Jacundá, toré e bate-pau: danças da cultura indígena tematizadas na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12675Palavras-chave:
Educação Física, Danças Indígenas, Valorização Cultural, Intervenção Pedagógica, Povos OrigináriosResumo
O presente trabalho tem como objetivo expor e discutir uma proposta de ensino para a educação física escolar que considera a importância do conteúdo dança, através da tematização de três danças indígenas: Jacundá, Toré e Bate-Pau. O relato de experiência é baseado em uma proposta de ensino elaborada especificamente para o 4º ano do Ensino Fundamental I, que faz parte dos anos iniciais da educação básica. Foram realizadas intervenções pedagógicas teórico-práticas, com o intuito de tornar as aulas de educação física sobre as danças indígenas mais significativas, valorizando essas expressões da cultura corporal indígena. Os resultados indicam que o processo avaliativo é fundamental para a reflexão sobre a prática pedagógica e para o acompanhamento do aprendizado de cada aluno. Portanto, é considerado relevante abordar essas manifestações da cultura corporal com respeito, reconhecendo e valorizando essas práticas, e evitando qualquer forma de discriminação.
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