v. 8 n. 2 (2023): Dossiê "Gênero, raça e sexualidade: mulheres negras, homens negros, populações subalternizadas e LGBTQIA+ nas etnografias contemporâneas"

					Visualizar v. 8 n. 2 (2023): Dossiê "Gênero, raça e sexualidade: mulheres negras, homens negros, populações subalternizadas e LGBTQIA+ nas etnografias contemporâneas"

O dossiê reune textos de pesquisadores/as da Antropologia e de áreas afins que articulam em seus trabalhos a interseccionalidade entre raça, gênero e/ou sexualidade em etnografias realizadas desde o Norte e o Nordeste do Brasil. Entendemos que raça e os processos de racialização se configuram como construção social que se intersecciona com gênero, sexualidade e muitos outros marcadores sociais, promovendo sentidos próprios às constituições subjetivas e coletivas de grupos historicamente compreendidos como minorias sociais subalternizadas, constitutivas de socialidades contra hegemônicas.

Desse modo, convidamos ao diálogo com as categorias centrais propostas, tecendo conexões com outras questões, recortes e especificidades geográficas, bem como com categorias empíricas e analíticas diversas que ressoem com a proposta apresentada. Assim, mulheres e homens negras/as, sejam acadêmicas/os ou não, mães, pais, cis, trans, solteiras/os, casadas/os, pessoas com deficiência, periféricas, gordas/os, lésbicas, heterossexuais, bissexuais, idosas/os, jovens, faveladas/os ou não, são o foco de muitos trabalhos acadêmicos que articulam raça, gênero e sexualidade, visando a refletir sobre as mais diversas experiências desses grupos. Assim também, as pesquisas focam em outras formas de racialização e genderificação, podendo pensar nas populações indígenas, quilombolas, ciganas, de terreiro, população LGBTQIA+, etc. e seus processos de subjetivação.
Publicado: 2024-01-15

Edição completa

Prefácio

Entrevista