Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

 

DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

 

  1. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Para submissão, o autor deverá primeiramente se cadastrar no sítio eletrônico da revista. O autor ou o autor principal, no caso de mais de um, deverá se cadastrar através da criação de um Usuário com login e senha, preenchendo todo o formulário com suas informações acadêmicas e pessoais. O primeiro autor deverá, no processo da submissão, preencher os dados do segundo autor, caso houver.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  1. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

A revista Wamon está comprometida com uma atividade científica idônea e eticamente responsável. Para tanto seguimos as Diretrizes básicas para a integridade da atividade cientifica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), as quais as/os autoras/es deverão consultar antes de realizar a submissão do manuscrito.

Todos os trabalhos enviados à revista Wamon serão avaliados pela Comissão Editorial que selecionará o material a ser avaliado pelos pareceristas ad hoc para posterior publicação.

A avaliação realizada é do tipo duplo cega, ou seja, por dois avaliadores anônimos de experiência reconhecida na área e que indicarão aceitação, recusa ou aceitação mediante alteração superficial ou profunda do manuscrito. Em casos de divergências discrepantes entre os dois pareceristas, será requisitada a avaliação de um terceiro parecerista. As alterações requeridas pelo Editor devem ser efetuadas pelos autores para que os seus trabalhos sejam publicados. Os autores que não cumprirem as Normas e Prazos de Publicação da revista não terão os seus trabalhos aceitos. Os autores devem observar as normas gramaticais vigentes da língua portuguesa ou espanhola (e inglesa quando do Abstract), para que os seus trabalhos sejam aceitos.

As/os autoras/es somente poderão publicar novamente na revista após 1 ano de sua última publicação no periódico.

Também é vedada a publicação de mais de um trabalho, mesmo que de gêneros diferentes, de um mesmo autor num mesmo número da revista Wamon.

Os autores se responsabilizam e se comprometem por providenciar revisão técnica nas línguas do texto por meio de profissional qualificado antes do aceite final, sob condição de não ser publicado.

2.1. Dos idiomas

Serão aceitos artigos, resenhas, entrevistas e ensaios visuais, originais e inéditos, em Português e Espanhol.

Trabalhos em língua inglesa inéditos poderão ser submetidos à Revista, mas sua publicação fica condicionada a tradução para a Língua Portuguesa ou Língua Espanhola a cargo do autor.

2.2. Dos formatos do arquivo, título e resumo

Todos os artigos deverão ser enviados em formato .doc ou .docx, com subdivisões claras entre título principal e subtítulo, quando houver. Todos os artigos (originais ou traduções) deverão conter Título, Resumo e palavras-chave em línguas portuguesa, espanhola (Título, Resumen y palabras clave) e inglesa (Title, Absctract and key words) com até 200 palavras e até 4 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. O espaçamento do resumo e palavras-chave deve ser simples.

2.3. Da formatação e estrutura

  1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice;
  2. O artigo deve ter no mínimo 15 e máximo 25 páginas (incluindo as referências bibliográficas);
  3. Título e Subtítulo, se houver: Times New Roman, tamanho 14, negrito, apenas a primeira letra deve ser maiúscula;
  4. Fonte Times New Roman 12;
  5. Alinhamento “justificado”;
  6. Papel tamanho A4;
  7. Margens superior e inferior de 2,5 cm, margens esquerda e direita de 3,0 cm;
  8. Espaçamento entrelinhas deve ser de 1,5;
  9. A linha de abertura dos parágrafos deve ter espaçamento à esquerda de 1,25 cm;
  10. Qualquer palavra a ser destacada no corpo do texto aparecerá em itálico.
  11. As aspas serão reservadas para citações menores de 3 linhas;
  12. Citações acima de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto por meio de parágrafo independente, sem aspas e de modo regular (não itálico), com recuo de 4 cm à esquerda e entrelinha simples, reduzindo-se a fonte para Times New Roman 11;
  13. Os artigos deverão ter no mínimo um título e no máximo um título e um subtítulo, separados entre si por ponto, travessão ou dois pontos.
  14. As Notas devem ser numeradas em ordem crescente, em algarismos indo-arábicos, e dispostas como notas de rodapé ao final de página correspondente. Devem estar em fonte Times New Roman 10, separadas do texto por espaçamento simples de entrelinhas. Não se usarão as notas para Referências bibliográficas que terão seu espaço próprio no final do texto;
  15. As páginas devem ser numeradas na margem inferior direita

2.4. Das citações e referências bibliográficas

Citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT.

