Revista Eletrônica Mutações //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Eletrônica Mutações (RELEM)</strong> é um periódico científico-tecnológico semestral (com publicação de edições especiais e suplementares) ligado à <strong>Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos - NEPAM/UFAM: </strong><a title="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719</a><strong>; </strong>ao <strong>Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Trabalho, Saúde e Serviço Social - NEPTRASS/UFAM:</strong> <a title="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462</a> <strong>e ao Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). </strong>Reúne trabalhos inéditos relacionados à cultura, linguagem e espacialidade. As edições se constituem na forma de dossiês temáticos (artigos científicos, resenhas, reportagens, visualidades e entrevistas), com temas relacionados à linguagem (discursos e conteúdos), cultura (comunicação, mídia e cibercultura) e espacialidade (territorialidades, representações e espaços vividos). <strong>Tendo como propósito fomentar diálogos interdisciplinares</strong>, o periódico objetiva publicar textos que levam em consideração o fato dos ambientes sociais representarem modelos políticos e econômicos e, portanto, expressarem lutas e conflitos disseminados no cotidiano.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Eletrônica Mutações (ISSN Eletrônico 2178-7018) foi classificada pelo Sistema Qualis-Periódico da CAPES no Quadriênio 2017/2020 e apresenta o <em><strong>QUALIS CAPES: B3 (Comunicação e Informação, Engenharias III, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Serviço Social e Sociologia.</strong></em></p> <p style="text-align: justify;">No Quadriênio 2014/2016, no estrato B4 nas áreas de Geografia, Interdisciplinar e Planejamento Urbano e Regional / Demografia, no estrato B5 na área de Ciências Ambientais, Comunicação e Informação, Psicologia, Sociologia e no estrato C na área de Linguística e Literatura.</p> <p style="text-align: justify;"><em><strong>Está em processo de revisão da política editorial de modo a ampliar o espectro de alcance científico.</strong></em></p> pt-BR relemufam@gmail.com (Gladson Rosas Hauradou; Renan Albuquerque Rodrigues & Amor António Monteiro) jregiscaria@gmail.com (Josiano Régis Caria) Fri, 25 Aug 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Entre partidas e partilhas //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13177 <p>Brandão...</p> <p>Tecer versos sobre partidas</p> <p>nunca foi meu forte.</p> <p>Gosto mesmo é de escrever sobre as partilhas:</p> <p>não daquelas que dividem,</p> <p>mas das que buscam pelo com,</p> <p>o com dos compartilhamentos.</p> <p>Brandão...</p> <p>Seja em versos ou em prosas,</p> <p>suas escrevivências sempre nos ensinam muito:</p> <p>a importância da escuta,</p> <p>o valor do diálogo,</p> <p>o papel da luta,</p> <p>o sentido do estar com.</p> <p>Brandão...</p> <p>Entre palavras-ações,</p> <p>você integrava saberes, práticas e utopias.</p> <p>Sempre lembraremos da sua paixão pela cultura do povo,</p> <p>da sua vocação literária,</p> <p>da sua antropologia militante,</p> <p>do seu projeto de educação popular.</p> <p>Brandão...</p> <p>Sua partida me enche de ambivalências.</p> <p>Anoitece e fico fitando o céu,</p> <p>imaginando qual das estrelas você se tornou.</p> <p>Lido com as lágrimas,</p> <p>com o luto de saber que nunca mais te encontrarei</p> <p>pelos cantos e recantos dos nossos Brasis.</p> <p>Brandão...</p> <p>Ao mesmo tempo, memórias me invadem:</p> <p>relembro o quanto você está entre nós,</p> <p>o quanto seu legado semeou</p> <p>e continua semeando</p> <p>tantas bonitezas,&nbsp;alegrimias, bem-viveres.</p> <p>Sorrio, pela sensação de gratidão por continuar conosco.</p> <p>Brandão...</p> <p>Saiba que muitos pássaros,</p> <p>por aqui, por ali, por acolá,</p> <p>continuarão praticando o que aprendemos com você:</p> <p>plantaremos palavras-sementes,</p> <p>construiremos uma educação popular,</p> <p>brandaremos por uma sociedade justa!</p> <p>&nbsp;</p> <p>Obrigado, eterno Carlos Rodrigues Brandão!</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> César Augusto Paro Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13177 Thu, 24 Aug 2023 00:00:00 +0000 Usando a pesquisa participativa baseada na comunidade para abordar as disparidades de saúde //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13178 <p>A pesquisa participativa de base comunitária (CBPR) emergiu nas últimas décadas como um paradigma alternativo de pesquisa, que integra educação e ação social para melhorar a saúde e reduzir as disparidades em saúde. Mais do que um conjunto de métodos de pesquisa, o CBPR é uma orientação para a pesquisa que se concentra nas relações entre parceiros acadêmicos e comunitários, com princípios de co aprendizagem, benefício mútuo e compromisso de longo prazo e incorpora teorias, participação e práticas comunitárias nos esforços de pesquisa. À medida que a CBPR amadurece, tensões se tornaram reconhecidas que desafiam a mutualidade da relação de pesquisa, incluindo questões de poder, privilégio, participação, consentimento da comunidade, discriminação racial e/ou étnica e o papel da pesquisa na mudança social. Este artigo focaliza esses desafios como um contexto dinâmico e em constante mudança da relação pesquisador-comunidade, fornece exames desses paradoxos do trabalho em comunidades indígenas, discute as evidências de que o CBPR reduz as disparidades e recomenda transformar a cultura da academia para fortalecer as relações de pesquisa colaborativa.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: pesquisa participativa de base comunitária; poder e privilégio; disparidades raciais e étnicas em saúde.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Referências</strong></p> <p><em>Agency for Healthcare Research and Quality. (2005). 2004 national healthcare disparities report (2nd ed.). Retrieved February 2005, from </em><a href="http://www.qualitytools.ahrq.gov/disparities"><em>www.qualitytools.ahrq.gov/disparities</em></a><em> report/documents/ nhdr2004.pdf</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>American Indian Law Center. (1999). Model tribal research code: With materials for tribal regulation for research and checklist for Indian Health Boards (3rd ed.). Albuquerque, NM: American Indian Law Center. Retrieved October 2, 2005, from http:// lawschool.unm.edu/ailc/publications.htm </em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Arnstein, S. R. (1969). A ladder of citizen participation. Journal of American Instructional Planners, 35, 216-224.