Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

  1. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Para submissão, o autor deverá primeiramente se cadastrar no sítio eletrônico da revista. O autor ou o autor principal, no caso de mais de um, deverá se cadastrar através da criação de um Usuário com login e senha, preenchendo todo o formulário com suas informações acadêmicas e pessoais. O primeiro autor deverá, no processo da submissão, preencher os dados do segundo autor, caso houver.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. ATENÇÃO: as peças submetidas NÃO devem vir identificadas com o nome da autoria das mesmas, devem vir sem identificação nenhuma, inclusive nas Referências bibliográficas (como citação própria). A identificação da autoria, junto à mini-biografia e filiação institucional, só é feita quando a peça é aprovada para publicação. 

  1. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

A revista Wamon está comprometida com uma atividade científica idônea e eticamente responsável. Para tanto seguimos as Diretrizes básicas para a integridade da atividade cientifica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), as quais as/os autoras/es deverão consultar antes de realizar a submissão do manuscrito. Todos os trabalhos enviados à revista Wamon serão avaliados pela Comissão Editorial que selecionará o material a ser avaliado pelos pareceristas ad hoc para posterior publicação.

A avaliação realizada é do tipo duplo cega, ou seja, por dois avaliadores anônimos de experiência reconhecida na área e que indicarão aceitação, recusa ou aceitação mediante alteração superficial ou profunda do manuscrito. Em casos de divergências discrepantes entre os dois pareceristas, será requisitada a avaliação de um terceiro parecerista. As alterações requeridas pelo Editor devem ser efetuadas pelos autores para que os seus trabalhos sejam publicados. Os autores que não cumprirem as Normas e Prazos de Publicação da revista não terão os seus trabalhos aceitos. Os autores devem observar as normas gramaticais vigentes da língua portuguesa ou espanhola (e inglesa quando do Abstract), para que os seus trabalhos sejam aceitos.

As/os autoras/es somente poderão publicar novamente na revista após 1 ano de sua última publicação no periódico. Também é vedada a publicação de mais de um trabalho, mesmo que de gêneros diferentes, de um mesmo autor num mesmo número da revista Wamon. Os autores se responsabilizam e se comprometem por providenciar revisão técnica nas línguas do texto por meio de profissional qualificado antes do aceite final, sob condição de não ser publicado.

2.1. Dos idiomas

Serão aceitos artigos, resenhas, entrevistas e ensaios visuais, originais e inéditos, em Português e Espanhol. Trabalhos em língua inglesa inéditos poderão ser submetidos à Revista, mas sua publicação fica condicionada à tradução para a Língua Portuguesa ou Língua Espanhola a cargo do autor.

2.2. Dos formatos do arquivo, título e resumo

Todos os artigos deverão ser enviados em formato .doc ou .docx, com subdivisões claras entre título principal e subtítulo, quando houver. Todos os artigos (originais ou traduções) deverão conter Título, Resumo e palavras-chave em línguas portuguesa, espanhola (Título, Resumen y palabras clave) e inglesa (Title, Absctract and key words) com até 200 palavras e até 4 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. O espaçamento do resumo e palavras-chave deve ser simples.

2.3. Da formatação e estrutura

  1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice;
  2. O artigo deve ter no mínimo 15 e máximo 25 páginas (incluindo as referências bibliográficas);
  3. Título e Subtítulo, se houver: Times New Roman, tamanho 14, negrito, apenas a primeira letra deve ser maiúscula, com exceção de nomes próprios de lugares e afins – alinhado à direita; Título e subtítulo em inglês e espanhol, logo abaixo do título e subtítulo em português, deve vir em tamanho 12 e sem negrito – alinhado à direita;
  4. Fonte Times New Roman 12;
  5. Alinhamento “justificado”;
  6. Papel tamanho A4;
  7. Margens superior e inferior de 2,5 cm, margens esquerda e direita de 3,0 cm;
  8. Espaçamento entrelinhas deve ser de 1,5, com exceção das citações longas (mais de 3 linhas, recuo de 4 cm, exemplificada em outra seção);
  9. A linha de abertura dos parágrafos deve ter espaçamento à esquerda de 1,25 cm;
  10. Qualquer palavra a ser destacada no corpo do texto aparecerá em itálico, incluindo termos estrangeiros e título de obras;
  11. As aspas serão reservadas para citações menores de 3 linhas;
  12. Citações acima de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto por meio de parágrafo independente, sem aspas e de modo regular (não itálico), com recuo de 4 cm à esquerda e entrelinhas simples, reduzindo-se a fonte para Times New Roman 11;
  13. Os artigos deverão ter no mínimo um título e no máximo um título e um subtítulo, separados entre si por ponto, travessão ou dois pontos.
  14. As Notas devem ser numeradas em ordem crescente, em algarismos indo-arábicos, e dispostas como notas de rodapé ao final de página correspondente. Devem estar em fonte Times New Roman 10, separadas do texto por espaçamento simples de entrelinhas. Não se usarão as notas para Referências bibliográficas que terão seu espaço próprio no final do texto;
  15. As páginas NÃO devem ser numeradas, pois a paginação é função da diagramação.

