21 anos do NAURBE - Cidades, Culturas Populares e Patrimônio conta com programação especial na UFAM

2023-10-20

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, manhã e tarde, vamos comemorar os 21 anos de existência do Grupo de Pesquisas NAURBE – Cidades, Culturas Populares e Patrimônios.

Convidamos aos interessados para acompanharem as atividades de mesas redondas e comunicações livres sobre diferentes temas (patrimônios culturais, cidades e vida urbana, culturas populares, religiosidades, festas e devoções populares), de forma presencial no Auditório Paulo Burhein, localizado no Campus Universitário da UFAM, Setor Sul (Mini-Campus), ou em transmissão virtual.

O evento está sendo organizado e promovido pelo NAURBE e conta com parceria interinstitucional do NAUI – Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (UFSC). E apoio institucional: PPGAS/UFAM; Revista Wamon/UFAM, INCT/CNPq Brasil Plural, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); ICB/UFAM; CTIC/UFAM.

Acompanhem pelo youtube da Revista Wamon e do NAURBE:

Revista Wamon no YouTube

NAURBE - Cidades, Culturas Populares e Patrimônios no YouTube

 

Programação do evento “NAURBE – 21 anos”

Organização e Promoção: NAURBE – Cidades, Culturas Populares e Patrimônios (UFAM)

Parceria interinstitucional: NAUI – Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (UFSC)

Apoio institucional: PPGAS/UFAM; ICB/UFAM; CTIC/UFAM; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); INCT/CNPq Brasil Plural.

Local do Evento: Auditório Paulo Burheim (Mini-Campus – Setor Sul – Campus Universitário da UFAM)

Evento em modo híbrido – presencial (participantes Manaus) e online

 

Sessão de Abertura – dia 26/10/2023

Manhã – 08:30 às 10:00

Sérgio Ivan Gil Braga (Coordenador NAURBE - UFAM), Alícia Norma Castells (Coordenadora NAUI - UFSC)

Comunicações de abertura: Rodrigo Fadul Andrade (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Coordenador da REPAM) - “NAURBE Extramuros”.

Ana Cristina Rodrigues Guimaraes (Pós-doc no PPGAS/UFSC)

Simone Lira da Silva (Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, curso de Antropologia- Diversidade Cultural) - “NAUI e suas dinâmicas”.   

 

MESAS REDONDAS - dia 26/10/2023

Manhã – 10:20 às 12:00

Mesa 1. Processos de patrimonialização em contextos urbanos

Coordenador da mesa: Sérgio Ivan Gil Braga (Professor Titular UFAM – Doutor em Antropologia Social – PPGAS/USP)

Expositores:

Alicia N. G. de Castells (Professora Titular UFSC; Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFSC). “Centros históricos: negociação e tensão entre os agentes do campo patrimonial na cidade contemporânea”.

Ana Cristina Rodrigues Guimaraes (Pós-doc no PPGAS/UFSC). “O direito à cidade numa unidade de conservação: uso e ocupação do solo na comunidade tradicional do Sertão do Ribeirão”.

Isadora da Cunha Benaion (Mestranda PPGAS/UFAM). “Apagamento dos sítios arqueológicos enquanto memória e patrimônio cultural da cidade de Manaus”.

 

Tarde – 14:00 às 15:50

Mesa 2. Expressões de patrimônio imaterial

Coordenador da mesa: Alvatir Carolino da Silva (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Professor do IFAM – Campus Zona Leste/ Manaus).

Expositores:

Cristian Pio Ávila (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria. “Coordenação do Inventário Nacional de Referências Culturais do Complexo Cultural dos Bois Bumbás de Parintins e Médio Amazonas - IPHAN - 2012 – 2019”.

Leandro Eustáquio Gomes (Doutor em Antropologia Social e Cultural – Universidade de Coimbra; Pós-doutorando PPGICH/UEA). "O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro/AM: Impactos da Patrimonialização".  

Mauro Augusto Dourado Menezes (Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Antropólogo do IPHAN/AM). "O Patrimônio que está em mim": um estudo sobre a política de salvaguarda da Cachoeira de Iauaretê. 

Patrícia Martins (Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFSC; Pós- Doutoramento no ISCTE, Lisboa - Portugal). “Patrimônios afro-diaspórico e decolonização: performances, imaterialidades e subversão”.

 

Tarde – 16:10 às 18:00

Mesa 3. Cultura popular: relatos de pesquisas

Coordenador da mesa: Mauro Augusto Dourado Menezes (Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Antropólogo do IPHAN/AM).

