O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares

Autores/as

  • Ana Ásia Almeida de Queiroz Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho Universidade Estadual do Ceará- UECE

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12062

Palabras clave:

Autismo, Consciência Fonológica, Pré-escola

Resumen

La investigación sobre cómo los estudiantes autistas aprenden a leer es incipiente, especialmente en relación con la influencia de la conciencia fonológica en este proceso, aunque esta es repetidamente descrita en investigaciones nacionales e internacionales como un fuerte predictor del desarrollo del lenguaje escrito. En este sentido, este estudio es un extracto de la tesis doctoral de la autora que tiene como objetivo presentar los datos recogidos en una situación docente real sobre cómo se produce el desarrollo de la conciencia silábica en niños con trastorno del espectro autista, matriculados en dos colegios de la red privada de educación en Fortaleza.  Se trata de una investigación descriptiva/explicativa, de carácter aplicado, de procedimiento experimental y con un enfoque cualitativo y cuantitativo a la vez.  La muestra estuvo compuesta por seis niños con diagnóstico de TEA, entre 4:0 y 5:6 años, organizados en un solo grupo experimental, que fueron sometidos a un programa de enseñanza basado en tareas de conciencia fonológica. Para la recolección de datos se aplicó el Test Confias para evaluar el nivel de desarrollo de la conciencia fonológica, realizado antes y después de la intervención docente y de forma controlada, cuyos datos fueron registrados y posteriormente analizados. Los resultados indican: a) la existencia de un orden gradual de complejidad en la realización de tareas de conocimiento de sílabas en la población estudiada: síntesis de sílabas < identificación de sílabas iniciales < segmentación de sílabas < identificación de rimas; y b) la mediación lingüística aplicada de forma sistemática y regular en niños con autismo contribuye al desarrollo de la conciencia fonológica.

Biografía del autor/a

Ana Ásia Almeida de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui graduação em letras pela Universidade Estadual do Ceará (1989) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é professor mestre - Secretaria de Educação do Ceará. Tem experiência na área de Linguistica, com ênfase nos processos fonológicos na escrita, desenvolvimento da linguagem oral e aquisição da leitura e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-escola, processos fonológicos, interação e desenvolvimento da leitura e escrita.

Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui Graduação (Bacharelado) em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1992), Mestrado em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Letras (Área de Concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal da Bahia (2003). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2011 a 2012). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nesta universidade, além de lecionar no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e no Curso de Graduação em Letras, desenvolve atividades de orientação e pesquisa sobre: a) aquisição de língua materna ou de línguas adicionais, sob condições normais ou desviantes, assim como acerca do processamento fonológico (memória fonológica, consciência fonológica etc) subjacente ao processamento da leitura/escrita (rotas e estratégias de leitura e escrita); b) as características acústico-articulatórias e fonológicas envolvidas na aquisição dos sistemas sonoros, em contextos naturais e formais de aprendizagem; c) identificação de falantes no campo da fonética forense. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada de 2006 a 2008, de 2013 a 2016 e de 2021 a 2022. Foi Coordenador do Núcleo Cultura, Cidade e Linguagem - CCLiin de 2016 a 2019. Foi Diretor de Ensino de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) de 2016 a 2020. Atualmente, exerce as seguintes funções: a) Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UECE; b) Coordenador do Laboratório de Aquisição de Linguagem e Linguística Clínica (LALLC); c) Coordenador do Núcleo de Línguas Itaperi do Centro de Humanidades da UECE.

Citas

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Publicado

2023-10-01

Cómo citar

ALMEIDA DE QUEIROZ, A. Ásia .; JÚNIOR DE ARAÚJO CARVALHO, W. . O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12062. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12062. Acesso em: 24 nov. 2024.