejane Viana de Almeida, Andrea Celeste Artica Castro, Evandro Ghedin
1-16
A PRÁXIS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (Português (Brasil))
The awakening of belonging and awareness through non-formal environmental education
a lived experience
Juliana Matos da Silva, Tanise Paula Novello, Errol Fernando Zepka Pereira Junior
1-15
O DESPERTAR DO PERTENCIMENTO E DA SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA (Português (Brasil))
Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática
Francione Charapa Alves, Lorran Cícero Melo dos Santos
1-18
MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (Português (Brasil))
Currículo e alfabetização
contradições da legislação em tempos neoconservadores
Camila Maria Bortot, Kellcia Rezende Souza
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES DA LEGISLAÇÃO EM TEMPOS NEOCONSERVADORES (Português (Brasil))
O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares
Ana Ásia Almeida de Queiroz, Wilson Júnior de Araújo Carvalho
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SILÁBICA EM CRIANÇAS AUTISTAS PRÉ-ESCOLARES (Português (Brasil))
Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus
Glória Alegria Coêlho de Sá, Grace dos Anjos Freire Bandeira
1-23
UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL INCLUSIVA DE MANAUS (Português (Brasil))
Formação docente para a educação profissional
análise crítica do marco regulatório
Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira , Antonia Solange Pinheiro Xerez
1-24
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE CRÍTICA DO MARCO REGULATÓRIO (Português (Brasil))
Educação e rap no Brasil
João Matheus Siqueira de Barros , Breitner Luiz Tavares
EDUCAÇÃO E RAP NO BRASIL (Português (Brasil))
A conceituação da deficiência intelectual
um percurso histórico
Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
A CONCEITUAÇÃO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM PERCURSO HISTÓRICO (Português (Brasil))
Alfabetização e letramento dos alunos surdos
Francimara Cabral Campos
1-13
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS SURDOS (Português (Brasil))
Fazedor de amanhecer: uma aproximação entre Perejivanie e o reino encantado
Luana de Melo Ribas, Kátia Oliveira da Silva
FAZEDOR DE AMANHECER: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PEREJIVANIE E O REINO ENCANTADO (Português (Brasil))
Jacundá, toré e bate-pau: danças da cultura indígena tematizadas na educação física escolar
Nathália Inêz de Morais Silva, Ricael Spirandeli Rocha
1-14
JACUNDÁ, TORÉ E BATE-PAU: DANÇAS DA CULTURA INDÍGENA TEMATIZADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (Português (Brasil))
ARTISAN SHIPYARDS IN THE CITY OF VIGIA/PA: THE KNOWLEDGE PRESENT IN THE CONSTRUCTIONS OF FISHING VESSELS
os saberes presentes nas construções das embarcações pesqueiras
Wagner César Pinheiro Costa, Raimundo Paulo Cordeiro Monteiro
1-19
ESTALEIROS ARTESANAIS NA CIDADE DE VIGIA/PA: OS SABERES PRESENTES NAS CONSTRUÇÕES DAS EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS (Português (Brasil))
THE DEGREE COURSE IN PEDAGOGY AT THE IFPA:
CONTRIBUTIONS TO THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS FOR THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Maria Luiza Nunes da Silveira, Nicelma Josenila Costa de Brito
O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IFPA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Português (Brasil))
INTERACTIVITY BY WHATSAPP AND FACEBOOK OF THE “CALDEIRADA PROGRAM” ON RADIO TIRADENTES-FM IN PARINTINS/AM
Adria Helena Xavier Albuquerque, Hellen Cristina Picanço Simas
1-14
INTERATIVIDADE PELO WHATSAPP E FACEBOOK DO PROGRAMA CALDEIRADA DA RÁDIO TIRADENTES-FM EM PARINTINS/AM (Português (Brasil))
Lifestyle report as a teacher at the Suraraitá Tupinambá indigenous school, Tapajós river, Amazon
Hudson Romário Melo de Jesus, Luanna Cardoso Oliveira
1-19
VIVÊNCIA COMO PROFESSOR NA ESCOLA INDÍGENA SURARAITÁ TUPINAMBÁ, RIO TAPAJÓS, AMAZÔNIA (Português (Brasil))
HISTORICAL TRAJECTORIES OF EDUCATION IN PIAUÍ
José Marcelo Costa dos Santos, Maria do Amparo Borges Ferro
1-17
TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO NO PIAUÍ (Português (Brasil))
THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS IN THE VOICE OF GRADUATES OF A PEDAGOGY COURSE
Vera Lúcia Reis da Silva, Jéssica dos Santos da Silva
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA VOZ DE CONCLUINTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA (Português (Brasil))
IMAGINATION, CREATIVE PROCESS AND WRITING: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW
uma revisão bibliográfica
Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira , Daniele Nunes Henrique Silva
1-21
IMAGINAÇÃO, ATIVIDADES CRIADORAS E ESCRITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Português (Brasil))
O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO
reflexões sobre a cultura escolar
Josiane Brolo, Vera Lúcia Aquino Boing Santos, Jaqueline Souza Silva
1-16
O ENSINO DESTINADO À INFÂNCIA NA PRIMEIRA ESCOLA DE VILHENA/RO: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR (Português (Brasil))
Resenha
Resenha: como ser um educador antirracista
Rafael Casaes de Brito, Benedito Gonçalves Eugênio
1-6
COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA (Português (Brasil))
Qualis
10.29280
2527-0141
B1
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (France)
Keywords