Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática

Authors

  • Francione Charapa Alves Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Lorran Cícero Melo dos Santos Universidade Federal do Cariri- UFCA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.10941

Keywords:

Interseccionalidade, Marcadores Sociais de Diferença, Pesquisa (auto)biográfica

Abstract

Intersectionality is an emerging term in social movements, specifically in the struggles of black women, and has expanded into the social sciences and education. In an attempt to understand the influence of these intersections and social markers in the lives of higher education students, this text aims to investigate the social markers present in students of the Interdisciplinary Degree in Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Cariri. Thus, we carried out a qualitative investigation, in which we used (auto)biographical research as the method and for data collection we used the Life Line. At the end of this study, we could see the demand to raise discussions about social issues in undergraduate degrees and that studies on the social markers of difference and on identity, it is necessary for the resignification of the academic space, to understand who is having access to this educational scope, so that we do not create distances from existing realities.

Author Biographies

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA. Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS, linha Educação, Currículo e Ensino ( 2012-2016) com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- UL, Portugal (2015-2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, linha de pesquisa Didática e Formação Docente/CAPES (2009-2011). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1998). Graduada em Pedagogia pela Estácio de Sá-UNESA (2017). Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras- FAFIC (2007); bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri -URCA (1997) e licenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Vice líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Tecnologia e Educação - INCINATE/UFCA, Cnpq e membro do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças, Cnpq. Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Filosofia da Universidade Federal do Cariri - UFCA (2018-2020). Coordenadora Institucional do PIBID -UFCA (Atual). Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Pedagogia da Universidade Federal do Cariri - UFCA (2020-2022). Tem experiência na área de Educação: sub-áreas: Didática, Currículo, Ensino; Pesquisa (auto) biográfica, Pesquisa Educacional; e Filosofia com ênfase na sub-área: Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia.

Lorran Cícero Melo dos Santos, Universidade Federal do Cariri- UFCA

Graduando do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri. Atuante como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto intitulado "Interseccionalidade e acesso ao ensino Superior: marcadores de diferença de estudantes do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri". Membro do Centro Acadêmico da Licenciatura Interdisciplinar (CALI).

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Published

2023-10-01

How to Cite

ALVES, F. C.; MELO DOS SANTOS, L. C. . Marcadores sociais de diferença de estudantes da licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.10941. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10941. Acesso em: 18 jul. 2024.