O poder do brincar

a brinquedoteca como instrumento de incentivo ao desenvolvimento diante do encarceramento feminino

Authors

  • Milena Nascimento da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Luanna Tomaz de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Celina Maria Colino de Magalhães Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29327/2702935.10.1-7

Keywords:

Toy library, female incarceration, motherhood, children's rights

Abstract

Female incarceration presents unique challenges for motherhood and early childhood, with prison structures often inadequate for the needs of the mother-baby dyad. This study aims to discuss the role of a toy library as a tool to encourage child development and strengthen maternal bonds in a prison context. This qualitative study is based on the toy library at the Maternal and Infant Unit (UMI) in the state of Pará, using document analysis, literature review, and sociodemographic data. The play activities mediated by the toy library supported the babies' development while strengthening emotional bonds with their mothers. Incarcerated pregnant and lactating mothers reported positive perceptions of play as a tool for expression and learning. The toy library emerged as a favorable space for humanizing motherhood and childhood within the prison system, ensuring fundamental rights under the Child and Adolescent Statute (ECA) and mitigating the negative impacts of this environment.

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Author Biographies

Milena Nascimento da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Serviço Social e mestranda em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri); bolsista CNPq do projeto de pesquisa “Mães e crianças em contexto de cárcere: trajetórias de vida, prática de cuidados e rede de apoio”; pesquisadora voluntária do projeto de extensão “Manutenção da brinquedoteca “Bebê Contente” na Unidade Materno Infantil, Belém-Pará (10ª versão)” e do grupo de estudos "Direito Penal e Democracia".

Luanna Tomaz de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA); graduada em Direito e mestre em Direitos Humanos na Universidade Federal do Pará (UFPA); doutora em Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI pela Universidade de Coimbra - Portugal; pós-doutora em Direito na Puc-Rio; diretora adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ); professora da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-Graduação de Direito (PPGD) e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), Universidade Federal do Pará(UFPA). Coordenadora de diversos grupos de pesquisa e extensão atados ao Institito de Ciências Jurídicas da UFPA.

Celina Maria Colino de Magalhães, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Psicologia, especialista e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); doutora em Psicologia Experimental (PSE) pela Universidade de São Paulo (USP); brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri); professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da UFPA, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C; coordenadora de diveros projetos de pesquisa e extensão atados ao Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED).

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Published

2025-10-31

Issue

Section

Dossiê Temático Encarceramento e Interseccionalidade na temática prisional na Am