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Auerbach, E., &amp; Wallerstein, N. (2004). Connecting local and global action: The role of pedagogy in social change. In N. Wallerstein &amp; E. Auerbach (Eds.), Problem-posing at work: A popular educators’ guide (pp. 73-88). Edmonton, Canada: Grassroots Press.</em></p> <p><em>Bishop, A. (2002). Becoming an ally: Breaking the cycle of oppres- sion in people. London: Zed Books.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Blumenthal, D. S., &amp; DiClemente, R. J. (2004). Community-based health research: Issues and methods. New York: Springer.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Boursaw, B., Oetzel, J., Dickson, E., Thein, T., Sanchez-Youngman, S., Peña, J., Parker, M., Magarati, M., Littledeer, L., Duran, B., Wallerstein, N., (2021) Psychometrics of measures of community-academic research partnership practices and outcomes, American Journal of Community Psychology, </em><em>67</em><em>(3-4), 256-270. </em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Brandt, A. M. (1978). Racism and research: The case of the Tuskegee syphilis study. Hastings Center Report, 8(6), 21-29.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Braveheart, M., &amp; DeBruyn, L. (1998). The American Indian holo- caust: Healing historical unresolved grief. American Indian Alaskan Native Mental Health Research, 8(2), 56-78.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Brown, L., &amp; Vega, W. (2003). A protocol for community based research. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based participatory research in health (pp. 407-409). San Francisco: Jossey Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Buchanan, B. R., Miller, F. G., &amp; Wallerstein, N. B. (2006). Ethical issues in community based participatory research: Balancing rig- orous research with community participation. Manuscript sub- mitted for publication.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Butterfoss, F. D., &amp; Kegler, M. C. (2002). Toward a comprehensive understanding of community coalitions. In R. J. DiClemente, R. A. Crosby, &amp; M. C. Kegler (Eds.), Emerging theories in health promotion practice and research (pp. 157-193). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Calleson, D., Seifer, S. D., &amp; Maurana, C. (2002). Forces affecting community involvement of Academic Heath Centers: Perspectives of institutional and faculty leaders. Academic Medicine, 77(1), 72-81.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Chavez, V., Duran, B., Baker, Q., Avila, M., &amp; Wallerstein, N. (2003). The dance of race and privilege in community based participatory research. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based participatory research in health (pp. 81-97). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Community-Campus Partnerships for Health. (2003). Developing and sustaining community–university partnerships for health research: Infrastructure requirements. National Institute of Health Report. Retrieved August 18, 2004, from </em><a href="http://www.ccph.info/"><em>www.ccph.info/</em></a></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Constantino, L., &amp; Dias Leite, P. (2005, June 25). Governo da dez dias para quebrar patente [Government provides ten days to break the patent]. Folha Cotidiano, Folha de Sao Paulo, p. C1.</em></p> <p><em>Cooke, B., &amp; Kothari, U. (Eds.). (2001). Participation: The new tyranny. London: Zed Books.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Duran, B., Duran, E., &amp; Yellow Horse Braveheart, M. (1998). Native Americans and the trauma of history. In R. Thornton (Ed.), Studying native America: Problems and prospects in Native American stud- ies (pp. 60-76). Madison: University of Wisconsin Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Duran, B., &amp; Walters, K. (2004). HIV/AIDS prevention in Indian country”: Current practice, indigenist etiology models and post- colonial approaches to change. AIDS Education and Prevention, 16(3), 187-201.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Eng, E., Briscoe, J., &amp; Cunningham, A. (1990). Participation effect from water projects on EPI. Social Science and Medicine, 30(12), 1349-1358. </em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Fals-Borda, O. (2001), Participatory (action) research in social theory: Origins and challenges. In P. Reason &amp; H. Bradbury (Eds.), Handbook of action research (pp. 27-37). London: Sage.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Fals-Borda, O., &amp; Rahman, M. A. (1991). Action and knowledge: Breaking the monopoly with participatory action research. London: Intermediate Technology Publications, New York: Apex Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Farquhar, S. A., &amp; Wing, S. (2003). Methodological and ethical considerations in community-driven environmental justice research: Two case studies from rural North Carolina. In M. Minkler &amp; N.&nbsp; Wallerstein&nbsp; (Eds.),&nbsp; Community&nbsp; based&nbsp; research &nbsp;for&nbsp; health (pp. 221-241). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Fawcett, S. B., Paine-Andrews, A., Francisco, V. T., Schultz, J. A., Richter, K. P., Lewis, R. K., et al. (1995). Using empowerment theory in collaborative partnerships for community health and development. American Journal of Community Psychology, 23(5), 677-697.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Fisher, P. A., &amp; Ball, T. J. (2003). Tribal participatory research: Mechanisms of a collaborative model. American Journal of Com- munity Psychology, 32(3/4), 207-216.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Fisher, P. A., &amp; Ball, T. J. (2005). Balancing empiricism and local cultural knowledge in the design of prevention research. Journal of Urban Health, 82(2 Suppl. 3), iii44-55.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Foucault, M. (1980). Power/knowledge: Selected interviews and other writings, 1972-1977. New York: Pantheon Books.