Abordagem em Ciências Ambientais na perspectiva de pós-graduandos de uma instituição de ensino brasileira

Autores

Resumo

Os problemas socioambientais estão cada vez mais evidentes no cotidiano, o que faz com que as pessoas fiquem mais preocupadas e busquem (in)formação profissional relativa. Nesse sentido, objetivou-se analisar percepções e inferências de pós-graduandos sobre um curso de ciências ambientais, com caracterização de perfil discente. Para tal, aplicaram-se questionários com perguntas abertas e fechadas para concludentes de 2019, do curso de Especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza, FAPEMA, Teresina-PI. Constatou-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino (70 %), faixa etária entre 20 e 30 anos (75 %), graduada em Ciências Biológicas (75 %) e egressa da UESPI (55 %). Para os discentes, o curso tinha seu objetivo geral almejado e rendimentos satisfatórios nas atividades de ensino-aprendizagem. O curso possibilita formação profissional com habilidades técnico-científicas necessárias para diagnosticar e propor alternativas para problemas socioambientais.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa e cidadania; Educação e meio ambiente; Inferências e percepções; Pós-graduação e perfil egresso; Interdisciplinaridade e sustentabilidade.

Referências

ALVES, D. L.; RIBEIRO, K. C. S.; ROGERS, P. As ciências ambientais na gestão dos recursos naturais. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 8., 2005, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORTOLON, B.; MENDES, M. S. S. A importância da educação ambiental para o alcance da sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica, Itajaí, v. 5, n. 1, p. 118-136, 2014.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF, p. 16509, 02 set. 1981.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 28 abr. 1999.

BRASIL. Panorama do saneamento básico no Brasil. Brasília: ANA, 2018.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 70, 18 jun. 2012. Seção 1.

BURSZTYN, M. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 10, p. 67-76, 2004.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

CHAGAS, M. A.; OLIVEIRA, M. J.; OLIVEIRA, A. M. Ensino em ciências ambientais: em busca de uma práxis integradora. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 9, n. 2, p. 105-121, 2016.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de métodos mistos: série métodos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Penso Editora, 2013.

FERNANDES, V.; SAMPAIO, C. A. C. Revisitando a experiência de cooperativismo de Mondragón a partir da perspectiva da ecossocioeconomia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 25, p. 153-165, 2012.

FIGUEIREDO, C. T. Ciências ambientais no Brasil: história, métodos e processos. 2016. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

LEFF, H. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. In: PHILIPPI JÚNIOR, A. et al. (Eds.). Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 19-51.

LEONETI. A. B.; PRADO, E. L.; OLIVEIRA, S. V. W. B. Saneamento básico no Brasil: considerações sobre investimentos e sustentabilidade para o século XXI. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 45, n. 2, p. 331-348, 2011. 

MEIRA, M. D. D.; KURCGANT, P. College program evaluation according to graduates. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 477-481, 2009.

MINAYO, M. C. S. (Org.). et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

PÁDUA, J. A. As bases teóricas da história ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 81-101, 2010.

SANTOS, F. R.; SILVA, A. M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 2, p. 71-85, 2017.

SILVA, A. L. E.; MORAES, J. A. R.; MACHADO, Ê. L. Proposta de produção mais limpa voltada às práticas de ecodesign e logística reversa. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 29-37, 2015.

SOUZA, S. S; FERNANDES, V. Análise e caracterização das ciências ambientais no Brasil. Programa de Apoio à Iniciação Científica – PAIC, Curitiba, v. 14, n. 1, p. 511-524, 2013.

VENTURINI, A. C. A presença das mulheres nas universidades brasileiras: um panorama de desigualdade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO WOMEN’S WORLDS CONGRESS, 11.; 13., 2017. Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2017.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorran André Moraes, Universidade Estadual do Piaui - UESPI

Biólogo. Bi - graduado em Ciências Biológicas UFPI/UESPI. Especialista em Gestão e Educação Ambiental. Especialista em Biodiversidade e Conservação. Especialista em gestão e supervisão com docência do Ensino Superior. Colaborador do Núcleo de Pesquisa em Meio Ambiente e Paisagismo-NUPEMAP da Universidade Estadual do Piauí-UESPI.

Natalia Kelly de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciada em Ciências da natureza pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pós graduada em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza pela Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP

Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI e faz parte do grupo de pesquisa Gestão Ambiental. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). É professor-pesquisador e tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Temas Específicos da Educação e Multidisciplinares.

Lígia Calina Rocha Pires Ferreira, Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) de Teresina - SDR

Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2012. Bióloga graduada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em 2013. Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pelo Instituto de Estudos de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), período 15/07/2013 à 28/08/2014. Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, período 25/11/2015 à 11/11/2016. Especialista em Legislação, Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto-SP, período 04/07/2019 à 30/12/2020. Mestra em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí, biênio 2013-2015. Servidora pública municipal da Fundação Municipal de Teresina (FMS), coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador pertencente a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (GEVISAST), período janeiro 2013 à janeiro 2021. Atualmente, Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) de Teresina.

José Rodrigues de Almeida Neto, UFPI

Biólogo de formação. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (REDE PRODEMA). Em Estágio Pós-doutoral em Gestão do Conhecimento Tradicional junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). Auditor Fiscal Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI).

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Moraes, L. A., Oliveira, N. K. de ., Sousa, C. R. de C., Ferreira, L. C. R. P. ., & Neto, J. R. de A. N. (2023). Abordagem em Ciências Ambientais na perspectiva de pós-graduandos de uma instituição de ensino brasileira. Revista Eletrônica Mutações, 16(26), 147–169. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12334