TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16973

Palavras-chave:

Transição, Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Docente

Resumo

O seguinte estudo de caso teve como objetivo investigar a percepção docente do processo de transição da criança entre a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental l. A investigação apontou que os docentes consideram haver necessidade de adaptação da criança ao entrar no novo ciclo de estudo, pois a rotina escolar é nova e diferente da educação infantil, especialmente, no que se refere a diminuição do tempo das brincadeiras e uma necessidade urgente da criança ser independente/autônoma. O espaço físico da sala de aula se torna a principal referência para realização das atividades pedagógicas do 1º ano e há um aumento da quantidade de tarefas escolares. Na análise de conteúdo das entrevistas identificou-se que a transição se configura na preparação da criança para as novas exigências do sujeito aluno, que ao chegar no 1º ano é inserido na sistematização do ensino e nos processos de avaliações quantitativas, não enfatiza o acolhimento na condição do ser criança.

Biografia do Autor

Maria José da Cruz, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE. Integrou o Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Atualmente é integrante do Projeto Redescobrindo o Saber (reforço, recuperação e recomposição de aprendizagens em Português e Matemática)-Secretaria Municipal de Educação de Brejo Santo-CE.

Darliane Silva do Amaral, Universidade Federal do Cariri

Professora adjunta da Universidade Federal do Cariri. Vice-líder do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo –GEPAFIC.

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Professora adjunta da Universidade Federal do Cariri. Pós- doutora em Educação (UECE). Professora do Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA). Líder do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo –GEPAFIC.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

CRUZ, M. J. da; AMARAL, D. S. do; ALVES, F. C. TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES DOCENTES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16973. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16973. Acesso em: 6 jan. 2025.