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Goodman, R. M. (2001). Evaluation of community-based health programs: An alternative perspective. In N. Schneiderman (Ed.), Integrative&nbsp; behavioral&nbsp; and&nbsp; social&nbsp; sciences&nbsp; with&nbsp;&nbsp; public&nbsp;&nbsp; health (pp. 293-306). Washington, DC: American Psychological Association Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Green, L. W. (2003). Tracing federal support for participatory research in public health. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based research for health (pp. 410-418). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Green, L. W., George, A., Daniel, M., Frankish, C. J., Herbert, C. P., Bowie, W. R., et al. (2003). Guidelines for participatory research in health promotion. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based participatory research in health (pp. 419-428). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Gutierrez, L. M., &amp; Lewis, E. A. (2005). Education, participation, and capacity building in community organizing with women of color. In M. Minkler (Ed.), Community organizing and community building for health (2nd ed., pp. 240-253). New Brunswick, NJ: Rutgers University Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Habermas, J. (1978). Knowledge and human interests (2nd ed.). London: Heinemann Educational.</em></p> <p><em>Hall, G. C. (2001). Psychotherapy research with ethnic minorities: Empirical, ethical, and conceptual&nbsp; issues.&nbsp; Journal&nbsp; of&nbsp; Consulting and Clinical Psychology, 69(3), 502-510.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Holden, D. J., Messeri, P., Evans, W. D., Crankshaw, E., &amp; Ben- Davies, M. (2004). Conceptualizing youth empowerment within tobacco control. Health Education &amp; Behavior, 31(5), 548-563.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Horton, M. (1998). The long haul: An autobiography. New York: Teachers College Press.</em></p> <p><em>Indian Health Service. (2004) Indian Health Service research program, Native American Research Centers for Health. Retrieved August 18, 2004, from </em><a href="http://www.ihs.gov/medicalprograms/Research/"><em>www.ihs.gov/medicalprograms/Research/</em></a><em> NARCH/narch.cfm</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Institute of Medicine. (2002a). Unequal treatment: Confronting racial and ethnic disparities in health care. National Academies Press. Retrieved August 29, 2005, from </em><a href="http://www.nap.edu/nap-cgi/"><em>www.nap.edu/nap-cgi/</em></a><em> skimit.cgi?isbn=030908265X&amp;chap=1-28</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Institute of Medicine. (2002b). Who will keep the public healthy: Educating public health professionals for the 21st century. Washington, DC: National Academies Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Isham, J., Narayan, D., &amp; Pritchett, L. (1995). Does participation improve performances? Establishing causality with subjective data. World Bank Economic Review, 9(2), 175-200.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Israel, B. A., Eng, E., Schulz, A. J., &amp; Parker, E. A. (2005). Methods in community-based participatory research for health. San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Israel, B. A., Schulz, A. J., Parker, E. A., Becker, A. B., Allen, A. J., &amp; Guzman, R. (2003). Critical issues in developing and following community based participatory research principles. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based participatory research for health (pp. 53-76). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Jewkes, R., &amp; Murcott, A. (1998). Community representatives: Representing the “community”? Social Science Medicine, 46(7), 843-858.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Jones, C. (2000). Levels of racism: A theoretic framework and a gar- dener’s tale. American Journal of Public Health, 90, 1212-1214.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Labonte, R. (2005). Community, community development, and the forming of authentic partnerships: Some critical reflections. In M. Minkler (Ed.), Community organizing and community building for health (pp. 88-102). New Brunswick, NJ: Rutgers University Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Lerner, R. M., &amp; Thompson, L. S. (2002). Promoting healthy ado- lescent behavior and development: Issues in the design and eval- uation of effective youth programs. Journal of Pediatric Nursing, 17(5), 338-344.</em></p> <p><em>Lewin, K., (1948).&nbsp; Action&nbsp; research&nbsp; and&nbsp; minority&nbsp; problems. In G. W. Lewin (Ed.), Resolving social conflicts (pp. 143-152). New York: Harper.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Lucero, J, Boursaw, B., Eder, M., Greene-Moton, E., Wallerstein, N., &amp; Oetzel, J. (2020) Engage for Equity: The Role of Trust and Synergy in Community-Based Participatory Research. Health Education and Behavior, 47(3): 372-379.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Macdonnel, D. (1986). Theories of discourse: An introduction. Oxford and Cambridge, UK: Basil Blackwell.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Maltrud, K., Polacsek, M., &amp; Wallerstein, N., (1997). Participatory evaluation workbook for community initiatives: A tool kit for healthy communities in New Mexico. Albuquerque: University of New Mexico, MPH Program.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Manikutty, S. (1997). Community participation: So what? Evidence from a comparative study of two rural water supply and sanita- tion projects in India. Development Policy Review, 15(2), 115-140.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>McIntosh, P. (1989). White privilege: Unpacking the invisible knapsack. In M. McGoldrick (Ed.), Re-visioning family therapy: Race, culture, and gender in clinical practice (pp. 147-152). New York: Guilford.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>McQueen, D. V. (2001). Strengthening the evidence base for health promotion. Health Promotion International, 16(3), 261-268.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Miller, R. L., &amp; Shinn, M. (2005). Learning from communities: Overcoming difficulties in dissemination of prevention and promo- tion efforts. American Journal of Community Psychology, 35(3/4), 169-183.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Minkler, M. (Ed.). (2005). Community organizing and community building for health. