A práxis na prática docente

relato de experiência em estágio de docência

Autores

  • Sandra Rejane Viana de Almeida Universidade Federal do Amazonas - UFAM https://orcid.org/0000-0001-6324-1694
  • Andrea Celeste Artica Castro Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Evandro Ghedin Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12627

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Formação Inicial, Práxis Docente

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de descrever a experiência vivida no Estágio de Docência do curso de doutorado do PPGE/UFAM em uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, baseado em pesquisa documental a fim de fundamentar as reflexões relacionadas ao processo educacional estabelecido nos momentos de aprendizagem e compartilhamento de saberes entre professores e estudantes — uma metodologia sistemática na qual a participação das estagiárias se deu de forma direta, por seus envolvimentos nas aulas. A análise foi realizada a partir da interpretação do que foi observado nas atividades realizadas. Concluímos que o estágio no ensino superior colabora no processo formativo de estudantes, mobilizado pelas experiências que podem ser refletidas a partir das observações da realidade cotidiana em que as práticas da docência de fato acontecem, possibilitando a experiência possível para ajustar práticas docentes, e que porventura precisem de uma confrontação com a teoria, a fim de aperfeiçoar os saberes existentes, portanto, um campo para a pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Sandra Rejane Viana de Almeida, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

É doutoranda em Educação - Universidade Federal do Amazonas, mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - Universidade Federal do Amazonas (2020), graduada em Filosofia - Universidade Federal do Amazonas (2007) e Pedagogia - Instituto Brasil de Ensino. É docente na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Tem experiência na área de Educação e realiza pesquisas sobre o processo cognitivo da emoção, formação de professores e saberes tradicionais.

Andrea Celeste Artica Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Pedagogia y Ciencias de la Educaciòn - Universidad Nacional Autonoma de Honduras (2020). Mestranda do Programa de Pos Graduação em Educação PPGE-UFAM. 

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

VIANA DE ALMEIDA, S. R.; ARTICA CASTRO, A. C. .; GHEDIN, E. . A práxis na prática docente: relato de experiência em estágio de docência. Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12627. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12627. Acesso em: 14 out. 2024.