//periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/issue/feed Revista Eletrônica Mutações 2025-08-01T20:33:48+00:00 Gladson Rosas Hauradou & Amor António Monteiro relemufam@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Eletrônica Mutações (RELEM)</strong> é um periódico científico-tecnológico semestral (com publicação de edições especiais e suplementares) ligado à <strong>Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos - NEPAM/UFAM: </strong><a title="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719</a><strong>; </strong>ao <strong>Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Trabalho, Saúde e Serviço Social - NEPTRASS/UFAM:</strong> <a title="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462</a> <strong>e ao Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). </strong>Reúne trabalhos inéditos relacionados à cultura, linguagem e espacialidade. As edições se constituem na forma de dossiês temáticos (artigos científicos, resenhas, reportagens, visualidades e entrevistas), com temas relacionados à linguagem (discursos e conteúdos), cultura (comunicação, mídia e cibercultura) e espacialidade (territorialidades, representações e espaços vividos). <strong>Tendo como escopo fomentar diálogos interdisciplinares</strong>, <strong>o periódico objetiva publicar textos que levam em consideração o fato dos ambientes sociais representarem modelos políticos e econômicos e, portanto, expressarem lutas e conflitos disseminados no cotidiano</strong>.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Eletrônica Mutações (ISSN Eletrônico 2178-7018) foi classificada pelo Sistema Qualis-Periódico da CAPES no Quadriênio 2017/2020 e apresenta o <em><strong>QUALIS CAPES: B3 (Comunicação e Informação, Engenharias III, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Serviço Social e Sociologia.</strong></em></p> <p style="text-align: justify;">No Quadriênio 2014/2016, no estrato B4 nas áreas de Geografia, Interdisciplinar e Planejamento Urbano e Regional / Demografia, no estrato B5 na área de Ciências Ambientais, Comunicação e Informação, Psicologia, Sociologia e no estrato C na área de Linguística e Literatura.</p> <p style="text-align: justify;">O processo de avaliação obedece ao modelo duplo cego (double anonymous peer review).</p> <p style="text-align: justify;">A Relem utiliza Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0): <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.</a></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><em><strong>Está em processo de revisão da política editorial de modo a ampliar o espectro de alcance científico.</strong></em></p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18450 Os instrumentos técnico-operativos do serviço social e as desigualdades raciais no brasil 2025-07-25T20:23:09+00:00 Greyssy Kelly de Souza Araujo de Souza greyssyaraujo@unilab.edu.br Mirla Menezes da Silva mirlamenezes.silva@gmail.com Nelson Eugênio Pinheiro Montenegro nelson@ufrb.edu.br <p>Este artigo analisa como a subnotificação de informações étnico-raciais em formulários como o prontuário SUAS compromete a eficácia das políticas públicas para a população negra. Por meio de pesquisa bibliográfica, discutimos a construção do conceito de raça, etnia e a naturalização do racismo pelo mito da "democracia racial". A análise documental do prontuário SUAS e de outros materiais da Política Nacional de Assistência Social revela a insuficiência de diretrizes explícitas para o enfrentamento do racismo, tratando a raça/cor de forma secundária. Nesta perspectiva, o uso qualificado do quesito raça/cor/etnia em instrumentos técnico-operativos torna-se essencial enquanto ferramenta analítica e interventiva, colabora com a denúncia de desigualdades e promove a justiça social, alinhando-se ao projeto ético-político do Serviço Social.</p> <p align="justify"><strong><span style="color: #000000;">Referências</span></strong></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">ALMEIDA, Sílvio Luiz de. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Racismo estrutural</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BACHRACH, Peter; BARATZ, Morton S. Duas faces do poder. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Revista de Sociologia e</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Política</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 19, p. 149-157, 2011.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BIASOLI, SemíramiS; SORRENTINO, MARCOS. Dimensões das Políticas Públicas de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">educação Ambiental: a necessária inclusão da política do cotidiano. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Ambiente &amp; Sociedade,</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">v. 21, p. e00144, 2018.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BARDIN, L. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Análise de Conteúdo. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">3ª reimpressão da 1ª edição de 2011. Lisboa, Edições 70. Disponível em: </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2025. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BEHRING, Elaine Rossetti. Fundamentos de política social. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. OPAS/ABEPSS</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 1-27, 2006. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BRASIL. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Manual de Instruções para Utilização do Prontuário SUAS</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. MDS, 2014. Disponível em: </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #1155cc;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">https://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2025/02/Manual_Prontuario_SUAS_V ERSAO_PRELIMINAR-1.pdf </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Acesso em: 17 de julho de 2025. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BRASIL. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Resolução 171/2024</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, que Institui Grupo de Trabalho para debater as questões e dimensões do racismo presentes no Sistema Único de Assistência Social, denominado GT SUAS sem Racismo. Brasil, 2024. Disponível em: </span></span></span><span style="color: #1155cc;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">https://7f9ee646-2885-415a-bfa4-9e608360171d.usrfiles.com/ugd/7f9ee6_5acd1e07ae2a4cd1 b3ca91ad6454cf70.pdf </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Acesso em: 17 de julho de 2025.