Notícias

  • Chamada para o dossiê temático: Arte: poder e política na Amazônia Vol. 5. N. 2 – 2020

    2020-05-13

    Jaider_Cartaz_Wamon_2020_NOVO@0,3x3.pngChamada para o dossiê temático: Arte: poder e política na Amazônia

    Vol. 5. N. 2 – 2020

    Organizadores: Socorro de Souza Batalha (PPGAS/UFAM) e Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto (PPGAS/UFAM)

    A Revista Wamon, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, convida pesquisadores e pesquisadoras a submeter trabalhos para o dossiê temático intitulado “Arte: poder e política na Amazônia”.  Pretendemos focar em trabalhos que pensem a arte a partir de sua dimensão política, destacando os seus distintos enfrentamentos nos cenários contemporâneos da Amazônia. Dentro dessa perspectiva, interessa-nos receber pesquisas etnográficas e teóricas que se debruçam em estudos variados sobre a temática, tais como:

    1) no campo da antropologia da arte, artisticidade, xamanismo, música, dança, performance, imagens, corpo, estilo e coreografia;

    2) no campo da antropologia política e poder, esfera pública, diferenciação e mudança social, formação de liderança, construção de identidade, simbolismo, ritualização, patrimônio cultural imaterial, cultura popular, memória, resgate e reconhecimento.

    O dossiê busca reunir diversificados campos de pesquisa para refletir os vários aspectos políticos da arte, em especial no amplo contexto sócio-político-ambiental Amazônico. Incentiva-se também a reflexão sobre a situação de artistas e agentes culturais da Amazônia frente à pandemia mundial da COVID-19.

    A submissão de artigos e entrevistas do dossiê “Arte: poder e política na Amazônia”, assim como temas livres, resenhas, entrevistas, ensaios fotográficos do fluxo contínuo, devem ser enviados por meio do site da Wamon http://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/about/submissions até o dia 31 de outubro.

    Saiba mais sobre Chamada para o dossiê temático: Arte: poder e política na Amazônia Vol. 5. N. 2 – 2020
  • CHAMADA DE PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ TEMÁTICO – 2021.1 e 2021.2

    2020-05-04

    A Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas convida pesquisadores(as), vinculados a programas de pós-graduações, a núcleos e grupos de pesquisas, de instituições de ensino superior, a submeter propostas para publicação de dossiês temáticos inéditos sobre temas relevantes no campo da antropologia, até o dia 30/06/2020.

    A organização ficará a cargo de no mínimo dois (duas) e, no máximo, quatro pesquisadores(as), todos com titulação mínima de mestre(a)/doutorando(a); pesquisadores(as) com título de mestre sem estar cursando doutorados poderão se inscrever acompanhado(a) de outros(as) organizadores(as) doutorandos(as).

    Quanto às propostas, elas devem conter título, resumo da temática (em pelo menos em dois idiomas – sendo obrigatório um deles em português) com breve justificativa, nome, afiliações institucionais e minicurrículo dos(as) proponentes/organizadores(as), lista de possíveis artigos com nomes dos(as) pesquisadores(as) convidados(as), bem como de suas afiliações institucionais. As propostas ainda, devem sinalizar o interesse para 2021.1 ou 2021.2 (podendo ser estendida para próximos números, dependendo do número de inscrição e acordo entre organizadores(as). Bem como devem apresentar a data para lançamento da chamada e a data limite para submissão dos textos observando as datas abaixo:

     

    2021.1

    Publicação da chamada até outubro de 2020.

    Data limite para submissão dos textos até março de 2021.

    Publicação em junho de 2021.

     

    2021.2

    Publicação da chamada até abril de 2021.

    Data limite para submissão dos textos até setembro de 2021.

    Publicação em dezembro de 2021.

     

    Os(as) organizadores(as) do dossiê são responsáveis por redigir a chamada do dossiê, convidar autores(as), ajuda-los na submissão dos artigos no sistema da revista, sugerir pareceristas para avaliação e escrever a apresentação do dossiê. Os(as) organizadores(as) não receberão qualquer compensação monetária pelo trabalho associado à publicação do dossiê. É também responsabilidade dos(as) organizadores(as) entregar os artigos encomendados à revista dentro do cronograma acordado, assim com devem garantir que os(as) autores(as) cumpram os prazos de envio e revisão do manuscrito.

    Cada dossiê é composto de pelo menos 5 (cinco) artigos, podendo conter resenhas, entrevistas, ensaios fotográficos. As exceções serão analisadas pelos editores.

    As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail revistawamon@gmail.com até o dia 30/06/2010.