A menção a autores no corpo do texto deve seguir o sistema Autor, data:

  1. Sobrenome do autor (ano);
  2. (SOBRENOME DO AUTOR, ano);
  3. (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. número da página);

Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (BECKER, 2014a), (BECKER, 2014b).

Ao citar entrevistas ou depoimentos feitos durante o trabalho de campo, colocar as iniciais do entrevistado ou nome (fictício ou não). As informações completas das entrevistas ou da etnografia devem ser apresentadas nas referências. Ex.: (MARCELA, 2009).

As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, contendo apenas as obras citadas e referidas no trabalho em ordem alfabética. O prenome do autor ou da autora deverá ser indicado na lista das referências e no corpo do texto quando da primeira vez da citação, não devendo ser feita a citação apenas do sobrenome do autor.

 

A lista de Referências obedecerá ao seguinte padrão ABNT:

Livros:

SOBRENOME, Prenome. Título do livro em itálico. 2° ed. (Edição indicada apenas a partir da 2º). Local de publicação: Editora, ano.

Ex.: BECKER, Howard. Truques de escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2014.

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Prenome. Título do texto. In: SOBRENOME, Prenome (org.). Título do livro em itálico. Edição (a partir da 2ª.) Local de publicação: Editora, ano, páginas do capítulo.

Ex.: SOUZA, Jessé. Introdução: Uma nova classe trabalhadora brasileira? In: SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2º ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. pp. 19-55.

No caso de o trabalho deter mais de 03 autores, separar os nomes por ponto e vírgula indicando o primeiro prenome de cada um. Não utilizar a expressão et al. em itálico, isto é, não suprimir nenhuma autoria.

Artigo em periódico:

SOBRENOME, Prenome. Título do texto. In: Título da revista em itálico. Local de publicação, volume, número do periódico, páginas, mês e ano.

Caso o periódico seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo abaixo.

Ex.: BERNARDES, Marcelo E. Contos de assombração e catolicismo popular: aspectos da vivência religiosa em uma comunidade mineira. In: Revista Equatorial. Natal, v. 4, n. 6, pp. 53-82, jan./jun., 2017. Disponível em: (endereço eletrônico do trabalho na revista). Acesso em: 30 out 2017.

Quando referenciar Ensaio Visual repetir as normas acima e acrescer antes do título “Ensaio Visual:”.

Artigo em jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do texto. In: Título do jornal em itálico, local de publicação, dia, mês e ano. Caderno, página inicial e final.

Caso o jornal seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo anterior acrescido de “online” no lugar das páginas.

Ex.: MARTINS, Rafael M. Capital da “Reaçolândia”. In: Revista Piauí, São Paulo, 27 out 2017. Questões de política, online. Disponível em: http://piaui.folha.uol.com.br/capital-da-reacolandia/. Acesso em 30 out 2017.

Tese ou dissertação acadêmica:

SOBRENOME, Prenome. Título em itálico. Dissertação (Mestrado em...) ou Tese (Doutorado em...). Universidade: cidade, ano de publicação.

CARVALHO, Andresa K. S. O trabalho dos carroceiros na cidade de Natal: cotidiano, política e emoções em torno de uma atividade ameaçada. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

Filmografia (deve ser indicada após as referências bibliográficas)

Título. Direção. Local da publicação, Produtora, Distribuidora, Data. Tempo de projeção: características de cor, som e dimensões. Indicar se é gravação de vídeo ou filme regular ou filme etnográfico.

Ex.: As mulheres das Rocas são as vozes do Samba. Direção de Lisabete Coradini e Maria Angela Pavan. Natal, NAVIS/PRAGMA/UFRN, Proext, 2015. 25 min.: son., color, DVD.  Filme etnográfico.

