O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares

Autores

  • Ana Ásia Almeida de Queiroz Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho Universidade Estadual do Ceará- UECE

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12062

Palavras-chave:

Autismo, Consciência Fonológica, Pré-escola

Resumo

As pesquisas sobre como os alunos autistas aprendem a ler são incipientes, sobretudo em relação à influência da consciência fonológica nesse processo, mesmo essa sendo descrita, recorrentemente, em pesquisas a nível nacional e internacional, como forte preditora para o desenvolvimento da linguagem escrita. Nessa esteira, este estudo é um recorte da tese de doutorado da autora que visa apresentar os dados coletados em situação real de ensino sobre como se dá o desenvolvimento da consciência silábica em crianças com transtorno do espectro autista, matriculadas em duas escolas da rede privada de ensino de Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa descritiva/explicativa, de natureza aplicada, procedimento experimental e com abordagem ao mesmo tempo qualitativa e quantitativa.  Integraram a amostra seis crianças com diagnóstico de TEA, entre 4:0 e 5:6 anos, organizadas em um único grupo experimental, que foram submetidas a um programa de ensino baseado nas tarefas de consciência fonológica. Para a coleta de dados, foi aplicado o Teste Confias para avaliar o nível de desenvolvimento da consciência fonológica, realizado antes e depois da intervenção de ensino e de modo controlado, cujos dados foram registrados e, posteriormente, analisados. Os resultados apontam: a) a existência de uma ordem gradativa de complexidade na realização de tarefas de consciência da sílaba da população estudada: síntese silábica < identificação de sílabas iniciais < segmentação silábica< identificação de rimas; e b) a mediação linguística aplicada de forma sistematizada e regular em crianças com autismo contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica.

Biografia do Autor

Ana Ásia Almeida de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui graduação em letras pela Universidade Estadual do Ceará (1989) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é professor mestre - Secretaria de Educação do Ceará. Tem experiência na área de Linguistica, com ênfase nos processos fonológicos na escrita, desenvolvimento da linguagem oral e aquisição da leitura e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-escola, processos fonológicos, interação e desenvolvimento da leitura e escrita.

Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui Graduação (Bacharelado) em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1992), Mestrado em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Letras (Área de Concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal da Bahia (2003). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2011 a 2012). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nesta universidade, além de lecionar no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e no Curso de Graduação em Letras, desenvolve atividades de orientação e pesquisa sobre: a) aquisição de língua materna ou de línguas adicionais, sob condições normais ou desviantes, assim como acerca do processamento fonológico (memória fonológica, consciência fonológica etc) subjacente ao processamento da leitura/escrita (rotas e estratégias de leitura e escrita); b) as características acústico-articulatórias e fonológicas envolvidas na aquisição dos sistemas sonoros, em contextos naturais e formais de aprendizagem; c) identificação de falantes no campo da fonética forense. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada de 2006 a 2008, de 2013 a 2016 e de 2021 a 2022. Foi Coordenador do Núcleo Cultura, Cidade e Linguagem - CCLiin de 2016 a 2019. Foi Diretor de Ensino de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) de 2016 a 2020. Atualmente, exerce as seguintes funções: a) Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UECE; b) Coordenador do Laboratório de Aquisição de Linguagem e Linguística Clínica (LALLC); c) Coordenador do Núcleo de Línguas Itaperi do Centro de Humanidades da UECE.

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

ALMEIDA DE QUEIROZ, A. Ásia .; JÚNIOR DE ARAÚJO CARVALHO, W. . O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12062. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12062. Acesso em: 22 dez. 2024.