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Minkler, M., &amp; Wallerstein, N. (Eds.). (2003). Community based participatory research in health. San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Moorman, P. G., Skinner, C. S., Evans, J. P., Newman, B., Sorenson,</em></p> <ol start="1354"> <li class="show"><em> R., Calingaert, B., et al. (2004). Racial differences in enrolment in a cancer genetics registry. Cancer Epidemiology, Biomarkers &amp; Prevention: A publication of the American Association for Cancer Research, cosponsored by the American Society of Preventive Oncology, 13(8), 1349-1354.</em></li> </ol> <p><em>&nbsp;</em><em>Moreno, F., &amp; Rhine, G. (Producer), &amp; Rhine, G. (Writer). (1991). Wiping the tears of seven generations [Documentary Film]. United States: Kifaru Productions. Available at </em><a href="http://www.kifaru.com/"><em>www.kifaru.com/</em></a></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Murthy, V. H., Krumholz, V. H., &amp; Gross, C. P. (2004). Participation in cancer clinical trials: race-, sex-, and age-based disparities. Journal of the American Medical Association, 291(22), 2720-2726.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Narayan, D. (1992). The contribution of people’s participation to rural water supply: Findings from 122 projects. Washington, DC: World Bank.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Norris, T. (1997). The community indicators handbook: Measuring progress toward healthy and sustainable communities. Boulder, CO: Redefining Progress.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Oetzel, J.G., Boursaw, B., Magarati, M., Dickson, E., Sanchez-Youngman, S., Morales, L., Kastelic, S., Eder, M., Wallerstein, N., Exploring Theoretical Mechanisms of Community-Engaged Research: Modeling Commitment to Collective Empowerment, Synergy, and Community Engagement in Research Actions through a National Study of Community-Academic Partnerships, International Journal for Equity in Health<strong>, </strong></em><em>(2022) 21:59 https://doi.org/10.1186/s12939-022-01663-y</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Ong, A. (1987). Spirits of resistance and capitalist discipline: Factory women in Malaysia. Albany: State University of New York Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Ortiz, K., Nash, J., Shea, L., Oetzel, J., Garoutte, J., Sanchez-Youngman, S., <strong>Wallerstein, N., </strong>(2020). Partnerships, Processes, and Outcomes: A Health Equity-Focused Scoping Meta-Review of Community Engaged Scholarship, <u>Annual Review of Public Health</u>, 41:177-199. </em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Parker, M., Wallerstein, N., Duran, B., Magarati, M., Burgess, E., Sanchez-Youngman, S., Boursaw, B., Heffernan, A., Garoutte, J. &amp; Koegel, P. (2020). Engage for Equity; Development of Community-based Participatory Research Tools. <u>Health Education and Behavior</u>&nbsp; 47 (3): 359-372.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Pan American Health Organization. (2004). Participatory evalua- tion of healthy municipalities: A practical resource kit for action (Field-testing version). Washington, DC: Author.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Parker, E., Margolis, L. H., Eng, E., &amp; Renriquez-Roldan, C. (2003). Assessing the capacity of health departments to engage in community-based participatory&nbsp; public&nbsp; health.&nbsp; American&nbsp; Journal of Public Health, 93(3), 472-476.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Pierce, C., &amp; Rhine, G. (Producer), &amp; Rhine, G. (Writer). (1995). The red road to sobriety&nbsp; [Documentary&nbsp; Film].&nbsp; United&nbsp; States: Kifaru Productions. Available at </em><a href="http://www.kifaru.com/"><em>www.kifaru.com/</em></a></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Potkonjak, M. (2004, March 17). Havasupai tribe files $50 M law- suit against Arizona State University. East Valley Tribune. Retrieved July 4, 2004, from </em><a href="http://www.irbforum.com/forum/read/2/54/54"><em>www.irbforum.com/forum/read/2/54/54</em></a></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Rifkin, S. B., Muller, J., &amp; Bichmann, W. (1988). Primary health care: On measuring participation. Social Science and Medicine, 26, 931-940.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Sanchez-Youngman, S., Boursaw, B., Oetzel, J., Kastelic, S., Scarpetta, M., Devia, C., Belone, L, Wallerstein, (2021) N. </em><em>Structural Community Governance: Importance for Community-Academic Research Partnerships, <u>American Journal of Community Psychology,</u> 67(3-4), 271-283.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Scott, J. (1990). Domination and the arts of resistance: Hidden transcripts. New Haven, CT: Yale University Press.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Seifer, S. (2003). Documenting and assessing community based scholarship: Resources for faculty. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.),&nbsp; Community&nbsp; based&nbsp; participatory&nbsp; research&nbsp; for&nbsp;&nbsp; health (pp. 429-443). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Spivak, G. (1988). Can the subaltern speak? In C. Nelson and L. Grossberg (Eds.), Marxism and the Interpretation of Culture (pp. 271-313). Urbana: University of Illinois.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Stewart, A. J., &amp; McDermott, C. (2004). Gender in psychology. Annual Review of Psychology, 55, 519-544.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Sullivan Commission. (2004). Missing persons: Minorities in the health professions. A report of the Sullivan Commission on Diversity in the Healthcare Workforce. Retrieved August 29, 2005, from http://admissions.duhs.duke.edu/sullivancommission/documents/ Sullivan_Final_Report_000.pdf</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Swazo, N. K. (2005). Research integrity and rights of indigenous peoples: Appropriating Foucault’s critique of knowledge/power. Studies in History and Philosophy of Biological and Biomedical Sciences, 36(3), 568-584.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Tervalon, M., &amp; Murray-Garcia, J. (1998). Cultural humility vs. cultural competence: A critical distinction in defining physician training outcomes in medical education. Journal of Health Care for the Poor and Underserved, 9(2), 117-125.