O despertar do pertencimento e da sensibilização através da educação ambiental não formal
uma experiência vivida
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12734Palavras-chave:
Educação Ambiental, Não formal, Sensibilização, Pertencimento, RelatoResumo
Na atualidade, é fundamental que os cidadãos tenham conhecimento do lugar onde vivem e de sua situação ambiental, que compreendam que todos desenvolvem o sentimento de pertencimento, considerando-se que um habitante também faz parte do meio e da forma como afeta e é afetado por este. Desse modo, esse relato de experiência retrata os resultados das atividades desenvolvidas a partir do Projeto Pró-Mar, que se dedica à prática de Educação Ambiental não formal, através de ações junto aos cidadãos nas ruas, da interação destes com o meio e de ações de sensibilização. Assim, o objetivo é compreender sentimentos de pertencimento e sensibilização acerca da amplitude do meio ambiente identificado na cidade de Capão da Canoa/RS, litoral norte gaúcho, através da problematização da poluição causada pelos resíduos descartados na praia. Para tanto, foram realizadas ações como limpezas de praias, rodas de conversa, atividades lúdicas e entrevistas, que permitiram uma análise comportamental dos cidadãos em relação à cidade onde moram ou veraneiam. A partir da análise foi possível inferir que os cidadãos têm curiosidade pelo meio em que vivem, contudo, faltam veículos de informação que apresentem esse meio a eles. Em vista disso, pode-se concluir que o sentimento de pertencimento é inerente em cada cidadão, contudo, destaca-se a importância de propor ações que despertem tal sentimento.
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