v. 4 n. 1 (2020): "HISTÓRIA E PATRIMÔNIO DOCUMENTAL"
O dossiê “História e Patrimônio documental”, da Revista Manduarisawa, foi organizado pelos historiadores e arquivistas, Leandro Coelho de Aguiar[1] e Renata Regina Gouvêa Barbatho[2]. O presente número reúne diferentes olhares que envolvem a temática, conseguindo promover debates e reflexões em relação às práticas históricas e a concepção do conceito de patrimônio documental, que para além de sua materialidade, é um produto das dinâmicas sociais e das relações de poder.
Por ser fruto de uma temática que envolve diferentes áreas, o dossiê pode ser contemplado pela presença de autores não só da História, mas de profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas e museus, o que permitiu enriquecer a experiência e diversificar os discursos. Composto por uma entrevista, onze artigos temáticos no dossiê, quatorze artigos livres e um relato de experiência, o número da revista aqui apresentado pode ainda ter seu conteúdo subdivido em três categorias nos escritos sobre o “Patrimônio documental”, visto que foram abordados estudos sobre histórias de instituições custodiadoras de acervos, e dos próprios acervos, tanto como fonte de pesquisa, quanto como objeto da pesquisa.
Uma leitura proveitosa a todos.
Cordialmente
Organizadores:
Leandro Coelho de Aguiar
Renata Regina Gouvêa Barbatho
[1] Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAM) e professor Assistente da Faculdade de Informação e Comunicação, na mesma Universidade.
[2] Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e servidora da Fundação Casa de Rui Barbosa, mas atualmente encontra-se cedida ao Arquivo Nacional do Brasil.