A formação inicial de professores na voz de concluintes de um curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12720Palavras-chave:
Formação docente, Concluintes, Curso de PedagogiaResumo
O artigo é resultado de pesquisa que teve como objeto de estudo a formação inicial de professores e buscou responder ao seguinte problema: qual a percepção de estudantes concluintes sobre o processo de formação inicial no curso de Pedagogia do IEAA/UFAM? Seguindo o objetivo geral de analisar a percepção sobre o processo de formação inicial de estudantes na condição de concluintes, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e utilizou entrevistas narrativas para coletar os dados, que foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram a importância do curso de Pedagogia para a formação não apenas profissional, mas também para a formação pessoal e humana. Foi evidenciada ainda a necessidade de os concluintes adquirirem experiências reais, como a possibilidade de enfrentar as demandas da educação contemporânea; a atenção mais direcionada para aqueles que vêm da educação básica com defasagem de aprendizado; o bom relacionamento entre professores e estudantes precisa ser levado em consideração; os desafios que se imbricam com as dificuldades e perpassam aspectos pessoais, acadêmicos, financeiros e até burocráticos da instituição. Além disso, a sobrecarga de conteúdos e de leitura se apresentaram como um desafio que perdurou por quase todo o processo formativo. Desse modo, pode-se dizer que a instituição formadora também precisa direcionar esforços para que se evite a desistência e a não continuação dos estudos por parte dos acadêmicos, que se deparam com situações adversas ao longo do percurso da formação inicial.
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