O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO
reflexões sobre a cultura escolar
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12006Palavras-chave:
Educação, Infância, Cultura EscolarResumo
Este estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre o início do processo da institucionalização da educação destinada à infância na primeira escola da cidade de Vilhena/RO, durante as décadas de 1960 a 1980, com ênfase na produção da cultura escolar no interior da escola. A metodologia da pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC) e como instrumentos de pesquisa utilizou-se das fontes documentais de arquivos públicos, fotografias publicadas em acervos públicos digitais e testemunhos orais. Como resultados é possível inferir que na instituição pesquisada o ensino destinado às crianças se limitava à escrita e à leitura e que a escola inculcava normas, princípios e valores nos alunos, a fim de discipliná-los, de forma a ajustá-los ao mundo do trabalho e a adequá-los ao modelo de sociedade que se pretendia construir – visando a ordem e o progresso nacional em consonância com o regime militar da época.
Referências
ARAÚJO, Mairce da Silva. Cenas do cotidiano de uma escola pública: olhando a escola pelo avesso. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BRASIL, P. Vilhena conta sua História. Vilhena: Gráfica Delta, 2000.
BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Tradução: Heloísa Helena Pimenta Rocha, Vera Lucia da Silva. Campinas: Alínea, 2017.
BLOCH, M. L. B. Apologia da História, ou, O ofício de historiador. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro/RJ: Zahar, 2001.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer.v.1, 4a ed. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Ephraim Ferreira Alves, 1998.
FARIA FILHO, L. M. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: Bencostta, M. L. A. (Org). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos (p, 193-236). São Paulo: Cortez, 2007.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo, 2002.
FREIRE, J. F. (2008). Um olhar sobre os estudos históricos do cotidiano. História e-História, v. v. 15, p. 1-12. Disponível em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=142. Acesso em: 10 de abr. de 2022.
GOMES, Emmanoel. História e Geografia de Rondônia. Vilhena: Express Ltda, 2012.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto Histórico. Trad. Gisele de Souza. In: Revista Brasileira de História da Educação. N. 1, Campinas: Autores Associados, 2001. p. 9- 43. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195. Acesso em 20 de set. de 2020.
MARTINS, Helen, Arantes. Modos de Lembrar e Contar: Memórias de uma escola no município de Vilhena/RO. (1960-1980). PPGedu/UNEMAT, 2017. Dissertação de Mestrado.
MARTINS, Helen Arantes; ZÓIA, Alceu. Memórias (Auto)Biográficas de Infâncias: os Vestígios da escolarização no município de Vilhena/RO (1960-1980). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 672-685, maio/ago. 2018. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/328156101_Memorias_autobiograficas_de_infancias_os_vestigios_da_migracao_e_da_educacao_no_municipio_de_Vilhena-RO_1960-980. Acesso em 20 de set. de 2020.
ROHDEN, Josiane Brolo. A reinvenção da escola: história, memórias e práticas educativas no período colonizatório de Sinop–MT (1973-1979). Dissertação de Mestrado. UFMT: 2012.
ROHDEN, Josiane Brolo; TOMÉ, Cristinne Leus. O recreio no cotidiano escolar como atividade educativa: um estudo nas cidades de Sinop e Cláudia nas décadas de 1970 e 1980. Anais...Semiedu, UFMT, 2016.
SLUCKIN, A. Growing up in the playground. London: Routledge & Kegan Paul, 1981.
SOUZA, R. F. de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.
THOMPSON, P. A voz do passado – História Oral. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
VIDAL, D. G. (2005). Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas: Autores associados.