O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO

reflexões sobre a cultura escolar

Authors

  • Josiane Brolo Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Vera Lúcia Aquino Boing Santos Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Jaqueline Souza Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12006

Keywords:

Educação, Infância, Cultura Escolar

Abstract

This study aims to weave some reflections on the beginning of the process of institutionalization of education aimed at childhood in the first school in the city of Vilhena- RO, during the decades of 1960 to 1980, with emphasis on the production of school culture within the school. The research methodology is anchored in the theoretical assumptions of the New Cultural History (NCH) and as research instruments used from the documentary sources of public archives, photographs published in digital public collections and oral testimonies available in the collection of the research group to which this work is linked. As results it is possible to infer that in the researched institution the teaching intended for children was limited to writing and reading, the school inculcated norms, principles and values in the students, in order to discipline them, in order to adjust them to the world of work and to adapt them to the model of society that was intended to be built – aiming at order and national progress in line with the military regime of the time.

Author Biographies

Josiane Brolo, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professora, pesquisadora e poeta. Doutora em Educação (2019) e Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso- PPGE/UFMT/Cuiabá. Realizou o Estágio Doutoral em Educação na Loyola University em Chicago, Estados Unidos (2017-2018), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Sinop e Graduada em Artes Visuais (Licenciatura). É professora Adjunta II da Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ Campus de Vilhena, lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia, Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEEProf/UNIR e professora colaboradora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza - PGECN/UNIR. É Líder do Grupo de Pesquisa Infancionática, com dedicação às pesquisas sobre as culturas infantis e Linguagens das crianças; os processos de escutas sensíveis e as narrativas infantis; relações crianças, natureza e os espaços escolares.

Vera Lúcia Aquino Boing Santos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Jaqueline Souza Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

References

ARAÚJO, Mairce da Silva. Cenas do cotidiano de uma escola pública: olhando a escola pelo avesso. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

BRASIL, P. Vilhena conta sua História. Vilhena: Gráfica Delta, 2000.

BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Tradução: Heloísa Helena Pimenta Rocha, Vera Lucia da Silva. Campinas: Alínea, 2017.

BLOCH, M. L. B. Apologia da História, ou, O ofício de historiador. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro/RJ: Zahar, 2001.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer.v.1, 4a ed. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Ephraim Ferreira Alves, 1998.

FARIA FILHO, L. M. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: Bencostta, M. L. A. (Org). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos (p, 193-236). São Paulo: Cortez, 2007.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo, 2002.

FREIRE, J. F. (2008). Um olhar sobre os estudos históricos do cotidiano. História e-História, v. v. 15, p. 1-12. Disponível em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=142. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

GOMES, Emmanoel. História e Geografia de Rondônia. Vilhena: Express Ltda, 2012.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto Histórico. Trad. Gisele de Souza. In: Revista Brasileira de História da Educação. N. 1, Campinas: Autores Associados, 2001. p. 9- 43. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195. Acesso em 20 de set. de 2020.

MARTINS, Helen, Arantes. Modos de Lembrar e Contar: Memórias de uma escola no município de Vilhena/RO. (1960-1980). PPGedu/UNEMAT, 2017. Dissertação de Mestrado.

MARTINS, Helen Arantes; ZÓIA, Alceu. Memórias (Auto)Biográficas de Infâncias: os Vestígios da escolarização no município de Vilhena/RO (1960-1980). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 672-685, maio/ago. 2018. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/328156101_Memorias_autobiograficas_de_infancias_os_vestigios_da_migracao_e_da_educacao_no_municipio_de_Vilhena-RO_1960-980. Acesso em 20 de set. de 2020.

ROHDEN, Josiane Brolo. A reinvenção da escola: história, memórias e práticas educativas no período colonizatório de Sinop–MT (1973-1979). Dissertação de Mestrado. UFMT: 2012.

ROHDEN, Josiane Brolo; TOMÉ, Cristinne Leus. O recreio no cotidiano escolar como atividade educativa: um estudo nas cidades de Sinop e Cláudia nas décadas de 1970 e 1980. Anais...Semiedu, UFMT, 2016.

SLUCKIN, A. Growing up in the playground. London: Routledge & Kegan Paul, 1981.

SOUZA, R. F. de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

THOMPSON, P. A voz do passado – História Oral. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

VIDAL, D. G. (2005). Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas: Autores associados.

Published

2023-10-09

How to Cite

BROLO, J.; AQUINO BOING SANTOS, V. L.; SOUZA SILVA, J. O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO: reflexões sobre a cultura escolar. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12006. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12006. Acesso em: 21 nov. 2024.