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CARNEIRO, Sueli. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. São Paulo: Selo Negro. 2011. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CFESS. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. - 10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Conselho Federal de Serviço Social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, 2012. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CFESS. Eurico, Márcia. Nota Técnica nº 33/2022. Nota Técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito Raça/Cor/Etnia. - [Brasília]: </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Conselho Federal de Serviço Social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, 2012. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>NOTA TÉCNICA N° 33</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: Sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito raça/cor/etnia/etnia/Etnia. Brasília: Cfess, 2022. 16 p. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">COUTO, Berenice Rojas [et al.]. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. 2. ed.- São Paulo: Cortez, 2011. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">COSTA, Emília Viotti da. O Mito da Democracia Racial no Brasil. In: COSTA, Emília Viotti da. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Da Monarquia à República</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Unesp, 1979. Cap. 9. p. 365-385. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">COSTA, Gracyelle. Assistência Social, no enlace entre a cor e gênero dos (as) que dela</span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">necessitam. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>O social em questão</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 20, n. 38, p. 227-245, 2017.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">FALEIROS, Vicente de Paula. O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Serviço Social &amp; Sociedade</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 706-722, 2014. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GOMES, Lara Danutada Silva Amaral ; BRAGA, Iracilda Alves . A (Des)Proteção Social da População Negra no Brasil. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Revista FSA </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 1, 2024. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GONÇALVES, Renata. Quando a questão racial é o nó da questão social. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>R. Katálysis</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 514-522, 2018. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GUERRA, Yolanda. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>A instrumentalidade do serviço social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. 10. ed. -- São Paulo: Cortez, 2014. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. In: CFESS (Org.). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Capacitação em Serviço Social e Política Social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>. </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Brasília: CFESS, 2007. p. 11–38. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">HÖFLING, Eloísa de. Estado e políticas (públicas) sociais. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Cadernos Cedes </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 21, pág.</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">30-41, 2001.</span></span></span></p> <p>IAMAMOTO, M. V. Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade. In: <strong>Atribuições privativas do/a Assistente Social em questão</strong>. 2012. Disponível em: &amp;lt;www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf &amp;gt;. Acesso em 15 jul. 2018.</p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">IBGE. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Censo 2022. Rio de Janeiro: Editora IBGE, 2022. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 120, p. 131-166, 2008.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Fundamentos de Metodologia Científica. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">São Paulo. Atlas, 1993. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">LIMA, Márcia. Desigualdades raciais e políticas públicas: ações afirmativas no governo Lula. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Novos estudos CEBRAP</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 77-95, 2010. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MBEMBE, Achille. NECROPOLÍTICA. In: MBEMBE, Achille. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Política da Inimizade</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. França, Antígona, 2017. Cap. 3. p. 107-152. Tradução de Marta Lança. Disponível em: https://campodiscursivo.paginas.ufsc.br/files/2021/09/TEXTO-8-Mbembe-Pol%C3%ADticas -da-inimizade.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MENEZES, Viviane de Araújo; MOURA, Epitácio Macário. A Instrumentalidade do Processo de Trabalho do Serviço Social: por uma práxis ascendente à razão instrumental. In: VI SEMINÁRIO CETROS, 6., 2018, Fortaleza. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Anais [...]. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Fortaleza: Uece, 2018. p. 1-13. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MINAYO, M. C. S. et al. (Org). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Pesquisa Social: teoria, método e criatividade</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Petrópolis, 1995 </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Estudos Avançados</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, [S.L.], v. 36, n. 105, p. 117-129, ago. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.008. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MUNANGA, Kabengele. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Algumas considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">fundamentos antropológicos. Rev Usp. 2006; 68:46-57. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p46-57 </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Estudos avançados</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 18, p. 51-66, 2004. