Vivência como professor na Escola Indígena Suraraitá Tupinambá, rio Tapajós, Amazônia

Autores

  • Hudson Romário Melo de Jesus Universidade de Brasília- UNB
  • Luanna Cardoso Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12194

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Povos indígenas, Relato de vivência

Resumo

Neste artigo apresentamos a trajetória da educação escolar indígena no Baixo Tapajós, com ênfase na experiência como professor na Escola Indígena Suraraitá Tupinambá. Ademais, trataremos do processo histórico de luta política e identitária étnica do Baixo Tapajós. Destaco, especialmente, a complexidade da categoria educação escolar indígena na região a partir da perspectiva do professorado, alunos e aldeia, os limites que são postos e que impactam diretamente no processo escolar de crianças e jovens situados nessa área da Amazônia.

Biografia do Autor

Hudson Romário Melo de Jesus, Universidade de Brasília- UNB

Doutorando em Antropologia Social (UNB), Mestre em Arqueologia (UFS) e Graduação em Arqueologia (UFOPA). Participa de pesquisa em âmbito das comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) da região do Baixo Tapajós, Norte do Brasil, desde o ano de 2012. Atua, principalmente, nos seguintes temas: arqueologia indígena, história indígena e etnografia. Recentemente tem realizado trabalhos de pesquisa como instrumento de atividades de demarcação e retomada de territórios protegidos com a etnia dos Tupinambá de São Francisco, Resex Tapajós-Arapiuns, rio Tapajós, Amazônia.

Luanna Cardoso Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Graduada em Letras Português (2018) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Mestra em Educação (2020) Ufopa; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa). Linha de pesquisa: Saberes, Linguagem e Educação. Integrante do Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e Juvenil na Escola (Lelit/Ufopa). Atualmente desenvolve pesquisa no campo da Educação Escolar Indígena.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

ROMÁRIO MELO DE JESUS, H.; CARDOSO OLIVEIRA, L. . Vivência como professor na Escola Indígena Suraraitá Tupinambá, rio Tapajós, Amazônia. Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12194. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12194. Acesso em: 14 out. 2024.