2.4. Das citações e referências bibliográficas

Citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT.

A menção a autores no corpo do texto deve seguir o sistema Autor, data:

  1. Sobrenome do autor (ano);
  2. (SOBRENOME DO AUTOR, ano);
  3. (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. número da página);

Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (BECKER, 2014a), (BECKER, 2014b). Ao citar entrevistas ou depoimentos feitos durante o trabalho de campo, colocar as iniciais do entrevistado ou nome (fictício ou não). As informações completas das entrevistas ou da etnografia devem ser apresentadas nas referências. Ex.: (MARCELA, 2009).

As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, contendo apenas as obras citadas e referidas no trabalho em ordem alfabética. O prenome do autor ou da autora deverá ser indicado na lista das referências e no corpo do texto quando da primeira vez da citação, não devendo ser feita a citação apenas do sobrenome do autor.

Até 3 linhas, quando a citação for direta, permanece no corpo do texto:

Ao explicar que os negros africanos libertos tendiam a se abrasileirar, Verger (2021, p. 614) aponta que “uma dupla tendência se manifestava entre os africanos emancipados: uns se achavam à vontade na Bahia e tendiam a se integrar na vida do país, a imitarem e se adaptarem ao seu modo de vida”.  

OU

“Uma dupla tendência se manifestava entre os africanos emancipados: uns se achavam à vontade na Bahia e tendiam a se integrar na vida do país, a imitarem e se adaptarem ao seu modo de vida” (Verger, 2021, p. 614). Contudo, nem todos os africanos se deixavam influenciar pela cultura brasileira, desejando retornar à África. 

*As citações indiretas, baseadas no pensamento do/a autor/a, também permanecem no corpo do texto, até 3 linhas:

 Malinowski (2018) afirma que os melanésios são um povo muito organizado economicamente.

OU

   Os melanésios são um povo muito organizado economicamente (Malinowski, 2018).

*Citações diretas com mais de 3 linhas devem ocupar um parágrafo independente, com recuo de 4cm à esquerda, espaçamento simples e fonte tamanho 11:

          Arendt (2018, p. 23-24[1]) esclarece que 

A imortalidade dos homens reside no fato de que a vida individual, com uma história vital identificável desde o nascimento até a morte, advém da vida biológica. Essa vida individual difere de todas as outras coisas pelo curso retilíneo do seu movimento, que, por assim dizer, traspassa o movimento circular da vida biológica. É isto a mortalidade: mover-se ao longo de uma linha reta em um universo em que tudo o que se move o faz em um sentido cíclico.

OU

A imortalidade dos homens reside no fato de que a vida individual, com uma história vital identificável desde o nascimento até a morte, advém da vida biológica. Essa vida individual difere de todas as outras coisas pelo curso retilíneo do seu movimento, que, por assim dizer, traspassa o movimento circular da vida biológica. É isto a mortalidade: mover-se ao longo de uma linha reta em um universo em que tudo o que se move o faz em um sentido cíclico (Arendt, 2018, p. 23-24).

 *Citações até 3 autores/as:

“Quando a antropologia se tornou mais urbana” (Arendt; Verger; Malinowski, 2025, p. 1).

OU

Arendt, Verger e Malinowski (2025, p. 1) afirmam que “no século XXI a antropologia se tornou mais urbana”.