Caso a fonte se encontre em CD-ROM, informar no final da respectiva referência. Todas as publicações disponíveis online deverão acompanhar link, caso disponível, e data de acesso.

 

  1. SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

Os arquivos dos artigos inéditos, resenhas, entrevistas, traduções e ensaios visuais deverão ser submetidos na plataforma online da revista Wamon, em arquivo no formato Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice com no máximo 2MB, exceto em casos justificáveis. Para garantir a idoneidade e integridade da avaliação às cegas, os autores devem excluir qualquer identificação de autoria nos textos, inclusive em referências e notas de rodapé. Nos arquivos do Microsoft Office a identificação de autoria deve ser removida das propriedades do documento.

Todas as contribuições devem ser enviadas em formato .doc ou .docx através do sítio eletrônico da Revista na plataforma https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/index . Para submissão, o autor deverá primeiramente se cadastrar no sítio eletrônico da revista. O autor ou o autor principal, no caso de mais de um, deverá se cadastrar através da criação de um Usuário com login e senha, preenchendo todo o formulário com suas informações acadêmicas e pessoais. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/user/register .  O primeiro autor deverá, no processo da submissão, preencher os dados do segundo autor, caso houver.

 

 

3.1 Dossiês Temáticos

A organização ficará a cargo de no mínimo 2 (dois/duas) e, no máximo 4 (quatro) pesquisadores(as). Todos devem ter titulação mínima de mestre/a e também podem ser doutorandos(as) com curso em andamento. Pesquisadores(as) com título de mestre sem estar cursando doutorados poderão se inscrever acompanhados(as) de outros(as) organizadores(as) doutores(as) ou doutorandos(as). Ao menos um(a) dos(as) organizadores(as) deve ser antropólogo(a) ou estar cursando doutorado em Antropologia. Todos(as) os/as organizadores(as) devem indicar o endereço de seus respectivos Currículos Lattes.

As propostas de dossiê devem conter Título; resumos da temática; (em pelo menos dois idiomas – sendo obrigatório um em português) com breve justificativa; filiações institucionais e minicurrículo dos(as) proponentes. Ademais, devem apresentar uma lista com no mínimo 5 (cinco) possíveis artigos.

Os dossiês temáticos deverão ser compostos por no mínimo 05 (cinco) e no máximo 15 (quinze) artigos referentes ao tema da proposta. As propostas de dossiê devem ser submetidas à Comissão Editorial, via e-mail.

Todas as propostas de dossiê passarão por avaliação da Comissão Editorial. No caso de os/as organizadores/as também submeterem artigos para seus respectivos dossiês, caberá a Comissão Editorial designar os pareceristas para esses trabalhos, a fim de garantir o procedimento normal de avaliação às cegas por pares.

3.1.1 Das responsabilidades dos(as) organizadores(as)

  1. Seguir o calendário acordado com a Comissão Editorial no que tange a recepção, organização, escrita da apresentação e finalização do dossiê;
  2. Verificar se cada submissão é original e inédita e se ela se adequa ao escopo da proposta do dossiê;
  3. Encaminhar para a avaliação de pareceristas;
  4. Verificar se os manuscritos seguem as normas da revista Wamon.
  5. Definir e informar a Comissão Editorial a ordem e os artigos escolhidos para composição do dossiê antes da finalização.
  6. Os organizadores escreverão um texto de apresentação do dossiê, no qual deverá ser contemplada uma revisão introdutória ao campo temático (nacional e internacionalmente), apontando ainda a relevância da área de estudos, suas principais questões metodológicas e éticas, bem como a particularidade da abordagem antropológica da temática;
  7. Manter contato frequente com a Comissão Editorial, se reportando com relatórios contínuos sobre o andamento do trabalho.

 

3.2 Artigos inéditos

Os artigos científicos devem ter no mínimo 15 e máximo 25 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas. A ordem dos resumos deve ser primeiro o resumo na mesma língua do artigo, seguido do resumo em língua inglesa e por fim o que faltar. Os trabalhos devem ser frutos de pesquisa científica de caráter empírico ou teórico.

As imagens, tais como gráficos, fotos ou mapas devem ser inseridas no corpo do texto, preferencialmente em formato editável e em boa resolução. Eventualmente, imagens podem ser solicitadas aos autores em arquivos separados (em formato GIF ou JPG) com resolução adequada.

