Sobre a Revista
A Wamon é uma revista científica criada em 2012 a partir da iniciativa de alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM). A Wamon surge com o bojetivo de publicar artigos originais a partir de estudos e pesquisas realizadas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, se consolidando enquanto uma referência para pesquisadores/as e profissionais do campo antropológico na Amazônia, sobretudo.
A escolha do nome do periódico foi um grande desafio, pois teria que refletir o ambiente acadêmico intercultural no qual o PPGAS/UFAM está inserido. Neste contexto, em 2012 o nome WAMON foi apresentado pelo então mestrando em Antropologia Social do PPGAS/UFAM e indígena do povo Tukano, Rivelino Barreto. O nome foi votado e aprovado pelo corpo discente do Programa naquele mesmo ano. Wamon é um conceito do povo Tukano que sugere a expressão de pensamento e potencialidade do saber.
A revista aceita submissões de artigos e trabalhos inéditos em sistema de fluxo contínuo. Além dos dossiês temáticos, são publicados trabalhos na seção de artigos livres, entrevistas, resenhas de livros, ensaios visuais e traduções, promovendo a divulgação da produção científica com ênfase nos estudos voltados para a Amazônia e a partir dela. Nosso conselho científico conta com especialistas pertencentes a instituições reconhecidas nacional e internacionalmente. A revista não cobra taxas e o conteúdo é disponibilizado em Acesso Livre.
Os critérios de seleção do tema de cada dossiê estão atentos aos debates atuais da antropologia brasileira, latino-americana e mundial, incentivando a construção de um diálogo profícuo entre pesquisadores/as das diferentes regiões brasileiras. Quanto à periodicidade, a Wamon é editada semestralmente. Cada edição conta com a publicação de um dossiê temático, além de artigos livres, resenhas, entrevistas, ensaios visuais e traduções de artigos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Da política de avaliação por pares
- Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por avaliadores externos pelo método de avaliação por pares duplo-cego.
- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo ou temática dos manuscritos.
- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.
- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
- Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores externos.
- O artigo será publicado sempre que cumprir com os critérios e normas estabelecidos pela revista e receber parecer favorável de, pelo menos, dois avaliadores externos pelo sistema de avaliação duplo-cega por pares.
A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
Código de Ética
A Wamon adota como Código de Ética os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Sobre Direitos Autorais e Direitos de Publicação
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0, podendo ainda publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus sites próprios.