*Citações com mais de 3 autores:

          Almeida et al. (2025, p. 18) apontam que “sociedades inteiras têm se transformado tecnologicamente”.

OU

“Sociedades inteiras têm se transformado tecnologicamente” (Almeida et al., p. 18).[2]

Informação importante: Neto, Filho e Júnior são agnomes, não sobrenomes, portanto a entrada da citação deve ser pelo nome que vem antes dos termos, por exemplo:

Silva Neto (2025) explica que o mundo globalizado não permite mais que sociedades se isolem totalmente. 

OU

As principais metodologias antropológicas [...]” (Araújo Filo, 2025, p. 16).

C) REFERÊNCIAS³

Livro com apenas um/a autor/a (alinhamento à esquerda, espaço simples):

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.  

Livro com dois autores (alinhamento à esquerda, espaço simples):  

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000[4].

Livro com mais de três autores (alinhamento à esquerda, espaço simples):  

ABRAHÃO, Carla et al. Nós, que estamos aqui: antologia. São Paulo: Editora Patuá, 2025.

Capítulo/artigo de livro (alinhamento à esquerda, espaço simples):

DOURADO, Sheila Borges. Acesso e uso de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais associados: notas sobre a legislação vigente no Brasil. In: ALMEIDA, Alfredo Berno de (org.). Conhecimento tradicional e biodiversidade. Manaus: UFAM, 2013.

Artigo em revista (alinhamento à esquerda, espaço simples):

CEZAR, Larissa Lucena de Morais; OLIVEIRA, Renata Carolina Rego Pinto de. Cannabis Sativa no Brasil: aspectos medicinais, jurídicos e sustentáveis. Revista Wamon, Manaus, v. 9, n. 1, p. 33-46, 2024. Disponível em: <https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/article/view/14392/10356>. Acesso em: 5 jun. 2025[5].  

Trabalhos de conclusão de curso, dissertação e tese (alinhamento à esquerda, espaço simples):

PIRES, Felipe Magno Silva. O impacto da religião evangélica na vida dos moradores da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do município Careiro da Várzea, Amazonas: impasses e perspectivas. 2022. 143f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/8961/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FelipePires_PPG SCA.pdf>. Acesso em: 5 maio 2025.

Publicação em meio eletrônico (alinhamento à esquerda, espaço simples):

MOTA, Camilla Veras. Por que os Estados Unidos e o Brasil ficaram tão diferentes? Curso na Universidade de Chicago tenta explicar. BBC News Brasil. 2021. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-59499807>. Acesso em: 25 abr. 2025.

Legislação (alinhamento à esquerda, espaço simples):

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 out. 1988. Seção 1, p. 1.

Trabalho apresentado em evento (alinhamento à esquerda, espaço simples):

MOTTA, Graziella da Silva. Trabalhadores na/à deriva: investigando a morte de um trabalhador indígena nos pomares de maçã. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 34, 2024, Belo Horizonte. Anais da 34ª reunião brasileira de antropologia, Belo Horizonte.

Disponível em: < https://www.abant.org.br/files/20241210_675826cfa89ed.pdf>. Acesso em: 16 jan. 205.

Notas:

[1] Quando a citação começa e termina em páginas diferentes 

[2] Quando autoria for uma sigla, como a ONU, por exemplo, deve ficar da seguinte maneira: “citação” (Organização das Nações Unidas, 2025, p. 13). 

[3] As Referências devem ser organizadas em ordem alfabética - também cronológica, da mais recente para a mais antiga, QUANDO houver mais de uma obra citada de mesma autoria - ano de publicação. 

[4] Este também é o padrão para até 3 autores /as.

[5] O único mês que não é abreviado é maio. Para os outros meses, são utilizadas apenas as três primeiras letras: jan., fev., mar., abr., jun., jul...

Caso a fonte se encontre em CD-ROM, informar no final da respectiva referência. Todas as publicações disponíveis online deverão acompanhar link, caso disponível, e data de acesso.

  1. SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

Os arquivos dos artigos inéditos, resenhas, entrevistas, traduções e ensaios visuais deverão ser submetidos na plataforma online da revista Wamon, em arquivo no formato Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice com no máximo 2MB, exceto em casos justificáveis. Para garantir a idoneidade e integridade da avaliação às cegas, os autores devem excluir qualquer identificação de autoria nos textos, inclusive em referências e notas de rodapé. Nos arquivos do Microsoft Office a identificação de autoria deve ser removida das propriedades do documento.