Artigos são sempre avaliados por pareceristas ad hoc, conforme já indicado na modalidade duplo cega

 

3.3 Resenhas

Serão aceitas resenhas de livros, documentários, filmes, coletâneas, entre outros. Independente do material, devem conter referência do trabalho resenhado. As resenhas deverão ter no máximo 05 páginas e os materiais resenhados devem manter relações com as Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, preferencialmente em diálogo com a Antropologia. A revista Wamon recomenda que a resenha procure contemplar os seguintes itens:

  1. Informação sobre o(s) autor(es) (quem são? quais são suas credenciais? qual é a sua autoridade para versar sobre este assunto?);
  2. A audiência pretendida (qual disciplina? quem é o leitor alvo? você faz parte deste alvo?);
  3. Os pressupostos do(s) autor(es) (visão do mundo – p.ex., tecnocrático vs social; visão histórica e data do texto);
  4. Resumo do texto (objetivos, conceitos e ideias principais, exemplo(s) didático(s), conclusões principais);
  5. Contribuição do texto (é original? é resenha? alcançou seus objetivos?).

 

3.4 Entrevistas

As entrevistas devem conter o(s) nome(s) dos(as) entrevistados(as) e do(a) entrevistador(a/es), uma breve apresentação e autorização dos(as) entrevistados(as) para a publicação na revista Wamon. Devem ser desenvolvidas em forma de diálogo e não exceder 15 páginas. A entrevista deve ser acompanhada de texto de apresentação com, no máximo, 800 palavras. Todas as obras citadas pelo entrevistado ou entrevistador deverão ser listadas ao final conforme regras da ABNT indicadas para artigos. Podem ser apresentadas entrevistas em língua portuguesa ou língua espanhola; quando em língua inglesa o entrevistador se responsabiliza pela sua tradução após o aceite inicial. Todas as entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial. Em casos excepcionais, um parecerista ad hoc poderá ser convidado para realizar a avaliação às cegas.

 

3.5 Traduções

Deverão ser acompanhadas de autorização dos detentores dos direitos autorais ou copyright e dos autores originais. O tradutor tem que garantir uma revisão do texto final e fornecer as informações relativas ao revisor. O revisor poderá ser um revisor qualificado da língua estrangeira ou um professor com experiência na área temática. Serão publicadas traduções de textos ainda não publicados em língua portuguesa. As traduções não devem exceder o número de 30 páginas, incluindo referências bibliográficas. Todas as traduções passarão por uma avaliação junto à Comissão Editorial. Em casos excepcionais, um parecerista ad hoc poderá ser convidado para realizar a avaliação às cegas.

 

3.6 Ensaios Visuais

Os ensaios visuais contemplam diferentes produções: ensaios fotográficos, intervenções, instalações, desenhos, pinturas, grafites e outras produções visuais. Todas devem dialogar, no entanto, com a Antropologia, mantendo preferencialmente relações com projetos de pesquisa ou experiências etnográficas. Devem conter entre 08 e 12 imagens e ser acompanhados de nome do autor, título em português, inglês e espanhol e um breve texto de apresentação contendo, no máximo, 600 palavras.

As imagens devem ser submetidas na plataforma online da revista Wamon, em arquivo editável – Word (.doc ou .docx) – em baixa resolução para análise. No documento deve haver indicação da ordem as imagens, que podem ou não apresentar legendas, desde que uma contextualização esteja realizada na apresentação. Devem estar claramente identificados os autores, o local e data da produção.

A qualidade das imagens, bem como a narrativa que estabelecem e a relação entre o texto e as imagens são critérios utilizados pela Comissão Editorial para a avaliação do texto. Em casos excepcionais, um parecerista ad hoc poderá ser convidado para realizar a avaliação às cegas.

Após a confirmação do aceite, o autor será orientado a encaminhar os arquivos em melhor resolução para publicação final. Nessa etapa, é necessário o envio de autorização de uso das imagens pela revista Wamon sem ônus para o autor.

 

  1. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

 

Artigos Livres

##section.default.policy##

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.