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Tilley, C. (Ed.). (1990). Reading material culture: Structuralism, hermeneutics, and post-structuralism, Oxford, UK: Basil Blackwell.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Tuhiwei Smith, L. (1999). Issues in indigenous research: Decolo- nizing methodologies research and indigenous people. London and New York: Zed Books.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Turning Point. (2003). Thirteen policy principles for advancing collaborative activity among and between tribal communities and surrounding jurisdictions. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based participatory research in health (pp. 436-437). San Francisco: Jossey Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Viswanathan, M., Ammerman, A., Eng, E., Gartlehner, G., Lohr, K. N., Griffith, D., et al. (2004). Community-based participatory research: Assessing the evidence (Summary, Evidence Report/Technology Assessment No. 99, AHRQ Publication 04-E022-1). Rockville, MD: Agency </em></p> <p><em>for Healthcare Research and Quality.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N. (1999). Power dynamics between researcher and community: A case study of New Mexico’s healthier communi- ties. Social Science and Medicine, 49, 39-53.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N. (2006). Evidence of effectiveness of empowerment interventions to reduce health disparities and social exclusion. Copenhagen, Denmark: World Health Organization, Health Evidence Network. Available at </em><a href="http://www.euro.who.int/HEN/syntheses/"><em>www.euro.who.int/HEN/syntheses/</em></a><em> empowerment/20060119_10</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N., &amp; Duran, B., (2003). The conceptual, historical and practice roots of community based participatory research and related participatory traditions. In M. Minkler &amp; N. Wallerstein (Eds.), Community based participatory research in health (pp. 27-52). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N., Duran, B., Aguilar, J., Belone Joe, L., Loretto, F., Padilla, R., et al. (2003). Jemez Pueblo: Built and social-cultural environments and health within a rural American Indian com- munity in the Southwest. American Journal of Public Health, 93(9), 1517-1518.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N., Duran, B., Minkler, M., &amp; Foley, K. (2005). Developing and maintaining partnerships with communities. In B. Israel, E. Eng, A. Schulz, &amp; E. Parker (Eds.), Methods in com- munity based participatory research methods (pp. 31-51). San Francisco: Jossey-Bass.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N., Prefacio (2018), in <u>Pesquisa Participativa em Saúde: Vertentes e Veredas,</u> (editors): Ferraz de Toledo, R., Etsuko da Costa Rosa, T., Mezzomo Keinert, T., Cortizo, C.T.,&nbsp; São Paulo, Instituto de Saúde. </em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N., Oetzel, J., Duran, B., Magarati, M., Pearson, C., Belone, L., Davis, J., Dewindt, L., Lucero, J., Ruddock, C., Sutter, E., Villegas, M., Dutta., M. Culture-Centeredness in Community Based Participatory Research: Its Impact on Health Intervention Research, Health Education Research, 2019, 34(4), 372-388. doi: 10.1093/her/cyz021, PMID:&nbsp;31237937</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Wallerstein, N., Oetzel, J., Sanchez-Youngman, S., Boursaw, B., Dickson, E., Kastelic, S., Koegel, P., Lucero, J., Magarati, M., Ortiz, K., Parker, M., Peña, J., Richmond, A., Duran, B., (2020). </em><em>Engage for Equity: A Long-Term Study of Community Based Participatory Research and Community Engaged Research Practices and Outcomes, <u>Health Education and Behavior, </u>47(3): 380-390.</em></p> <p><em>&nbsp;</em><em>Whitbeck, L. B., Adams, G. W., Hoyt, D. R., &amp; Chen, X. (2004). Conceptualizing and measuring historical trauma among American Indian people. American Journal of Psychology, 33(3/4), 119-130.</em></p> Nina B. Wallerstein, Bonnie Duran; Nilza Rogéria de Andrade Nunes Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13178 Thu, 24 Aug 2023 00:00:00 +0000 Pesquisar COM como potência de aprendizagem social //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306 <p>O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Pesquisa participativa; Extensão universitária; Educação do campo; Resiliência socioecológica; Governança ambiental.</p> <p> </p> <p><strong>Referências </strong></p> <p>ATHAYDE, S.; BERNASCONI, P.; BARTELS, W.; SELUCHINESK, R. D. R.; BUSCHBACHER, R. Avaliação da resiliência socioecológica como ferramenta para a gestão da fronteira amazônica: experiências e reflexões. <strong>Sustentabilidade em Debate</strong>. Brasília, v. 7, n. 2, p. 14-19, mai/ago 2016. Disponível em: <a title="https://uftcd.org/wp-content/uploads/2017/10/ACLI_Resilience_Book.pdf" href="https://uftcd.org/wp-content/uploads/2017/10/ACLI_Resilience_Book.pdf">https://uftcd.org/wp-content/uploads/2017/10/ACLI_Resilience_Book.pdf</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>BUSCHBACHER, R. A teoria da resiliência e os sistemas socioecológicos: como se preparar para um futuro imprevisível? <strong>Boletim Regional, Urbano e Ambiental</strong>, n. 9, p. 11-14, jan.-jun. 2014. Disponível em: <a href="https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5561/1/BRU_n09_teoria.pdf">https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5561/1/BRU_n09_teoria.pdf</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>EE TERRA NOVA. <strong>Projeto Político Pedagógico</strong> – Curso Técnico em Agroecologia. Terra Nova do Norte. SEDUC Secretaria de Estado de Educação. Mato Grosso. 2019.</p> <p>FOLKE, C. Foreword. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). <strong>Resilience in social-ecological systems</strong>: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. xi-xii.</p> <p>FRASER, M. W.; RICHMAN, J. M.; GALINSKY, M. J.; DAY, S. H. What is intervention research? In: FRASER, M. W.; RICHMAN, J. M.; GALINSKY, M. J.; DAY, S. H. <strong>Intervention research</strong>: developing social programs. New York: Oxford University Press, 2009. 224 p.