Todas as contribuições devem ser enviadas em formato .doc ou .docx através do sítio eletrônico da Revista na plataforma https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/index . Para submissão, o autor deverá primeiramente se cadastrar no sítio eletrônico da revista. O autor ou o autor principal, no caso de mais de um, deverá se cadastrar através da criação de um Usuário com login e senha, preenchendo todo o formulário com suas informações acadêmicas e pessoais. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/user/register .  O primeiro autor deverá, no processo da submissão, preencher os dados do segundo autor, caso houver.

3.1 Dossiês Temáticos

A organização ficará a cargo de no mínimo 2 (dois/duas) e, no máximo 4 (quatro) pesquisadores(as). Todos devem ter titulação mínima de mestre/a e também podem ser doutorandos(as) com curso em andamento. Pesquisadores(as) com título de mestre sem estar cursando doutorados poderão se inscrever acompanhados(as) de outros(as) organizadores(as) doutores(as) ou doutorandos(as). Ao menos um(a) dos(as) organizadores(as) deve ser antropólogo(a) ou estar cursando doutorado em Antropologia. Todos(as) os/as organizadores(as) devem indicar o endereço de seus respectivos Currículos Lattes.

As propostas de dossiê devem conter Título; resumos da temática; (em pelo menos dois idiomas – sendo obrigatório um em português) com breve justificativa; filiações institucionais e minicurrículo dos(as) proponentes. Ademais, devem apresentar uma lista com no mínimo 5 (cinco) possíveis artigos. Os dossiês temáticos deverão ser compostos por no mínimo 05 (cinco) e no máximo 15 (quinze) artigos referentes ao tema da proposta. As propostas de dossiê devem ser submetidas à Comissão Editorial, via e-mail. Todas as propostas de dossiê passarão por avaliação da Comissão Editorial. No caso de os/as organizadores/as também submeterem artigos para seus respectivos dossiês, caberá a Comissão Editorial designar os pareceristas para esses trabalhos, a fim de garantir o procedimento normal de avaliação às cegas por pares.

3.1.1 Das responsabilidades dos(as) organizadores(as)

  1. Seguir o calendário acordado com a Comissão Editorial no que tange a recepção, organização, escrita da apresentação e finalização do dossiê;
  2. Verificar se cada submissão é original e inédita e se ela se adequa ao escopo da proposta do dossiê;
  3. Encaminhar para a avaliação de pareceristas;
  4. Verificar se os manuscritos seguem as normas da revista Wamon.
  5. Definir e informar a Comissão Editorial a ordem e os artigos escolhidos para composição do dossiê antes da finalização.
  6. Os organizadores escreverão um texto de apresentação do dossiê, no qual deverá ser contemplada uma revisão introdutória ao campo temático (nacional e internacionalmente), apontando ainda a relevância da área de estudos, suas principais questões metodológicas e éticas, bem como a particularidade da abordagem antropológica da temática;
  7. Manter contato frequente com a Comissão Editorial, se reportando com relatórios contínuos sobre o andamento do trabalho.

 

3.2 Artigos inéditos e de dossiês

Os artigos científicos devem ter no mínimo 15 e máximo 25 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas. A ordem dos resumos deve ser primeiro o resumo na mesma língua do artigo, seguido do resumo em língua inglesa e por fim o que faltar. Os trabalhos devem ser frutos de pesquisa científica de caráter empírico ou teórico. As imagens, tais como gráficos, fotos ou mapas devem ser inseridas no corpo do texto, preferencialmente em formato editável e em boa resolução. Eventualmente, imagens podem ser solicitadas aos autores em arquivos separados (em formato GIF ou JPG) com resolução adequada. Artigos são sempre avaliados por pareceristas ad hoc, conforme já indicado na modalidade duplo cega. Atentar para as seguintes orientações:

