Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.10941Palavras-chave:
Interseccionalidade, Marcadores Sociais de Diferença, Pesquisa (auto)biográficaResumo
A interseccionalidade é um termo emergente nos movimentos sociais, especificamente nas lutas das mulheres negras, e se expandiu nas ciências sociais e na Educação. Na tentativa de compreender a influência dessas intersecções e dos marcadores sociais nas vidas dos(as) estudantes do ensino superior, o presente texto objetiva investigar os marcadores sociais presentes em estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri. Assim, realizamos uma investigação qualitativa, na qual fizemos uso da pesquisa (auto)biográfica como método e, para coleta de dados, utilizamos a Linha da Vida. Ao final desse estudo, pudemos perceber a demanda em levantar discussões a respeito de temáticas sociais em licenciaturas e que estudos sobre os marcadores sociais da diferença e sobre a identidade fazem-se necessários para a ressignificação do espaço acadêmico, para compreender quem está tendo acesso a esse âmbito educacional, para que não criemos distanciamentos das realidades existentes.
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