Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos

Autores/as

  • Tiago Pereira Gomes Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Neide Cavalcante Guedes Universidade Federal do Piauí-UFPI

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11664

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa, Etnometodologia, Teoria do Social, Atores sociais

Resumen

Discutir el enfoque epistemológico que sustenta la Etnometodología como teoría social basada en reflexiones guiadas por lentes teórico-reflexivas y los principios dialécticos de la investigación sociológica integral se convierte en el objetivo central de este estudio, destacando aportes relevantes para la investigación educativa y otros campos del saber. El propósito de este estudio se basó en estudios cualitativos y etnometodológicos, profundizados en las disciplinas del Programa de Doctorado en Educación de la Universidad Federal de Piauí, y del Núcleo de Estudios sobre Formación, Evaluación, Gestión y Currículo-NUFAGEC, apoyado por la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Amazonas – FAPEAM. Estos registros teórico-reflexivos señalan que comprender las realidades cotidianas de los actores sociales en sus procesos de interacción y lenguaje, considerando sus actividades prácticas, es una característica única de la Etnometodología como teoría social y está contribuyendo significativamente a la investigación cualitativa y especialmente en los estudios en la educación en tanto considera las acciones prácticas de los actores sociales que forman parte del campo educativo, favoreciendo la construcción del conocimiento.

Biografía del autor/a

Tiago Pereira Gomes, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade- GPEFED/ICET/UFAM. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019). Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Tem experiências como técnico em Educação na Rede Municipal e Privada de Ensino de José de Freitas-PI. Trabalhou como consultor e assessor pedagógico na Educação Básica. Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica e Superior. Formação de professores. Práticas: educativa, pedagógica e docente. Saberes e fazeres docentes. Avaliação, Gestão e Currículo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8324-3723

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, formação docente, prática pedagógica, gestão da educação, currículo e avaliação. Ministra na Graduação as disciplinas da Área de Fundamentos Político-Administrativos da Educação junto ao Departamento de Fundamentos da Educação. É Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Líder e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED; Associação Brasileira de Currículo - ABdC; Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE.

Citas

ABELEDO, M. O. L. Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. 2008. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14745/000666851.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 08 de março de 2021.

ANTONELLO, Claudia Simone; GODOY, Arilda Schmidt. Uma agenda brasileira para os estudos em aprendizagem organizacional. Rev. adm. empres. [conectados]. 2009, vol.49, n.3, pp.266-281. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902009000300003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 07 de março de 2021.

BECKER, Howard. Outsiders: etudes de sociologie de la déviance. Paris: A.-M. Métailié, 1985. Prefácio de Jean-Michel Chapoulie.

BLUMER, Herbert. Symbolic Interactionism: Perspective and Method. Los Angeles, University of California Press, 1986.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Compreender. A miséria do mundo. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes,1997.

CICOUREL, Aaron. A Etnometodologia. In: BIRBAUM, Pierre e CHAZEL, François. Teoria Sociológica. Tradução de Gisela Stock de Souza e Hélio de Souza. São Paulo: Hucitec/EdUSP, 1977.

COULON, Alain. Etnometodologia e pesquisa qualitativa em saúde: observar, ouvir, descrever. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 28, n. 56, p. 33-43, set. 2019 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010470432019000300033&lng=pt&nrm=iso .Acesso em 18 nov. 2021.

ERICKSON, F.; SHULTZ, J. O “quando” de um contexto: questões e métodos na análise da competência social. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org) Sociolinguística Interacional. 2ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 215-234.

FUENTES, G. A. Harold Garfinkel: la etnometodología. Revista de Sociología, [S.l.], n. 5, ene. 1990. Disponível em: http://www.revistadesociologia.uchile.cl/index.php/RDS/article/view/27606/29273. Acesso em: 10 de março de 2021.

FRANCIS, D.; HESTER, S. An Invitation to Ethnomethodology: language, society and interaction. London: Sage, 2004.

GARFINKEL, H.; SACKS, H. On formal structures of practical actions. In: GARFINKEL, H. (Org.). Ethnomethodological Studies of Work. London: Routledge & Kegan Paul, 1986. p.160-193.

GARFINKEL, Horold. Studies in Ethnomethodology. New York: Blackwell Pub, 1992.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2012.

GHERARDI, S. Organizational knowledge: the texture of workplace learning. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

HERITAGE, J. C. Ethnomethodology. In A. Giddens & J. Turner (Eds.), Social theory today (pp. 224-272). Cambridge: Polity Press, 1987.

IÑIGUEZ, Lupicinio. A linguagem nas ciências sociais: fundamentos, conceitos e modelos. In: Manual de análise do discurso em ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2004.

MATZA, David. Becoming Deviant. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1969

PSATHAS, G. Approaches to the study of the world of everyday life. Human Studies, 1980, 3, p. 3-17.

RIVERO, C. M. da L. A etnometodologia na pesquisa qualitativa em educação: caminhos para uma síntese. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa Qualitativa em Educação, jul., 2010. Disponível em: http://www.sepq.org.br/Ilsipeq/anais/pdf/mr2/mr2_5.pdf. Acesso em: 09 março 2021.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: Indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 2006

SPOSITO, Marilia Pontes; BUENO, Belmira Oliveira; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Por uma sociologia dos etnométodos para compreender o mundo da educação: contribuições de Alain Coulon. Educação e Pesquisa [online]. 2017, v. 43, n. 4.

Publicado

2023-10-09

Cómo citar

PEREIRA GOMES, T.; CAVALCANTE GUEDES, N. Etnometodologia como teoria do social: diálogos teóricos-reflexivos . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11664. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11664. Acesso em: 23 nov. 2024.