A regência no ensino de Geografia a partir do uso de metodologias ativas em uma escola da rede pública de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.13377Palavras-chave:
Regência, Atividades, AprendizagemResumo
O Programa Residência Pedagógica possui importância evidente no que diz respeito ao processo de formação de professores, visto que ele proporciona a vivência no âmbito escolar, além de aplicar a teoria vista na Universidade com a prática nas escolas da rede pública de Manaus. Portanto, o Programa se aplica em um movimento em campo de conhecimentos pedagógicos, envolvendo a universidade, a escola, os residentes, tendo os professores da educação básica uma preocupação central com os fenômenos do ensinar e do aprender. Partindo deste pressuposto, tal relato irá evidenciar a vivência da regência na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire a fim de relatar as atividades aplicadas ao longo do Programa Residência Pedagógica. No processo educativo o essencial é aproveitar tudo aquilo que o aluno tem de conhecimento no seu campo cognitivo e utilizar como norte para o desenvolvimento da aprendizagem. Portanto, é evidente a necessidade de que, ao desenvolver da regência, tenha uma ideia clara a respeito da concepção de professor que se quer formar, pois a exigência do posicionamento se faz fortemente presente, visto que é um momento do processo formativo no qual o futuro professor se depara com a realidade profissional docente e da escola.
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