</p> <p>GALLOPÍN, G. C. <strong>Impoverishment and sustainable development</strong>. A systems approach. A report of the IISD. Winnipeg: International Institute for Sustainable Development, 1994. Disponível em: <a title="https://www.iisd.org/system/files/publications/impoverishment_and_sd.pdf" href="https://www.iisd.org/system/files/publications/impoverishment_and_sd.pdf">https://www.iisd.org/system/files/publications/impoverishment_and_sd.pdf</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>GUNDERSON, L. Ecological and human community resilience in response to natural disasters. <strong>Ecology and Society</strong>, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: <a title="http://www.ecologyandsociety.org/vol15/iss2/art18/" href="http://www.ecologyandsociety.org/vol15/iss2/art18/">http://www.ecologyandsociety.org/vol15/iss2/art18/</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>JACOBI, P. R. (org). <strong>Aprendizagem social e unidades de conservação</strong>: aprender juntos para cuidar dos recursos naturais. São Paulo: IEE/PROCAM, 2013.</p> <p>KOFINAS, G. A Adaptive Co-management in Social–Ecological Governance. In: CHAPIN III, F. S.; KOFINAS, G.; FOLKE, C. (ed.). <strong>Principles of Ecosystem Stewardship</strong>: Resilience-Based Natural Resource Management in a Changing World. Nova York: Springer Science &amp; Business Media, 2009. p. 77-101.</p> <p>KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. Introduction. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. <strong>Resilience in social-ecological systems</strong>: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 1-12.</p> <p>LÖF, A. Exploring adaptability through learning layers and learning loops. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). <strong>Resilience in social-ecological systems</strong>: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 63-77.</p> <p>LUCA, A. Q.; ANDRADE, D. F.; SORRENTINO, M. O Diálogo como Objeto de Pesquisa na Educação Ambiental. <strong>Educação e Realidade</strong>, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 589-606, maio/ago. 2012. Disponível em: <a href="http://www.ufrgs.br/edu_realidade">http://www.ufrgs.br/edu_realidade</a>. Acesso: 13 abr. 2023.</p> <p>LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. Resilience and learning: a conspectus for environmental education. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). <strong>Resilience in social-ecological systems</strong>: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 13-28.</p> <p>MAKISHI, F.; MARCELINO, S.; ARRELLAGA, M. M.; VEIGA, J. P. C.; OLIVAL, A. A. Políticas públicas e resiliência da agricultura familiar. In: OLIVAL, A. A.; RODRIGUES, C. H.; OLIVEIRA, R. E.; BUSCHBACHER, R.; BARTELS, W. (org.). <strong>Na trilha das mudanças</strong>: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. Cáceres: UNEMAT Editora, 2021. p. 200-227.</p> <p>MERÇON, J. Construyendo nuevos posibles a partir de la articulación entre resiliencia, aprendizaje social y sistema escolar. <strong>Educação</strong>, v. 39, n. 1, p. 105-112, jan./abr. 2016.</p> <p>MINAYO, M. C. S. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. <strong>Revista Brasileira de Educação Médica</strong>, v. 33, suppl. 1, p. 83-91, 2009. Disponível em: <a title="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S0100-55022009000500009&amp;lng=en&amp;nrm=iso" href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S0100-55022009000500009&amp;lng=en&amp;nrm=iso">http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S0100-55022009000500009&amp;lng=en&amp;nrm=iso</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>MURO, M.; JEFFREY, P. A critical review of the theory and application of social learning in participatory natural resource management processes. <strong>Journal of Environmental Planning and Management</strong>, v. 51, n. 3, 2008.</p> <p>PAHL-WOSTL, C.; HARE, M. Processes of Social Learning in Integrated Resources Management. <strong>Journal of Community &amp; Applied Social Psychology</strong>, 14, p. 193–206, 2004. Disponível em:<a title="https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.91.2448&amp;rep=rep1&amp;type=pdf" href="https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.91.2448&amp;rep=rep1&amp;type=pdf">https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.91.2448&amp;rep=rep1&amp;type=pdf</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>PELLING, M.; SHARPE, J.; PEARSON, L.; ABELING, T.; SWARTLING, Å. G.; FORRESTER, J.; DEEMING, H. <strong>Social Learning and Resilience Building in the emBRACE framework</strong>. Report. CRED, Louvaina, Bruxelas. 2015.</p> <p>PLUMMER, R. Social-ecological resilience and environmental education: synopsis, application, implications. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). <strong>Resilience in social-ecological systems</strong>: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 29-44.</p> <p>RESILIENCE ALLIANCE. <strong>Assessing resilience in social-ecological systems</strong>: Workbook for practitioners. Version 2.0. 2010. 54p</p> <p>ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. <strong>Psicologia</strong>: Ciência e Profissão [online]. 2003, v. 23, n. 4, pp. 64-73. Disponível em: <a title="https://www.scielo.br/j/pcp/a/XdM8zW9X3HqHpS8ZwBVxpYN/?lang=pt" href="https://www.scielo.br/j/pcp/a/XdM8zW9X3HqHpS8ZwBVxpYN/?lang=pt">https://www.scielo.br/j/pcp/a/XdM8zW9X3HqHpS8ZwBVxpYN/?lang=pt</a>. Acesso em: 12 jan. 2023.</p> <p>SANTOS, V. M. N.; JACOBI, P. R. Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. <strong>Educação e Pesquisa</strong>, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 263- 278, Ago. 2011. Disponível em: <a title="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S1517-97022011000200004&amp;lng=en&amp;nrm=iso" href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S1517-97022011000200004&amp;lng=en&amp;nrm=iso">http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S1517-97022011000200004&amp;lng=en&amp;nrm=iso</a>. Acesso em: 19 abr. 2023.</p> <p>STERLING, S. Learning for resilience, or the resilient learner? Towards a necessary reconciliation in a paradigm of sustainable education. In. KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. <strong>Resilience in social-ecological systems</strong>: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p 45-62.</p> <p>THOMAS, E. J.; ROTHMAN, J. An Integrative Perspective on Intervention Research. In: ROTHMAN, J.; THOMAS, E. J. (Ed.). <strong>Intervention Research</strong>: Design and Development for Human Service. New York: Routledge. 1994. 508 p.