Expositores:

Sérgio Ivan Gil Braga (Professor Titular UFAM – Doutor em Antropologia Social – PPGAS/USP). “Folclore e Cultura Popular em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade”.

Tharcisio Santiago Cruz (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Professor UFAM – Campus Humaitá/AM). “A capoeira no Alto Solimões: corpo, identidade e interação social”.

Maristela Santos Silva (Mestra em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). “Acarajé em Manaus: etnografias de saberes e conexões em torno desse alimento de matriz africana – Amazonas / Brasil”.

 

MESAS REDONDAS - dia 27/10/2023

Manhã – 08:30 às 10:00

Mesa 4. A cidade e o urbano

Coordenador da mesa: Leandro Eustáquio Gomes (Doutor em Antropologia Social e Cultural – Universidade de Coimbra; Pós-doutorando PPGICH/UEA).

Expositores:

Rodrigo Capelato (Doutor em Arquitetura e Urbanismo/UFRGS). Professor da UFAM. “Contexto espaço sujeito: notícias do tempo do agora”.

Nina Acacio (Mestra em Antropologia Social - PPGAS/UFSC). “Entre Fazer-Cidade e Fazer-vizinhança: uma etnografia sobre dinâmicas urbanas em uma ressaca aterrada (Santana/Amapá)”.

Artur Hugo da Rosa (Mestre em Arquitetura/UFSC). “Patrimônio, espaço público e morfologia urbana: a rua como palco”.

 

Manhã – 10:20 às 12:00

Mesa 5. Festas e devoções populares

Coordenador da mesa: Glacy Ane de Araújo Souza dos Santos (Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Pós-doutoranda no PPGAS/UFAM).

Expositores:

Rodrigo Fadul Andrade (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). Coordenador técnico da REPAM). “Festas religiosas, cidades e espaços públicos: apontamentos etnográficos sobre a devoção mariana em três cidades amazônicas”.

Alvatir Carolino da Silva (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). Professor do IFAM – Campus Zona Leste/ Manaus. “Festas e devoções a São Sebastião no Estado do Amazonas”.

Eder de Castro Gama (Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia/ UFAM). “Romaria e peregrinação na Amazônia: as aparições de Nossa Senhora na cidade de Itapiranga/AM”.

Gabriel Ferreira Fragata. (Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia/ UFAM). “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: as manifestações da Santíssima Trindade em Manaus”.

 

Tarde – 13:30 às 15:20

Mesa 6. Religiões e religiosidades

Coordenador da mesa: Eder de Castro Gama (Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia/ UFAM).

Expositores:

Larissa Maria de Almeida Guimarães (Doutoranda PPGAS/UFAM; Antropóloga do IPHAN/RR). “História e Memória: produção do inventário participativo das comunidades de religiosidade de matriz africana e afro-brasileira mapeadas pelo IPHAN/RR entre os anos de 2016 e 2018, em Boa Vista/RR (2018-2020)”.

Glacy Ane de Araújo Souza dos Santos (Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Pós-doutoranda no PPGAS/UFAM). “Artes em terreiros de candomblé de Manaus”.

Nyelsen Soares Beckman (Mestre em Antropologia Social – PPGAS/UFAM).  “Povo de terreiro de um Centro de Umbanda em Manaus: estudo de hermenêutica jurídica e antropológica referente à aplicabilidade da Convenção n.° 169 da Organização Internacional do Trabalho”.

 

Comunicações livres - dia 27/10/2023

Tarde – 15:40 às 17:20 

Coordenador da sessão de comunicações livres: Sérgio Ivan Gil Braga (Professor Titular UFAM – Doutor em Antropologia Social – PPGAS/USP)

Expositores:

Felipe Magno Silva Pires (Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). “Dos cemitérios de várzea em comunidades tradicionais amazônicas, com ênfase na religiosidade”.

Tiago Silva de Oliveira (Graduado em Ciências Sociais – UFAM). “O K-Pop em Manaus: estudo antropológico das comunidades de fãs (2019-2022)”.

João Paulo Costa Braga da Silva (Graduando em Ciências Sociais/UFAM). “Onde hoje?”: “rolês” de jovens à noite no Centro Histórico “não-morto” de Manaus.

 

Lançamento de livros - dia 27/10/2023

Tarde – 17:30

Eder de Castro Gama. A Senhora, o Folclore e o Festival. Itacoatiara, Am: Ed. do Autor, 2022.

 

Encerramento do evento