Entre a continuidade e a mudança
análise do sistema socioeducativo do Ceará às vésperas da renovação profissional (2025-2026)
DOI:
https://doi.org/10.29327/2702935.10.1-11Palavras-chave:
Sistema Socioeducativo, Morfogênese Social, Cultura InstitucionalResumo
Este artigo analisa o sistema socioeducativo do Ceará em meados de 2025, período que antecede a posse de novos profissionais concursados em 2026. Utilizando a Abordagem Morfogenética de Margaret Archer como ferramenta analítica e a perspectiva interseccional realista crítica, investiga-se como a configuração socioestrutural e cultural preexistente (T1) condicionará a atuação desses novos agentes e as dinâmicas de manutenção (morfoestase) ou transformação (morfogênese) do sistema. A análise, informada por estudos anteriores, documentos e notas etnográficas, primeiramente detalha os robustos processos de morfoestase. Estes incluem deficiências na estrutura formal, o domínio de estruturas informais de facções criminosas, a persistência de uma cultura institucional tutelar-punitiva e a reprodução de desigualdades interseccionais (raça, classe, gênero), resultando em violência sistêmica. Posteriormente, o estudo explora os potenciais de morfogênese, identificando a superação de constrangimentos estruturais históricos, como a superlotação, a emergência de novos mecanismos de regulação institucional e de práticas alternativas que desafiam a lógica punitiva, além de focos de agência (adolescentes, alguns profissionais, famílias) que contestam a norma. Conclui-se que o legado de 2025 apresenta um campo complexo e desafiador para os novos profissionais. A superação da forte tendência à reprodução do sistema exigirá mais do que a simples entrada de novos atores, demandando estratégias que abordem os mecanismos de morfoestase e fomentem a agência coletiva para uma efetiva elaboração morfogenética.
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