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">NÚCLEO DE INOVAÇÃO SOCIAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>NOTA TÉCNICA 49 - REDE 10 SERGIPE</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: Desigualdades Raciais e Políticas Públicas para a Juventude Negra. Sergipe: Fundação Joaquim Nabuco, 2024. 8 p. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">OLIVEIRA, Érika Cecília Soares </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>et al</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Raça e Política de Assistência Social: produção de conhecimento em psicologia social. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Psicologia</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 39, n. 2, p. 141-152, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003225556. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">REIS, Dyane Brito. Do mito ao fato: um apanhado histórico dos estudos sobre relações raciais e desigualdades educacionais. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Cadernos ANPAE</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 8, p. 1/15, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>2009</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">RODRIGUES, Luciana; MIRANDA, Gabriela da Cruz; ALMEIDA, Diângeli Strada de.</span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Perguntar para quê? quesito raça/cor no cadastro único para programas sociais. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Psicologia &amp;</strong></span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Sociedade</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 34, p. e237658, 2022.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SILVA, Cecília Fuzioka da </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>et al</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Racismo Estrutural e Autodeclaração: o quesito raça/cor/etnia/etnia em questão no serviço social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL-ENPESS, 17., 2022, Rio de Janeiro. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Anais [...]. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Rio de Janeiro: Enpess, 2022. p. 1-18.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SILVA, Monica. As políticas de igualdade racial no Brasil: Da formação da agenda ao</span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">desmantelamento. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Enepcp</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, 2023.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Sociologias</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 20-45, 2006.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SOUZA, Jessé. Raça ou classe? Sobre a desigualdade brasileira. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Lua Nova: Revista de Cultura e Política</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 43-69, 2005. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SOUZA, Vanderlei Sebastião de</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Eugenia, racismo científico e antirracismo no Brasil: debates sobre ciência, raça e imigração no movimento eugênico brasileiro (1920-1930). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Revista Brasileira de História</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, São Paulo, v. 42, n. 89, p. 1–24, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n89-06. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">VALE, Malu Ribeiro Vale. Quesito raça/cor/etnia: quesito raça/cor/etnia/etnia: entre entraves e enlaces na aplicação no cotidiano profissional do assistente social. In: 16° CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2019, Brasília. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Anais [...]. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Brasília: Cbas, 2019. p. 1-7.</span></span></span></p> 2025-07-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18493 Intelectuais negros e a educação 2025-08-01T20:33:48+00:00 Lilian Angélica da Silva Souza Souza profa.lilian.assouza@gmail.com Deivi Ferreira da Silva Matos s.davidmattos@gmail.com Camylla Neto Saldanha da Fonseca fonseca.camylla@gmail.com Letícia Silva de Abreu leticiabreufrj@gmail.com Luiza Guimarães Oliveira luizaguimaraesoliveira98@gmail.com Beatriz Sabino Estanqueiro beatrizestanqueiro@gmail.com <p>Education is a dimension of life in society. However, throughout history, it has been shaped and interpreted through the Eurocentric lenses of whiteness, both inside and outside the university. For this reason, this article addresses the meanings of education, focusing on black epistemologies. This is an essay, carried out through a bibliographic review, which highlights the need to shed light on black intellectuals, favoring a democratic, popular, anti-racist and decolonial analysis of education.</p> 2025-08-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18429 Diversidade humana, movimentos sociais e serviço social na realidade lusófona 2025-07-24T21:57:43+00:00 Sidimara Cristina de Souza sidimara.cristina@ufvjm.edu.br João Bôsco Hora Góis Góis jbhg@uol.com.br André Augusto Pereira Brandão andre_brandao@id.uff.br <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">The article discusses the trajectory of Brazilian Social Work in its dialogue with Marxist theory and social struggles, analyzing how issues such as gender, race, sexuality, generation, and disability have been incorporated unequally over time. It highlights advances and limitations in the profession's construction of a critical and intersectional understanding of the multiple expressions of the social question. The text also emphasizes the importance of social movements and ethical-political guidelines in affirming human diversity as a structuring dimension of professional praxis. Based on current data, it reveals the asymmetry in the institutionalization of these themes in academic production and advocates for the strengthening of critical, plural, and socially committed approaches to human emancipation.</span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>Keywords:</strong></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"> Human diversity; Social question; Intersectionality.