    Textos eventualmente aprovados e não enquadrados em um dossiê temático poderão ser publicados em edições posteriores na seção de artigos livres.

    Independente dos dossiês temáticos, os autores podem submeter contribuições em qualquer outra seção, atentando para o prazo de 12 meses de sua última colaboração.

    As normas para submissão dos textos encontram-se disponíveis em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/about/submissions

    A Editoria reserva-se o direito de convidar docentes-pesquisadores(as) vinculados a diferentes instituições de ensino e de grupos de pesquisas situados no Brasil ou em outros países, de modo a garantir o estreitamente e os laços interinstitucionais e a colaboração científica nacional e internacional.

    Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos por meio das redes sociais (Instagram: @revistawamon) ou no nosso e-mail revistawamon@gmail.comIMG-20200502-WA0018.jpg

    Saiba mais sobre CHAMADA DE PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ TEMÁTICO – 2021.1 e 2021.2
  • CHAMADAS DE PARECERISTAS

    2020-04-29

    A Wamon – Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas convida professores/as e pesquisadores/as interessados/as em compor nosso corpo de avaliadores/as a se cadastrarem no formulário: https://docs.google.com/forms/u/2/d/e/1FAIpQLSdgNzY3cuWVyYkesFtIuFLchLBBz1bMyGV8Q6eIxlDCo328GA/viewform?vc=0&c=0&w=1&usp=mail_form_link.

    Para se credenciar como parecerista, o/a interessado/a deve ser, no mínimo, doutor, doutorando ou mestre em Antropologia ou áreas correlatas e que tenham interesse com temas de interesse em específico (Antropologia da Amazônia Indígena, povos e comunidades tradicionais; organização social, parentesco, cosmologia, ritual; etnologia, linguística; política e conflitos fundiários e socioambientais; territorialidade; mobilização social, emergência de identidades sociais; antropologia do Estado; antropologia da arte, etnomusicologia, antropologia da dança, arte, performance; cidades, patrimônio, imaginário e cultura popular, práticas culturais em meio urbano; migrações; redes indígenas urbanas; gênero, família, Teoria Queer; entre outros).

    Solicitamos que procurem ser objetivos/as ao delimitar suas áreas de interesse para avaliação. Se possível, indicando a área que estão inicialmente vinculados e, dentro delas, seus temas específicos de interesse.

    Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos por meio das redes sociais (Instagram: @revistawamon) ou no nosso e-mail revistawamon@gmail.com

    Saiba mais sobre CHAMADAS DE PARECERISTAS
  • PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS | 24-04-2020 | DOSSIÊ TEMÁTICO: COSMOLOGIA, PESSOA E GÊNERO Vol. 5. N. 1 - 2020

    2020-03-26

    A Revista Wamon, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazona comunica a todos os interessados e interessadas a prorrogação do prazo de submissão de trabalhos para o atual dossiê: COSMOLOGIA, PESSOA E GÊNERO. O novo prazo é no dia 24 de abril de 2020.

    Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS | 24-04-2020 | DOSSIÊ TEMÁTICO: COSMOLOGIA, PESSOA E GÊNERO Vol. 5. N. 1 - 2020
  • O VOLUME 4 n. 2 (2019): WAMON 2019 ESTÁ NO AR

    2019-12-27

    É com muita alegria que apresentamos o quarto volume da Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM – que traz o dossiê temático: " ANTROPOLOGIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES ". Nesta edição além dos 5 artigos que compõem o dossiê, trazemos também 2 artigos livres que versam sobre os mais diversos temas, 2 entrevistas e 2 ensaios fotográficos relacionados à temática do dossiê. Desejamos a todos os nossos leitores uma experiência construtiva e instigante e os convidamos a se somarem na tarefa de construir conosco o futuro da Wamon, ajudando na divulgação da Revista, propondo e colaborando com os nossos dossiês, bem como com entrevistas, artigos livres, ensaios fotográficos e resenhas. As chamadas e demais informações sobre datas e normas estão disponíveis em nosso site: http://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/issue/view/317

    Saiba mais sobre O VOLUME 4 n. 2 (2019): WAMON 2019 ESTÁ NO AR
  • Chamada para resenhas 2019/2020

    2019-11-13
    A Revista Wamon, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, torna pública a chamada para interessadas e interessados em contribuir com a publicação de resenhas de títulos selecionados pela Organização do DOSSIÊ TEMÁTICO: COSMOLOGIA, PESSOA E GÊNERO Vol. 6. N. 1 - 2020.

