Na trilha da autonomia intelectual kaiowá
DOI:
https://doi.org/10.29327/2702935.10.1-15Palavras-chave:
Palavras – chave: conhecimento kaiowá, autonomia intelectual kaiowá, descolonização.Resumo
RESUMO: O presente trabalho aborda o valor do conhecimento Kaiowá (ava arandu) e tece uma crítica às instituições, como a Universidade, por desconsiderarem os modos de conhecimento indígenas. É comum, em qualquer lugar do Brasil, que os saberes indígenas sejam tratados como inferiores às ciências ocidentais. Entretanto, o surgimento de pesquisadores indígenas que investigam seus próprios povos tem mudado esse contexto, passando a considerar as formas nativas não como menos valiosas que os conhecimentos científicos. Assim, o texto é um exercício de descolonização e também uma forma de defender o conhecimento e a metodologia kaiowá. A autonomia intelectual é um dos caminhos contra a imposição colonial na produção de conhecimento, e é isso que busco demonstrar neste texto.
Downloads
Referências
BURKHART, B. Y. Red Wisdom: Highlighting Recent Writing in Native American Philosophy. Confluence: Journal of World Philosophies, v.U+202F1, 2016. Disponível em: https://scholarworks.iu.edu/iupjournals/index.php/confluence/article/view/527. Acesso em: 26 jun. 2025.
DELORIA Jr., Vine. (2003). God is Red: a native view of religion. 3. ed. Golden, CO: Fulcrum Publishing.
BENITES, Eliel. A busca do teko araguyje (jeito sagrado de ser) nas retomadas territoriais Guarani e Kaiowá. 2021. 267 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4591. Acesso em: 2 jun. 2025.
BENITES, Antônio Carlos. Mba'e Kuaa Vusu/Nhane Ramõi Jusu Papa ha Nhande Ru Vusu Rembiapo: a topologia do cosmo kaiowá e da construção de donos e guardiões dos conhecimentos. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3075. Acesso em: 2 jun. 2025.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Resistência epistemológica: entrevista com Dominique Tilkin Gallois. Entrevista concedida a Levi Marques Pereira e Tatiane Klein. Nandety – Revista de Estudos sobre os Kaiowá e Guarani, Dourados, v. 1, n. 1, p. 443–451, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufgd.edu.br/index.php/nandety/article/view/13537. Acesso em: 29 maio 2025.
JOÃO, Izaque. Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/85065693/Izaque-Joao-Dissertacao-de-Mestrado-1. Acesso em: 26 jun. 2025.
PIRES, Valentim. Ore Mbo’e Ypy Omboheko Mitã – aproximações aos conhecimentos e práticas para a construção da criança guarani na aldeia Pirajuy, Paranhos, MS. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5014. Acesso em: 2 jun. 2025.
SMITH, Linda Tuhiwai. (1999). Decolonizing methodologies: research and indigenous peoples. London: Zed Books.
ROSSATO, Veronice Lovato. Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul – “Será o letrao ainda um dos nossos?” 2002. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, CampoGrande, MS, 2002. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/905364/os-resultados-da-escolariza%C3%A7%C3%A3o-entre-os-kaiow%C3%A1-e-guarani. Acesso em: 26 jun. 2025.
VALIENTE, Makiel Aquino. Categoria Kaiowá de construção e desconstrução da parentela – Te’ýi na reserva de Amambai‑MS. 2023. Mestrado em Antropologia – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1589. Acesso em: 26 jun. 2025.
VALIENTE, Celuniel Aquino. Arandu rape – o caminho da sabedoria: como se tornar um Kaiowá sábio? Revista Ñanduty, Dourados, v. 12, n. 19, p. 344–355, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18115. Acesso em: 19 maio 2025.
BLACK, Carol (Direção). Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco. [S.l.]: Lost People Films, 2010. 1 vídeo (65 min), son., color. Disponível em: https://www.filmsforaction.org/watch/schooling-the-world-2010/. Acesso em: 2 jun. 2025.
MONCAU, Joana; MONCAU, Gabriela; JOÃO, Izaque; PIMENTEL, Spensy. Monocultura da Fé. São Paulo e Dourados: Canal Futura, 2017. 23min. Disponível em: https://antropologia.paginas.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/10/Monocultura-da-Fé.pdf. Acesso em: 26 jun. 2025.
 
						 
							