Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11664Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Etnometodologia, Teoria do Social, Atores sociaisResumo
Discutir a abordagem epistemológica que alicerça a Etnometodologia como teoria do social partindo das reflexões sob guia das lentes teórico-reflexivas e dos princípios dialéticos da pesquisa sociológica compreensiva se torna objetivo central deste estudo, evidenciando contribuições relevantes para as pesquisas educacionais e de outros campos do conhecimento. A proposta deste estudo foi elaborada com base nos estudos qualitativos e etnometodológicos, aprofundados nas disciplinas do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Federal do Piauí e do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo NUFAGEC, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam. Esses registros teórico-reflexivos apontam que a compreensão das realidades cotidianas dos atores sociais em seus processos de interações e linguagem, considerando suas atividades práticas, é característica singular da Etnometodologia como teoria do social e esta contribui de forma significativa para as pesquisas qualitativas, principalmente nos estudos em educação, à medida em que consideram as ações práticas dos atores sociais que fazem parte do campo educativo favorecendo a construção de saberes.
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