v. 16 n. 26 (2023): PESQUISAR COM: diálogos e percursos interdisciplinares

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Articular saberes e práticas produzidos a partir das diferentes abordagens participativas requer a ousadia de romper com modelos tradicionais na produção científica, ampliando os sentidos e percursos para a produção do conhecimento. A participação se expressa numa prática cidadã que se sustenta em marcos teóricos, tipologias e modelos metodológicos, fundamentados em valores construídos no marco dos direitos humanos. Esta perspectiva nos remete para a importância de sistematizar o conhecimento em seu processo de construção, a partir de diferentes abordagens como a pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR), pesquisa-intervenção, pesquisa-ação, pesquisa participante, entre outras designações. Mais importante do que as nomenclaturas é a prática da “parceria” e a reflexão sobre essa prática de co-criação e do igual valor do conhecimento de cada parceiro, pois o importante é fazer pesquisas “com” parceiros da comunidade, membros, atores sociais e grupos.  (WALLERSTEIN, 2018). A interdisciplinaridade e diversidade de autores e referências que tecem este campo se configuram como valores essenciais.

Organizadores/as: Nilza Rogéria de Andrade Nunes – PPGSS / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Brasil - (http://www.ser.puc-rio.br/); Kátia Maria Braga Edmundo - Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. (IDOMED/UNESA-Rio, https://portal.estacio.br/) e César Augusto Paro - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa (https://www.unifesspa.edu.br/).

Publicado: 2023-08-25

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