Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus

Autores/as

  • Glória Alegria Coêlho de Sá Secretária de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM
  • Grace dos Anjos Freire Bandeira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12395

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem de língua portuguesa, Escola estadual inclusiva, Alunos surdos

Resumen

La presente investigación analizó las prácticas de enseñanza-aprendizaje de la lengua portuguesa para alumnos sordos en una escuela estatal inclusiva gestionada por la SEDUC/AM en la ciudad de Manaus-AM. Con base en la teoría del interaccionismo aplicada a la enseñanza del portugués para sordos, como fundamentalmente en Figueiredo (2019), Salles et al. (2004) y otros autores, y considerando también lo dispuesto en la Ley N° 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), y el Decreto N° 5.626, de 22 de diciembre de 2005 (BRASIL, 2005), sobre la enseñanza de idiomas – Señas y Portugués – en la escuela inclusiva, este estudio buscó, como objetivos específicos: investigar las prácticas de enseñanza-aprendizaje en la perspectiva del profesor de lengua portuguesa; identificar las dificultades que enfrenta el docente para enseñar a estos alumnos; y reflexionar sobre el papel de otros agentes escolares en el proceso de enseñanza-aprendizaje del alumnado sordo en escuelas inclusivas. De naturaleza cualitativa y utilizando un método de estudio de caso (OLIVEIRA, 2012), los cuestionarios aplicados (MARCONI; LAKATOS, 2003) a profesores de lengua portuguesa y agentes escolares revelaron que los profesores, aunque enfrentan dificultades en relación con la enseñanza-aprendizaje de la lengua portuguesa en classe, buscan utilizar diferentes estrategias para resolverlos, y que la mediación en las clases de lengua portuguesa para alumnos sordos pasa, sobre todo, por traductores intérpretes.

Biografía del autor/a

Glória Alegria Coêlho de Sá, Secretária de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM

Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFAM, 2022). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas (UEA, 2016). Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2012) e Língua e Literatura Francesa (2008) ambas pela UFAM. Tem experiência como Professora de Francês. É Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM) desde 2013, atuando no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra, atualmente como bolsista, o subprojeto de Língua Francesa do Programa de Residência Pedagógica/UFAM na modalidade de Preceptora, orientando alunos de graduação do curso de Letras - Língua Francesa na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire. Pesquisa os seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, língua francesa e inclusão.

Grace dos Anjos Freire Bandeira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Estágio Pós-Doutoral em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professora Associada de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, onde leciona, em nível de graduação, disciplinas pertinentes à História do Português, ao Latim Clássico e à Literatura Latina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Cartas dos séculos XIX e XX: organização de um corpus diacrônico do português registrado no Amazonas no período áureo da borracha e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Ocupa-se, especialmente, de pesquisas de natureza diacrônica e de estudos de descrição do português brasileiro, como os relacionados ao pronome reflexivo “se".

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

COÊLHO DE SÁ, G. A.; BANDEIRA, G. dos A. F. Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12395. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12395. Acesso em: 21 nov. 2024.