O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12062Palavras-chave:
Autismo, Consciência Fonológica, Pré-escolaResumo
As pesquisas sobre como os alunos autistas aprendem a ler são incipientes, sobretudo em relação à influência da consciência fonológica nesse processo, mesmo essa sendo descrita, recorrentemente, em pesquisas a nível nacional e internacional, como forte preditora para o desenvolvimento da linguagem escrita. Nessa esteira, este estudo é um recorte da tese de doutorado da autora que visa apresentar os dados coletados em situação real de ensino sobre como se dá o desenvolvimento da consciência silábica em crianças com transtorno do espectro autista, matriculadas em duas escolas da rede privada de ensino de Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa descritiva/explicativa, de natureza aplicada, procedimento experimental e com abordagem ao mesmo tempo qualitativa e quantitativa. Integraram a amostra seis crianças com diagnóstico de TEA, entre 4:0 e 5:6 anos, organizadas em um único grupo experimental, que foram submetidas a um programa de ensino baseado nas tarefas de consciência fonológica. Para a coleta de dados, foi aplicado o Teste Confias para avaliar o nível de desenvolvimento da consciência fonológica, realizado antes e depois da intervenção de ensino e de modo controlado, cujos dados foram registrados e, posteriormente, analisados. Os resultados apontam: a) a existência de uma ordem gradativa de complexidade na realização de tarefas de consciência da sílaba da população estudada: síntese silábica < identificação de sílabas iniciais < segmentação silábica< identificação de rimas; e b) a mediação linguística aplicada de forma sistematizada e regular em crianças com autismo contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Contituição.htm. Acesso em 04/ago/2018.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional – Edição atualizada até março de 2017. Brasília: Senado Federal. 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 07/jan/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC- Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 21/ago/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/ Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020.http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivo/pdf/politica.pdf. Acesso em 21/ago/2021.
BRASIL. Agência Câmara Notícias. Educação, cultura e esportes. Projeto dá prioridade para matrículas de crianças com deficiência em escolas públicas. 2022. Disponível em:https://www.camara.leg.br/noticias/844913-projeto-da-prioridade-para-matriculas-de-criancas-com-deficiencia-em-escolas-publicas acesso em 06/out/22.
CARDOSO-MARTINS, C. A consciência fonológica é fundamental para a alfabetização? Letra A: jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, n. 9, mar-abr/ 2007. Disponível em: www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/JLA/2007_JLA09.pdf. Acesso em 20/nov./2022.
CARDOSO-MARTINS, C.A.; DUARTE, G.A. Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolares: alguns resultados discrepantes. Educação em Revista. N.18/19. Belo Horizonte. Dez.1993. disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981993000200007. Acesso em: 20/mar./2023.
CARVALHO, W. J. de A. Consciência fonológica: da sensibilidade à consciência plena. Estudos (UFBA), v.44, p. 117 – 151, 2011.
FREITAS, Gabriela. Sobre a consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R.R. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
GERHARDT, Tatiana.; SILVEIRA, Denise. (orgs). Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MOOJEN, Sônia. (Coord.). CONFIAS: Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial. 4ª edição, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.
ORRÚ, Silvia. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3ª edição. Cap. 2, p. 43-49. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2012.
POERSCH. J. M. Implicações da consciência linguística no processo ensino/aprendizagem da linguagem. Revista da faculdade de letras. Universidade do Porto,1998. p. 513-516. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8480.pdf. Acesso em 12/abr/2021.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1ª edição. São Paulo. Contexto, 2017.