A introdução é a seção de elementos textuais do artigo científico onde se trata o arcabouço geral da pesquisa, é o primeiro contato do leitor com o desenvolvimento do projeto, no qual se deve fazer considerações iniciais, metodológicas, normativas e técnicas; contendo a visão do porquê é importante aquele tema, como foi desenvolvido durante uma pesquisa e para o quê ou quem é útil; devendo fazer uso de linguagem adequada ao público ao qual se destina e respeitar as regras da ABNT. Na Introdução deve-se:

  1. Discorrer sobre o TEMA, apresentando-o de maneira simples e direta, a fim de que o leitor tenha o prévio contato com o assunto a ser abordado pelo estudo em pauta;
  2. E, consequentemente, sua DELIMITAÇÃO geográfica e temporal, além de uma CONTEXTUALIZAÇÃO, trazendo à discussão inicial, o escopo do trabalho, seu contexto, limitações espaciais, temporais, metodológicas, teóricas, práticas, experimentais etc.;
  3. Explicar a PROBLEMÁTICA verificada, levando em consideração a metodologia da pesquisa científica;
  4. Esclarecer a JUSTIFICATIVA e RELEVÂNCIA do assunto, demonstrando os motivos que direcionaram o seu desenvolvimento;
  5. Expor os OBJETIVOS gerais e específicos, a fim de que o leitor entenda o destino ao qual se pretende chegar com o referido trabalho;
  6. Tratar sobre a METODOLOGIA em questão, seus métodos, procedimentos, processos e ferramentas utilizados para desenvolver o artigo;
  7. Dissertar a respeito da FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ou EXPERIMENTAL do assunto abordado.

Os demais itens como Desenvolvimento e sua divisão em tópicos, devem aprofundar os elementos assinalados na Introdução, matizando as questões da temática. Em Considerações finais, a autoria deve retomar questões tratadas ao longo do artigo, propondo um ponto de vista particular sobre a questão, trazendo novas problemáticas ou reforçando os pontos mais importantes do artigo – não deve conter citações diretas de mais de 3 linhas e nem imagens.

3.3 Resenhas

A resenha crítica é um exercício intelectual que visa expor um objeto de estudo à luz de uma análise ampla e avaliação qualitativa da obra resenhada. Deve descrever analiticamente a obra, desenvolvendo uma leitura dissertativa e comparativa com outras obras dentro daquela temática específica, ponderando sobre as vinculações teórico-metodológicas da autoria, entre outras coisas. Máximo de 6 páginas, devendo respeitar as regras ABNT, conter um Resumo de até 10 linhas, em português, inglês e espanhol, com até cinco Palavras-chave, em português, inglês e espanhol.

Serão aceitas resenhas de livros, documentários, filmes etnográficos, coletâneas, teses, dissertações, entre outros. Independente do material, devem conter referência do trabalho resenhado, que deve ter sido publicado no máximo há 5 cincos, contando com a data de sua publicação. As resenhas deverão ter no máximo 6 páginas e os materiais resenhados devem manter relações com as Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, preferencialmente em diálogo com a Antropologia. A revista Wamon recomenda que a resenha procure contemplar os seguintes itens:

  1. Informação sobre o/a(s) autor(es/as) (Quem são)? Quais são suas credenciais profissionais, de pesquisa e atuação? Qual é a sua autoridade para versar sobre este assunto?;
  2. A audiência pretendida (Qual disciplina ou área? Quem é o leitor alvo? Você faz parte deste público-alvo?);
  3. Os pressupostos do/a(s) autor(es/as) e do texto, (visão do mundo – p.ex., tecnocrático vs. social; visão histórica, data e motivação/justificativa do texto);
  4. Resumo do texto (objetivos, conceitos, metodologia e ideias principais, exemplo(s) didático(s), conclusões principais);
  5. Contribuição do texto (É original? Alcançou seus objetivos definidos? Contribui para a área na qual se insere? Quais os pontos fortes e pontos fracos do texto?).
  1. No TÍTULO, centralizado em negrito, há a possibilidade de descrição somente do livro resenhado ou deste mais o título personalizado com a pauta da crítica.

Ex.: O funcionalismo não-antropoaxioteleológico aplicado: uma resenha crítica de Malinowski, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Ubu Editora, 2018. 672 pp.