</p> <p>VALDANHA NETO, D.; JACOBI, P. R. Social learning as a response to disasters: a case study in the Brazilian Amazon. <strong>Environmental Education Research</strong>, v. 28, n. 1, 2022.</p> Maria Paula Pires de Oliveira, Rodolfo Antônio de Figueiredo, Diógenes Valdanha Neto Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306 Thu, 24 Aug 2023 00:00:00 +0000 Treinamento Cognitivo de Compaixão em Contexto de Vulnerabilidade Social //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12371 <p>As práticas meditativas têm evidências promotoras de saúde e qualidade de vida, contudo, são pouco acessíveis às populações vulnerabilizadas. O objetivo desse estudo foi compreender a influência da meditação em compaixão CBCT<sup>®</sup> sobre o bem-estar e a resiliência de pessoas em contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, parte de pesquisa-ação, realizado em área rural e periférica de São Paulo, Brasil. Dados foram coletados mediante entrevista individual, semidirigida, audiogravada, e analisados segundo a técnica da análise de conteúdo no software Webqda. Os resultados advindos das participantes, em sua maioria, jovens e negras, mostrou que o CBCT<sup>®</sup> promoveu o autoconhecimento, o autocuidado e o acolhimento das próprias experiências sem caráter autopunitivo, estimulando atitudes compassivas no convívio coletivo. Com consciência crítica, a resiliência contribuiu para uma maior regulação emocional. Nesse sentido, o CBCT<sup>®</sup> impactou positivamente, na percepção do bem-estar e na capacidade de resiliência, podendo assim contribuir para o engajamento e transformação de contextos de vulnerabilidade social.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Empatia; Vulnerabilidade social; Meditação; Resiliência psicológica; Terapias complementares.</p> <p> </p> <p><strong>Referências</strong></p> <p>AFONSO, Rui Ferreira. Neural correlates of meditation a review of structural and functional MRI studies. <strong>Frontiers in Bioscience</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 12, n. 1, p. 542, 2020. ISSN: 1945-0516. <a href="DOI: 10.2741/s542">DOI: 10.2741/s542</a>.</p> <p>AMARO, Hortensia. Implementing Mindfulness-Based Relapse Prevention in Diverse Populations: Challenges and Future Directions. <strong>Substance Use &amp; Misuse</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 49, n. 5, p. 612–616, 2014. ISSN: 1082-6084. <a href="DOI: 10.3109/10826084.2014.856624">DOI: 10.3109/10826084.2014.856624</a>.</p> <p>ARAUJO, Aline Corrêa De; SANTANA, Carmen Lúcia Albuquerque De; KOZASA, Elisa Harumi; LACERDA, Shirley Silva; TANAKA, Luiza Hiromi. Efeitos de um curso de meditação de atenção plena em estudantes da saúde no Brasil. <strong>Acta Paulista de Enfermagem</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 33, 2020. ISSN: 0103-2100. <a href="DOI: 10.37689/acta-ape/2020AO0170">DOI: 10.37689/acta-ape/2020AO0170</a>.</p> <p>ASH, Marcia; HARRISON, Timothy; PINTO, Melissa; DICLEMENTE, Ralph; NEGI, Lobsang Tenzin. A model for cognitively-based compassion training: theoretical underpinnings and proposed mechanisms. <strong>Social Theory &amp; Health</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 19, n. 1, p. 43–67, 2021. ISSN: 1477-8211. <a href="DOI: 10.1057/s41285-019-00124-x">DOI: 10.1057/s41285-019-00124-x</a>.</p> <p>BARDIN, Laurence. <strong>Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70</strong>. <strong>São Paulo: Edições 70</strong> 2016.</p> <p>BOFF, Leonardo. <strong>O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade</strong>. 2. ed., Petrópolis.</p> <p>BOING, Alexandra Crispim; RIBEIRO SANTIAGO, Pedro Henrique; TESSER, Charles Dalcanale; FURLAN, Ivana Leal; BERTOLDI, Andrea Dâmaso; BOING, Antonio Fernando. Prevalence and associated factors with integrative and complementary practices use in Brazil. <strong>Complementary Therapies in Clinical Practice</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 37, p. 1–5, 2019. ISSN: 17443881. <a href="DOI: 10.1016/j.ctcp.2019.07.009">DOI: 10.1016/j.ctcp.2019.07.009</a>.</p> <p>BORGES, Cristiane Jose; MUNARI, Denize Bouttelet; BIANCO, Veridiana Carvalho; DIAS, Paula Cândida da Silva; MEDEIROS, Marcelo; STACCIARINI, Jeanne-Marie Rodrigues. Pesquisa participante baseada na comunidade: fundamentos, requisitos e desafios ao pesquisador. <strong>Revista de Enfermagem da UFSM</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 9, 2019. ISSN: 2179-7692. <a href="DOI: 10.5902/2179769232536">DOI: 10.5902/2179769232536</a>.</p> <p>BUSS, Paulo. <strong>Bem-estar para todos na agenda da Saúde das Américas</strong>. 2019.</p> <p>BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. <strong>Physis: Revista de Saúde Coletiva</strong>, <em>[S. l.]</em>, 2007. ISSN: 0103-7331. <a href="DOI: 10.1590/s0103-73312007000100006">DOI: 10.1590/s0103-73312007000100006</a></p> <p>CAMPION, Maxine; GLOVER, Lesley. A qualitative exploration of responses to self-compassion in a non-clinical sample. <strong>Health &amp; Social Care in the Community</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 25, n. 3, p. 1100–1108, 2017. ISSN: 09660410. <a href="DOI: 10.1111/hsc.12408">DOI: 10.1111/hsc.12408</a>.</p> <p>CHÉTELAT, Gaël; LUTZ, Antoine; ARENAZA-URQUIJO, Eider; COLLETTE, Fabienne; KLIMECKI, Olga; MARCHANT, Natalie. Why could meditation practice help promote mental health and well-being in aging? <strong>Alzheimer’s Research &amp; Therapy</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 10, n. 1, p. 57, 2018. ISSN: 1758-9193. <a href="DOI: 10.1186/s13195-018-0388-5">DOI: 10.1186/s13195-018-0388-5</a>.</p> <p>COLLINS, Sarah V.; HINES, Anika L. Stress Reduction to Decrease Hypertension for Black Women: A Scoping Review of Trials and Interventions. <strong>Journal of Racial and Ethnic Health Disparities</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 9, n. 6, p. 2208–2217, 2022. ISSN: 2197-3792. <a href="DOI: 10.1007/s40615-021-01160-y">DOI: 10.1007/s40615-021-01160-y</a>.</p> <p>CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado De. <strong>Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências</strong>. [s.l.: s.n.]. <a href="DOI: 10.7476/9788575413531">DOI: 10.7476/9788575413531</a>.</p> <p>DALMOLIN, Indiara Sartori; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schülter Buss. Integrative and complementary practices in Primary Care: unveiling health promotion. <strong>Revista Latino-Americana de Enfermagem</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 28, 2020. ISSN: 1518-8345. <a href="DOI: 10.1590/1518-8345.3162.3277">DOI: 10.1590/1518-8345.3162.3277</a>.