O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO

reflexões sobre a cultura escolar

Autores

  • Josiane Brolo Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Vera Lúcia Aquino Boing Santos Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Jaqueline Souza Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12006

Palavras-chave:

Educação, Infância, Cultura Escolar

Resumo

Este estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre o início do processo da institucionalização da educação destinada à infância na primeira escola da cidade de Vilhena/RO, durante as décadas de 1960 a 1980, com ênfase na produção da cultura escolar no interior da escola. A metodologia da pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC) e como instrumentos de pesquisa utilizou-se das fontes documentais de arquivos públicos, fotografias publicadas em acervos públicos digitais e testemunhos orais. Como resultados é possível inferir que na instituição pesquisada o ensino destinado às crianças se limitava à escrita e à leitura e que a escola inculcava normas, princípios e valores nos alunos, a fim de discipliná-los, de forma a ajustá-los ao mundo do trabalho e a adequá-los ao modelo de sociedade que se pretendia construir – visando a ordem e o progresso nacional em consonância com o regime militar da época.

Biografia do Autor

Josiane Brolo, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professora, pesquisadora e poeta. Doutora em Educação (2019) e Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso- PPGE/UFMT/Cuiabá. Realizou o Estágio Doutoral em Educação na Loyola University em Chicago, Estados Unidos (2017-2018), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Sinop e Graduada em Artes Visuais (Licenciatura). É professora Adjunta II da Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ Campus de Vilhena, lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia, Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEEProf/UNIR e professora colaboradora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza - PGECN/UNIR. É Líder do Grupo de Pesquisa Infancionática, com dedicação às pesquisas sobre as culturas infantis e Linguagens das crianças; os processos de escutas sensíveis e as narrativas infantis; relações crianças, natureza e os espaços escolares.

Vera Lúcia Aquino Boing Santos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Jaqueline Souza Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

BROLO, J.; AQUINO BOING SANTOS, V. L.; SOUZA SILVA, J. O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO: reflexões sobre a cultura escolar. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12006. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12006. Acesso em: 17 maio. 2024.