  1. Ou: Malinowski, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Ubu Editora, 2018. 672 pp.
  2. Na INTRODUÇÃO deve-se fazer uma breve biografia do autor do livro, contextualizando-a no desenvolvimento da resenha;
  1. Na parte central da resenha, DESENVOLVIMENTO: DESCRIÇÃO, ANÁLISE OU CRÍTICA, a autoria deve descrever o conteúdo da obra resenha, criticar pontos pouco desenvolvidos, comparar com outras obras dentro da mesma temática, sugerir o desenvolvimento de certas questões em outras publicações, bem como uma análise da vinculação teórico-metodológica da autoria da obra;
  2. A CONCLUSÃO é a consideração final sobre a obra, sobre o/a/os/as autor/a/es/as e outros elementos que forem julgados importantes para o trabalho. ATENÇÃO: Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais em Resenhas devem vir um após o outro, SEM divisão em tópicos, em um texto único e fluido.

3.4 Entrevistas

As entrevistas são ferramentas importantes para tratar de trajetórias acadêmicas, militantes e de gestão público-privada, de projetos de pesquisa, de formação, de experiências pessoais e profissionais de pessoas especializadas nas diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Além de servir para o debate científico e tecnológico, há diversas possibilidades de trazer à tona pautas referentes à carreira pessoal, acadêmica e profissional do/a entrevistado/a, questões filosóficas, antropológicas, científicas, sociais, familiares, religiosas, entre outras. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) dos(as) entrevistados(as) e do(a) entrevistador(a/es), uma breve apresentação e autorização por escrito ou verbal dos(as) entrevistados(as) para a publicação na revista Wamon. Devem ser desenvolvidas em forma de diálogo e ter entre 10 páginas a 25 páginas. A entrevista deve ser acompanhada de texto de apresentação com, no máximo, 800 palavras, junto com foto do/a entrevistado/a. Todas as obras citadas pelo entrevistado ou entrevistador deverão ser listadas ao final da entrevista, como Referências, conforme regras da ABNT indicadas para artigos, livros e afins. Podem ser apresentadas entrevistas em língua portuguesa ou língua espanhola; quando em língua inglesa o/a entrevistador/a se responsabiliza pela sua tradução após o aceite inicial. Todas as entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial. Em casos excepcionais, um parecerista ad hoc poderá ser convidado para realizar a avaliação às cegas.

Máximo de 6 perguntas, com no máximo 3 entrevistadores/as. Além disso:

  1. O TÍTULO da entrevista, centralizado em negrito, deve dar ao/à leitor/a uma visão geral do tema a ser abordado e de quem ou quais pessoas serão entrevistadas.

Ex.: Os desafios da etnografia indígena no pós-modernismo neoglobalizado do séc. XXI: uma entrevista com o Prof. Dr. Gilton Mendes dos Santos, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas.

  1. O RESUMO objetiva conter os dados do/a entrevistado/a e a motivação para o respectivo trabalho, descrevendo em breves palavras a biografia, vida pessoal, acadêmica e profissional, além do contexto sócio acadêmico do tema em apreço.
  2. As PALAVRAS-CHAVE devem conter chamadas para o assunto da entrevista;
  3. A ENTREVISTA deve ser transcrita da seguinte maneira:

PERGUNTA: direta e clara, buscando uma reflexão de acordo ao tema proposto; RESPOSTA: fiel ao seu original, completa e sem cortes, com exceção de vícios de linguagem repetitivos; podendo ser textualmente estilizada, em comum acordo com o mesmo, caso necessário.

A cada rodada de perguntas e respostas, espaçar por uma linha em branco.

  1. As CONSIDERAÇÕES FINAIS fazem parte da oportunidade do entrevistado expor algum outro ponto de vista, crítica, apoio, descrição, explicação etc. sobre algum tópico relacionado ao tema descrito no título;

3.5 Traduções

As traduções, em alguns casos, práxis da vida acadêmica e profissional, são realizadas para um termo estrangeiro esporádico e, para ter um conhecimento mais abrangente sobre determinado assunto, faz-se uso de obras totais de outros países e idiomas. Portanto, mister se traz a importância do trabalho de esclarecer o conteúdo em outro léxico para alcançar novos horizontes. Deverão ser acompanhadas de autorização escrita dos/as detentores/as dos direitos autorais ou copyright e dos autores originais. O/a tradutor/a tem que garantir uma revisão do texto final e fornecer as informações relativas ao/à revisor/a. O revisor poderá ser um revisor qualificado da língua estrangeira ou um professor com experiência na área temática. Serão publicadas traduções de textos ainda não publicados em língua portuguesa, independente do ano de publicação. As traduções não devem exceder o número de 30 páginas, incluindo as Referências. Todas as traduções passarão por uma avaliação junto à Comissão Editorial. Em casos excepcionais, um parecerista ad hoc poderá ser convidado para realizar a avaliação às cegas. Segue a estrutura:

  1. No TÍTULO da tradução, incluir de modo direto e claro o texto traduzido do título da obra e o original em seu respectivo idioma.