</span></span></span></p> 2025-08-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18320 Serviço Social, Políticas Sociais e os desafios da Interseccionalidade 2025-07-25T19:13:20+00:00 Matheus Moreira Soares mathmoreirasoares@gmail.com Rachel Gouveia Passos rachel.gouveia@gmail.com Jéssica Helena Vaz Malaquias jessicamalaquiasunb@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Intersectionality is a widely discussed analytical tool that points toward a horizon of feminist and antiracist actio</span><span style="font-weight: 400;">n. Initially introduced by social movements advocating for Black women in the United States, the concept can be incorpor</span><span style="font-weight: 400;">ated into Social Work practices in Brazil through the actions of social workers within existing social policies. The challenges of incorporating intersectionality into the design, implementation, evaluation, and monitoring of public policies are profound and reflect the complexity of interactions among social markers and the inequalities shaped by power systems that create such conditions for certain groups in society. This article discusses, through excerpts from the book Quarto de Despejo: diário de uma favelada by Carolina Maria de Jesus, how it's possible to approach intersectional action in the field of Social Work through concrete situations and the life stories in which individuals are embedded.</span></p> 2025-08-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18396 Instituto Koké-Pataxí 2025-07-24T22:02:19+00:00 Raquel Mota Mascarenhas Pataxó rmmascarenhas.ufop@gmail.com <p>This report presents a professional experience developed Koké-Pataxí Institute, an outreach program linked to teaching and research initiatives, which aims to promote Indigenous recovery in the present space and time. Coordinated by pataxó, indigenous, woman, social worker, and professor of Social Work at a public higher education institution, the program aims to foster interaction between universities and indigenous peoples and contribute to anti-racist training in Brazilian Social Work.</p> 2025-08-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18492 HORIZONTES DA PRÁXIS ANTIRRACISTA NO SERVIÇO SOCIAL EM CONTEXTOS LUSÓFONOS 2025-08-01T18:22:47+00:00 Greyssy Kelly de Souza Araujo de Souza greyssyaraujo@unilab.edu.br Nathália Diorgenes Ferreira Lima nathaliadiorgenes@unilab.edu.br Daniel de Souza Campos daniel.ufano@gmail.com Amor António Monteiro feno.amor@ucan.edu Simão João Samba sisamba2@hotmail.com <p>A complexidade das<strong>&nbsp;estruturas raciais e das desigualdades étnico-raciais nos países e comunidades lusófonas</strong>&nbsp;exige do Serviço Social uma atuação profissional qualificada, fundamentada e orientada por princípios ético-políticos que promovam a justiça social, a equidade e a democracia. Nesse sentido, a compreensão das nuances históricas, culturais e socioeconômicas desses contextos, incluindo as interseccionalidades entre relações étnico-raciais, gênero e classe, é essencial para o desenvolvimento de práticas interventivas antirracistas eficazes.</p> <p>Nesse sentido, a&nbsp;<strong>Revista Mutações&nbsp;</strong>convidou à reflexão e à partilha de experiências que articulassem a formação acadêmica e o trabalho profissional em territórios marcados pela herança colonial, patriarcal e escravista, dando ênfase também às diretrizes ético-políticas da profissão e as estratégias de organização da categoria profissional do Serviço Social nos países de língua portuguesa. Sob esta perspectiva, as produções foram assimiladas com base nos seguintes Eixos Temáticos:</p> <ol> <li><strong>Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológicos e Ético-Político do Serviço Social na Lusofonia:</strong>Análise da gênese, das matrizes teóricas, dos pressupostos ético-políticos e dos desafios contemporâneos dos processos de trabalho e da prática cotidiana nos países de língua portuguesa.</li> <li><strong>Realidade Lusófona e expressões da Questão Social:&nbsp;</strong>Análises das manifestações da questão social nos países lusófonos, com foco nas intersecções entre marcadores sociais da diferença, a exemplo de raça, etnia, gênero, classe, envelhecimento e saúde mental.</li> <li><strong>Estado, Políticas Sociais e Necropolítica:</strong>Análises do papel do Estado e das políticas sociais na produção e reprodução das desigualdades sociais nos países lusófonos, com ênfase nas manifestações da necropolítica e do biopoder.</li> <li><strong>Processos Formativos, Currículos e desafios Teórico-Metodológicos:</strong>Análises críticas dos processos formativos em Serviço Social nos países de língua portuguesa, considerando as configurações curriculares e os desafios teóricos e metodológicos inerentes à profissão.</li> <li><strong>Racismo, Maternagem e Aborto em contextos Lusofonos:</strong>Análises das intersecções entre racismo, classe, maternagem e aborto na perspectiva da justiça reprodutiva, que complexificam o acesso a direitos e a dignidade de mulheres nos Países de Língua Portuguesa.</li> <li><strong>Trabalho, Neoliberalismo e Masculinidades Negras:</strong>Análise das relações entre as transformações no mundo do trabalho sob o neoliberalismo e as construções de masculinidades numa perspectiva plural e racializada, considerando suas implicações para o Serviço Social.</li> </ol> <p>Buscaram-se contribuições que elucidem as conexões e os desafios inerentes a esses 6 (seis) eixos fundamentais em prol do fortalecimento do Serviço Social no espaço lusófono, considerando as relações étnico-raciais como elemento central na análise do trabalho profissional nesses territórios.</p> <p>Com o intuito de ampliar o conhecimento acerca da formação e trabalho do Serviço Social em contextos lusófonos, convidou-se profissionais, docentes, pesquisadoras e pesquisadores africanos, latino-americanos, asiáticos e europeus a submeterem produções que abordassem a temática da formação e do trabalho em Serviço Social nas suas múltiplas possibilidades e interseccionalidades, no formato de artigos nas modalidades:&nbsp;<strong>a) pesquisas acadêmicas na pós-graduação, devidamente autorizada por comitê de ética; b) relatos de experiências e trajetórias profissionais; c) transcrições de palestras e conferências; d) pesquisas bibliográficas e documentais.</strong></p> <p>&nbsp;</p> <p>Uma excelente leitura!</p> 2025-07-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM