CHAMADA: Dossiê Gênero, Raça e Sexualidade: mulheres negras, homens negros, populações subalternizadas e LGBTQIA+ nas etnografias contemporâneas

2023-05-15

Dossiê Gênero, Raça e Sexualidade: mulheres negras, homens negros, populações subalternizadas e LGBTQIA+ nas etnografias contemporâneas

 

Convidamos pesquisadores da Antropologia e de áreas afins que articulem em seus trabalhos a interseccionalidade entre raça, gênero e/ou sexualidade em etnografias realizadas desde o Norte e o Nordeste do Brasil para publicação de artigos, ensaios, entrevistas e ensaios etnovisuais no dossiê Gênero, raça e sexualidade: mulheres negras, homens negros, populações subalternizadas e LGBTQIA+ nas etnografias contemporâneas.

Entendendo que raça e os processos de racialização se configuram como construção social que se intersecciona com gênero, sexualidade e muitos outros marcadores sociais, promovendo sentidos próprios às constituições subjetivas e coletivas de grupos historicamente compreendidos como minorias sociais subalternizadas, constitutivas de socialidades contra hegemônicas.

Desse modo, convidamos ao diálogo com as categorias centrais propostas, tecendo conexões com outras questões, recortes e especificidades geográficas, bem como com categorias empíricas e analíticas diversas que ressoem com a proposta apresentada. Assim, mulheres e homens negras/as, sejam acadêmicas/os ou não, mães, pais, cis, trans, solteiras/os, casadas/os, pessoas com deficiência, periféricas, gordas/os, lésbicas, heterossexuais, bissexuais, idosas/os, jovens, faveladas/os ou não, são o foco de muitos trabalhos acadêmicos que articulam raça, gênero e sexualidade, visando a refletir sobre as mais diversas experiências desses grupos. Assim também, as pesquisas podem focar em outras formas de racialização e  genderificação, podendo pensar nas populações indígenas, quilombolas, ciganas, de terreiro, população LGBTQIA+, etc. e seus processos de subjetivação.

Por fim, buscamos, sobretudo, pesquisas e experiências de jovens antropólogas/ues/os das regiões Norte e Nordeste, entendendo que a/e/os mesma/e/os devem ter suas pesquisas publicadas e divulgadas amplamente, no sentido de reivindicar a necessidade de uma equidade regional da circulação das etnografias contemporâneas, bem como expressar e fortalecer a diversidade da Antropologia feita no Brasil.

 

Período de submissão: 15/05/2023 a 31/08/2023

Link para submissão: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/about/submissions

 

Organizadores:

Juliana Silva Chagas (PPGAS/UnB)

Ozaías da Silva Rodrigues (PPGAS/UFAM)