Ex.: No Nascimento da Antropologia. A figura tutelar de Lévi-Strauss ofuscou a diversidade das pesquisas antropológicas francesas dos anos 1950. Um amplo estudo lhes faz justiça. Tradução de - À la naissance de l’anthropologie. La figure tutélaire de Lévi-Strauss a fait de l’ombre à la diversité des recherches anthropologiques françaises des années 1950. Une vaste étude leur rend justice.

  1. No RESUMO deverá ser contextualizada a motivação da tradução e sua relevância, assim como uma breve biografia do tradutor e do autor da obra;
  2. As PALAVRAS-CHAVE devem conter chamadas para o assunto da tradução;
  3. A TRADUÇÃO deverá seguir as regras ABNT, de conteúdo traduzido fiel à obra original, sem comentários, críticas ou julgamentos; levando em consideração se é de domínio público, em virtude da LGPD e direitos autorais;
  4. As NOTAS podem ser inseridas no rodapé, caso seja necessário dirimir dúvidas sobre algum termo cultural, semântica, léxico, gramática etc.;
  5. As CONSIDERAÇÕES FINAIS fazem parte de uma seção opcional para o tradutor expor seus comentários e agregar valor pessoal à tradução, não fazendo parte do texto do original nem do contexto da obra.

3.6 Ensaios Visuais

Os ensaios visuais contemplam diferentes produções: ensaios fotográficos, registro de intervenções artísticas, instalações, desenhos, pinturas, grafites e outras produções imagéticas. Todas devem dialogar, no entanto, com a Antropologia e com as Ciências Sociais, mantendo preferencialmente relações com projetos de pesquisa ou experiências etnográficas. Devem conter entre 8 e 12 imagens e ser acompanhados de nome do/a autor/a, com título em português, inglês e espanhol e um breve texto de apresentação contendo, no máximo, 700 palavras. As imagens devem ser submetidas na plataforma online da revista Wamon, em arquivo editável – Word (.doc ou .docx) – em baixa resolução para análise. No documento deve haver indicação da ordem as imagens, que podem ou não apresentar legendas, desde que uma contextualização esteja realizada na apresentação. Devem estar claramente identificados o local, circunstância e data da produção do ensaio.

A qualidade das imagens, bem como a narrativa que estabelecem e a relação entre o texto e as imagens são critérios utilizados pela Comissão Editorial para a avaliação do texto. Em casos excepcionais, um parecerista ad hoc poderá ser convidado para realizar a avaliação às cegas. Após a confirmação do aceite, o/a autor/a será orientado/a a encaminhar os arquivos em melhor resolução para publicação final. Nessa etapa, é necessário o envio de autorização de uso das imagens pela revista Wamon sem ônus para o/a autor/a.

3.7. Relato de experiência

Segue padrão semelhante ao do artigo, considerando o seu comprometimento com os princípios científicos e éticos, ainda que seja um trabalho muito mais focado na vivência pessoal do(a) pesquisador(a) em relação à sua atuação profissional. A seção Relatos de experiência pretende ampliar o formato de trabalhos publicados na revista, que fujam do padrão convencional de artigos acadêmicos, mas que mantenham coerência com os princípios básicos científicos, éticos e de publicação. Convidamos os pares da Antropologia, das Ciências Sociais e de outras áreas das Ciências Humanas e Naturais, a compartilharem conosco suas experiências de pesquisa, de Graduação, de Pós-Graduação, de Pós-doc, de extensão, de ensino, de produção cultural, audiovisual, entre outras. Textos de intelectuais orgânicos de movimentos sociais também serão considerados para essa seção.  

  1. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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