TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16973Palavras-chave:
Transição, Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental, DocenteResumo
O seguinte estudo de caso teve como objetivo investigar a percepção docente do processo de transição da criança entre a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental l. A investigação apontou que os docentes consideram haver necessidade de adaptação da criança ao entrar no novo ciclo de estudo, pois a rotina escolar é nova e diferente da educação infantil, especialmente, no que se refere a diminuição do tempo das brincadeiras e uma necessidade urgente da criança ser independente/autônoma. O espaço físico da sala de aula se torna a principal referência para realização das atividades pedagógicas do 1º ano e há um aumento da quantidade de tarefas escolares. Na análise de conteúdo das entrevistas identificou-se que a transição se configura na preparação da criança para as novas exigências do sujeito aluno, que ao chegar no 1º ano é inserido na sistematização do ensino e nos processos de avaliações quantitativas, não enfatiza o acolhimento na condição do ser criança.
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