Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática

Autores

  • Francione Charapa Alves Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Lorran Cícero Melo dos Santos Universidade Federal do Cariri- UFCA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.10941

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Marcadores Sociais de Diferença, Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

A interseccionalidade é um termo emergente nos movimentos sociais, especificamente nas lutas das mulheres negras, e se expandiu nas ciências sociais e na Educação. Na tentativa de compreender a influência dessas intersecções e dos marcadores sociais nas vidas dos(as) estudantes do ensino superior, o presente texto objetiva investigar os marcadores sociais presentes em estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri. Assim, realizamos uma investigação qualitativa, na qual fizemos uso da pesquisa (auto)biográfica como método e, para coleta de dados, utilizamos a Linha da Vida. Ao final desse estudo, pudemos perceber a demanda em levantar discussões a respeito de temáticas sociais em licenciaturas e que estudos sobre os marcadores sociais da diferença e sobre a identidade fazem-se necessários para a ressignificação do espaço acadêmico, para compreender quem está tendo acesso a esse âmbito educacional, para que não criemos distanciamentos das realidades existentes.

Biografia do Autor

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA. Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS, linha Educação, Currículo e Ensino ( 2012-2016) com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- UL, Portugal (2015-2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, linha de pesquisa Didática e Formação Docente/CAPES (2009-2011). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1998). Graduada em Pedagogia pela Estácio de Sá-UNESA (2017). Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras- FAFIC (2007); bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri -URCA (1997) e licenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Vice líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Tecnologia e Educação - INCINATE/UFCA, Cnpq e membro do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças, Cnpq. Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Filosofia da Universidade Federal do Cariri - UFCA (2018-2020). Coordenadora Institucional do PIBID -UFCA (Atual). Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Pedagogia da Universidade Federal do Cariri - UFCA (2020-2022). Tem experiência na área de Educação: sub-áreas: Didática, Currículo, Ensino; Pesquisa (auto) biográfica, Pesquisa Educacional; e Filosofia com ênfase na sub-área: Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia.

Lorran Cícero Melo dos Santos, Universidade Federal do Cariri- UFCA

Graduando do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri. Atuante como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto intitulado "Interseccionalidade e acesso ao ensino Superior: marcadores de diferença de estudantes do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri". Membro do Centro Acadêmico da Licenciatura Interdisciplinar (CALI).

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

ALVES, F. C.; MELO DOS SANTOS, L. C. . Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.10941. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10941. Acesso em: 22 dez. 2024.