O extermínio epistemológico e os perigos do conceito de mínimo curricular no esvaziamento de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular
uma proposta de superação
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11894Palavras-chave:
Currículo, Epistemologia, BNCC, Conhecimento Poderoso, Pedagogia dos ConteúdosResumo
O presente trabalho analisa o conceito de mínimo, presente no esvaziamento curricular na BNCC, e seu alinhamento com a precarização da formação docente no país. Busca-se demonstrar os riscos desse projeto educacional à formação e emancipação dos estudantes do ensino básico brasileiro, especialmente aos mais pobres. A metodologia empregada é qualitativa de vertente descritiva, segundo os pressupostos do materialismo histórico-dialético. Constata-se que não há intenção educacional no projeto em curso, mas sim motivações ideológicas-políticas-econômicas, impulsionadas por setores privatistas, com a única intenção de transformar a educação pública brasileira em ativo financeiro. As especificidades epistemológicas de cada disciplina escolar, juntamente com o conceito de conhecimento poderoso, são defendidas como meio de superação ao extermínio de conteúdos e disciplinas da BNCC.
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