    As submissões podem ser feitas através do site da Revista: http://www.periodicos.ufam.edu.br/wamon/about/submissions até o dia 30 de março de 2020.  A previsão de publicação é junto ao Dossiê Temático.

     

    Títulos disponíveis:

     

    DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir?: Ensaio sobre os medos e os fins. Instituto SocioAmbiental, 2015.

     

    STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015. (Coleção Exit).

     

    LATOUR, Bruno. Facing Gaia: eight lectures on the new climatic regime. Cambridge, UK ; Malden, MA : Polity, 2017.

     

    VALENTIM, Marco Antonio. 2018. Extramundanidade e sobrenatureza: ensaios de ontologia infundamental. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie.

    Saiba mais sobre Chamada para resenhas 2019/2020
  • CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: COSMOLOGIA, PESSOA E GÊNERO Vol. 5. N. 1 - 2020

    2019-10-18

    Organizadores: Antônio Augusto Oliveira Gonçalves (PPGAS/UFG) e Daniella Santos Alves (PPGAS/UFSCar)

     Prazo para submissão: até 30 de março de 2020

    A Revista Wamon, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, convida pesquisadorxs a submeterem trabalhos para compor o Dossiê Temático “Cosmologia, pessoa e gênero". Propomos reunir textos que falem ou deixem falar através de sua própria economia de imagens/conceitos êmicos sobre a noção de pessoa em diálogo com as formulações de gênero. Aqui se vinculam não apenas trabalhos no campo da etnologia indígena, mas também buscamos navegar nas/pelas experiências de transformação da pessoa e do gênero em contextos urbanos, indígenas e quilombolas, nas suas mais diversas manifestações: desde atos de captura pelo outro, transformação humano/animal, predação da diferença até as práticas rituais de diferentes religiosidades e do xamanismo ameríndio. Interessa-nos compreender como o corpo/pessoa é construído e refeito mediante certas práticas e em contextos relacionais distintos, seja no campo das alteridades humanas, seja no amplo espectro de relações entre seres humanos e não humanos. Assim, pessoa e cosmologia em conjugação com as gramáticas de gênero sintetizam os caminhos que pretendemos percorrer através deste dossiê. Esperamos que ele permita aos/às autorxs situar as particularidades de suas tramas etnográficas e ao mesmo tempo ensejar um certo campo de interlocuções, de torções conceituais/metodológicas possíveis (cf. VIVEIROS DE CASTRO, 2015), sobretudo no exercício de reaver autorias e aprofundar nas vicissitudes do trabalho de campo. Inspirados na crítica aos binarismos e às transcendências abstratas e em favor dos aprendizados em campo, esperamos proporcionar um âmbito de leitura e reflexão entre pesquisadorxs e leitorxs de diferentes filiações institucionais e correntes teóricas. Também estarão abertas submissões de artigos de temas livres, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas, em fluxo contínuo. As normas estão disponíveis no site da Wamon: http://www.periodicos.ufam.edu.br/wamon/about/submissions. Em caso de dúvidas ou para mais informações, favor entrar em contato por e-mail: revistawamon@gmail.com

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: COSMOLOGIA, PESSOA E GÊNERO Vol. 5. N. 1 - 2020
  • O volume 4 da Wamon está no ar

    2019-06-30

     

    É com muita alegria que apresentamos o quarto volume da Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM – que traz o dossiê temático: "Narrativas de Povos e Comunidades Tradicionais em diferentes contextos". Nesta edição além dos 7 artigos e 2 ensaios fotográficos que compõem o dossiê, trazemos também 5 artigos livres que versam sobre os mais diversos temas: cidade, educação, viajantes, sexualidade e memórias.
    Desejamos a todos os nossos leitores uma experiência construtiva e instigante e os convidamos a se somarem na tarefa de construir conosco o futuro da Wamon, ajudando na divulgação da Revista, propondo e colaborando com os nossos dossiês, bem como com entrevistas, artigos livres, ensaios fotográficos e resenhas. As chamadas e demais informações sobre datas e normas estão disponíveis em nosso site: www.periodicos.ufam.edu.br/wamon.

    Saiba mais sobre O volume 4 da Wamon está no ar
  • O volume 3 da Wamon está no ar

    2019-01-12

    Apresentamos o terceiro volume da Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM – que em seus seis artigos busca refletir questões como identidade étnica entre indígenas e quilombolas no Brasil, pescadores e mulheres em trabalho de parto e seus “acompanhantes”, temas estes transpassados também por musicalidade, danças, direitos e conflitos.

    Confira!

     

    Saiba mais sobre O volume 3 da Wamon está no ar