O poder do brincar

a brinquedoteca como instrumento de incentivo ao desenvolvimento diante do encarceramento feminino

Autores

  • Milena Nascimento da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Luanna Tomaz de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Celina Maria Colino de Magalhães Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29327/2702935.10.1-7

Palavras-chave:

Brinquedoteca, encarceramento feminino, maternidade, infância

Resumo

O encarceramento feminino apresenta desafios específicos para a maternidade e a primeira infância, com estruturas prisionais frequentemente inadequadas às necessidades da díade mãe-bebê. Esse estudo tem como objetivo discutir o papel de uma brinquedoteca como instrumento de incentivo ao desenvolvimento infantil e fortalecimento do vínculo materno em contexto carcerário. Este estudo é de caráter qualitativo e se desenvolve a partir da brinquedoteca da Unidade Materno Infantil (UMI), no estado do Pará, utilizando análise documental, levantamento bibliográfico e dados sociodemográficos. As atividades lúdicas mediadas pela brinquedoteca favoreceram o desenvolvimento dos bebês, além de fortalecer os vínculos afetivos com as mães. As mães gestantes e lactantes encarceradas, relataram percepções positivas sobre o brincar como ferramenta de expressão e aprendizagem. A brinquedoteca emergiu como um espaço favorecedor para humanização do contexto de maternidade e infância dentro do cárcere, possibilitando direitos fundamentais do ECA e mitigando os impactos negativos desse ambiente.

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Biografia do Autor

Milena Nascimento da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Serviço Social e mestranda em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri); bolsista CNPq do projeto de pesquisa “Mães e crianças em contexto de cárcere: trajetórias de vida, prática de cuidados e rede de apoio”; pesquisadora voluntária do projeto de extensão “Manutenção da brinquedoteca “Bebê Contente” na Unidade Materno Infantil, Belém-Pará (10ª versão)” e do grupo de estudos "Direito Penal e Democracia".

Luanna Tomaz de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA); graduada em Direito e mestre em Direitos Humanos na Universidade Federal do Pará (UFPA); doutora em Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI pela Universidade de Coimbra - Portugal; pós-doutora em Direito na Puc-Rio; diretora adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ); professora da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-Graduação de Direito (PPGD) e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), Universidade Federal do Pará(UFPA). Coordenadora de diversos grupos de pesquisa e extensão atados ao Institito de Ciências Jurídicas da UFPA.

Celina Maria Colino de Magalhães, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Psicologia, especialista e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); doutora em Psicologia Experimental (PSE) pela Universidade de São Paulo (USP); brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri); professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da UFPA, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C; coordenadora de diveros projetos de pesquisa e extensão atados ao Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED).

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Publicado

31-10-2025

Edição

Seção

Dossiê Temático Encarceramento e Interseccionalidade na temática prisional na Am