Abordagem em Ciências Ambientais na perspectiva de pós-graduandos de uma instituição de ensino brasileira
Resumo
Os problemas socioambientais estão cada vez mais evidentes no cotidiano, o que faz com que as pessoas fiquem mais preocupadas e busquem (in)formação profissional relativa. Nesse sentido, objetivou-se analisar percepções e inferências de pós-graduandos sobre um curso de ciências ambientais, com caracterização de perfil discente. Para tal, aplicaram-se questionários com perguntas abertas e fechadas para concludentes de 2019, do curso de Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza, FAPEMA, Teresina-PI. Constatou-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino (70 %), faixa etária entre 20 e 30 anos (75 %), graduada em Ciências Biológicas (75 %) e egressa da UESPI (55 %). Para os discentes, o curso tinha seu objetivo geral almejado e rendimentos satisfatórios nas atividades de ensino-aprendizagem. O curso possibilita formação profissional com habilidades técnico-científicas necessárias para diagnosticar e propor alternativas para problemas socioambientais.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa e cidadania; Educação e meio ambiente; Inferências e percepções; Pós-graduação e perfil egresso; Interdisciplinaridade e sustentabilidade.
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