Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12395Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de língua portuguesa, Escola estadual inclusiva, Alunos surdosResumo
A presente investigação analisou as práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva gerenciada pela Seduc/AM na cidade de Manaus/AM. Fundamentado na teoria do Interacionismo aplicada ao ensino de língua portuguesa para surdos, conforme, fundamentalmente, em Figueiredo (2019), Salles et al. (2004), e considerando também o que está disposto na Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), e no Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005), sobre o ensino de línguas – Libras e Língua Portuguesa – na escola inclusiva, este estudo buscou, como objetivos específicos: investigar as práticas de ensino-aprendizagem na perspectiva do professor de língua portuguesa; identificar as dificuldades enfrentadas pelo docente para ensinar esses alunos; e refletir sobre o papel de outros agentes escolares no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo na escola inclusiva. De natureza qualitativa e método estudo de caso (OLIVEIRA, 2012), os questionários aplicados (MARCONI; LAKATOS, 2003) aos professores de língua portuguesa e aos agentes escolares revelaram que os docentes, embora enfrentem dificuldades no que se relaciona ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa em sala de aula, procuram utilizar estratégias diversas para solucioná-las, e que a mediação nas aulas de língua portuguesa aos alunos surdos acontece, sobretudo, pelos tradutores intérpretes.
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