Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus

Autores

  • Glória Alegria Coêlho de Sá Secretária de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM
  • Grace dos Anjos Freire Bandeira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12395

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de língua portuguesa, Escola estadual inclusiva, Alunos surdos

Resumo

A presente investigação analisou as práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva gerenciada pela Seduc/AM na cidade de Manaus/AM. Fundamentado na teoria do Interacionismo aplicada ao ensino de língua portuguesa para surdos, conforme, fundamentalmente, em Figueiredo (2019), Salles et al. (2004), e considerando também o que está disposto na Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), e no Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005), sobre o ensino de línguas – Libras e Língua Portuguesa – na escola inclusiva, este estudo buscou, como objetivos específicos: investigar as práticas de ensino-aprendizagem na perspectiva do professor de língua portuguesa; identificar as dificuldades enfrentadas pelo docente para ensinar esses alunos; e refletir sobre o papel de outros agentes escolares no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo na escola inclusiva. De natureza qualitativa e método estudo de caso (OLIVEIRA, 2012), os questionários aplicados (MARCONI; LAKATOS, 2003) aos professores de língua portuguesa e aos agentes escolares revelaram que os docentes, embora enfrentem dificuldades no que se relaciona ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa em sala de aula, procuram utilizar estratégias diversas para solucioná-las, e que a mediação nas aulas de língua portuguesa aos alunos surdos acontece, sobretudo, pelos tradutores intérpretes.

Biografia do Autor

Glória Alegria Coêlho de Sá, Secretária de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM

Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFAM, 2022). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas (UEA, 2016). Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2012) e Língua e Literatura Francesa (2008) ambas pela UFAM. Tem experiência como Professora de Francês. É Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM) desde 2013, atuando no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra, atualmente como bolsista, o subprojeto de Língua Francesa do Programa de Residência Pedagógica/UFAM na modalidade de Preceptora, orientando alunos de graduação do curso de Letras - Língua Francesa na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire. Pesquisa os seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, língua francesa e inclusão.

Grace dos Anjos Freire Bandeira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Estágio Pós-Doutoral em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professora Associada de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, onde leciona, em nível de graduação, disciplinas pertinentes à História do Português, ao Latim Clássico e à Literatura Latina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Cartas dos séculos XIX e XX: organização de um corpus diacrônico do português registrado no Amazonas no período áureo da borracha e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Ocupa-se, especialmente, de pesquisas de natureza diacrônica e de estudos de descrição do português brasileiro, como os relacionados ao pronome reflexivo “se".

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

COÊLHO DE SÁ, G. A.; BANDEIRA, G. dos A. F. Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus. Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12395. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12395. Acesso em: 14 out. 2024.