</p> <p>DE FRANÇA, Alexsandra. A observação participante: um panorama histórico-conceitual do uso da técnica. <strong>Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem-estar</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 6, n. 2, p. 106–117, 2022.</p> <p>DESBORDES, Gaëlle; NEGI, Lobsang T.; PACE, Thaddeus W. W.; WALLACE, B. Alan; RAISON, Charles L.; SCHWARTZ, Eric L. Effects of mindful-attention and compassion meditation training on amygdala response to emotional stimuli in an ordinary, non-meditative state. <strong>Frontiers in Human Neuroscience</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 6, 2012. ISSN: 1662-5161. <a href="DOI: 10.3389/fnhum.2012.00292">DOI: 10.3389/fnhum.2012.00292</a>.</p> <p>DIENER, Ed; CHAN, Micaela Y. Happy People Live Longer: Subjective Well-Being Contributes to Health and Longevity. <strong>Applied Psychology: Health and Well-Being</strong>, <em>[S. l.]</em>, 2011. ISSN: 17580846. <a href="DOI: 10.1111/j.1758-0854.2010.01045.x">DOI: 10.1111/j.1758-0854.2010.01045.x</a>.</p> <p>EGAN, Sarah J.; REES, Clare S.; DELALANDE, Joanna; GREENE, Danyelle; FITZALLEN, Grace; BROWN, Samantha; WEBB, Marianne; FINLAY-JONES, Amy. A Review of Self-Compassion as an Active Ingredient in the Prevention and Treatment of Anxiety and Depression in Young People. <strong>Administration and Policy in Mental Health and Mental Health Services Research</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 49, n. 3, p. 385–403, 2022. ISSN: 0894-587X. <a href="DOI: 10.1007/s10488-021-01170-2">DOI: 10.1007/s10488-021-01170-2</a>.</p> <p>ENGEN, Haakon G.; SINGER, Tania. Compassion-based emotion regulation up-regulates experienced positive affect and associated neural networks. <strong>Social Cognitive and Affective Neuroscience</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 10, n. 9, p. 1291–1301, 2015. ISSN: 1749-5024. <a href="DOI: 10.1093/scan/nsv008">DOI: 10.1093/scan/nsv008</a>.</p> <p>FELIU-SOLER, Albert; PASCUAL, Juan Carlos; ELICES, Matilde; MARTÍN-BLANCO, Ana; CARMONA, Cristina; CEBOLLA, Ausiàs; SIMÓN, Vicente; SOLER, Joaquim. Fostering Self-Compassion and Loving-Kindness in Patients With Borderline Personality Disorder: A Randomized Pilot Study. <strong>Clinical Psychology &amp; Psychotherapy</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 24, n. 1, p. 278–286, 2017. ISSN: 10633995. <a href="DOI: 10.1002/cpp.2000">DOI: 10.1002/cpp.2000</a>.</p> <p>FERRAZ, Ivana Santos; CLIMACO, Layres Canuta Cardoso; ALMEIDA, Juliane Dos Santos; ARAGÃO, Stela Almeida; REIS, Luana Araújo Dos; FILHO, Ismar Eduardo Martins. Expansão das práticas integrativas e complementares no brasil e o processo de implantação no sistema único de saúde. <strong>Enfermería actual en Costa Rica</strong>, <em>[S. l.]</em>, n. 38, 2019. ISSN: 1409-4568. <a href="DOI: 10.15517/revenf.v0i38.37750">DOI: 10.15517/revenf.v0i38.37750</a>.</p> <p>FONTANELLA, Bruno Jose Barcellos; LUCHESI, Bruna Moretti; SAIDEL, Maria Giovana Borges; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro; MELO, Débora Gusmão. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. <strong>Cad. Saúde Pública</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 27, n. 2, p. 389–394, 2011.</p> <p>GASPARONI, Caroline; PIELKE, Luciane. Pesquisa-ação: as experiências de João Bosco Guedes Pinto. <strong>Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 98, n. 250, 2019. ISSN: 0034-7183. <a href="DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2912">DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2912</a>.</p> <p>GILBERT, Paul; PROCTER, Sue. Compassionate mind training for people with high shame and self-criticism: overview and pilot study of a group therapy approach. <strong>Clinical Psychology &amp; Psychotherapy</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 13, n. 6, p. 353–379, 2006. ISSN: 10633995. <a href="DOI: 10.1002/cpp.507">DOI: 10.1002/cpp.507</a>.</p> <p>GONZALEZ-HERNANDEZ, Edgar; ROMERO, Rocio; CAMPOS, Daniel; BURYCHKA, Diana; DIEGO-PEDRO, Rebeca; BAÑOS, Rosa; NEGI, Lobsang Tenzin; CEBOLLA, Ausiàs. Cognitively-Based Compassion Training (CBCT ® ) in Breast Cancer Survivors: A Randomized Clinical Trial Study. <strong>Integrative Cancer Therapies</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 17, n. 3, p. 684–696, 2018. ISSN: 1552695X. <a href="DOI: 10.1177/1534735418772095">DOI: 10.1177/1534735418772095</a>.</p> <p>HERNÁNDEZ-TORRANO, Daniel; IBRAYEVA, Laura; SPARKS, Jason; LIM, Natalya; CLEMENTI, Alessandra; ALMUKHAMBETOVA, Ainur; NURTAYEV, Yerden; MURATKYZY, Ainur. Mental Health and Well-Being of University Students: A Bibliometric Mapping of the Literature. <strong>Frontiers in Psychology</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 11, 2020. ISSN: 1664-1078. <a href="DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01226">DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01226</a>.</p> <p>JINPA T. <strong>A Fearless Heart: How the Courage to Be Compassionate Can Transform Our Lives.</strong> Thupten Ji ed., New York: HUDSON STREET PRESS, 2016. 1689–1699 p. ISSN: 1098-6596. ISBN: 9788578110796. <a href="DOI: 10.1017/CBO9781107415324.004">DOI: 10.1017/CBO9781107415324.004</a>. Disponível em: <a href="http://promienie.net/images/dharma/books/jinpa_a-fearless-heart--penguin.pdf">http://promienie.net/images/dharma/books/jinpa_a-fearless-heart--penguin.pdf</a>.</p> <p>MACHADO, Wagner de Lara; BANDEIRA, Denise Ruschel. Bem-estar psicológico: definição, avaliação e principais correlatos. <strong>Estudos de Psicologia (Campinas)</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 29, n. 4, p. 587–595, 2012. ISSN: 0103-166X. <a href="DOI: 10.1590/S0103-166X2012000400013">DOI: 10.1590/S0103-166X2012000400013</a>.</p> <p>MARTELA, Frank; SHELDON, Kennon M. Clarifying the Concept of Well-Being: Psychological Need Satisfaction as the Common Core Connecting Eudaimonic and Subjective Well-Being. <strong>Review of General Psychology</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 23, n. 4, p. 458–474, 2019. ISSN: 1089-2680. <a href="DOI: 10.1177/1089268019880886">DOI: 10.1177/1089268019880886</a>.</p> <p>MINISTÉRIO DA SAÚDE. <strong>Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS.</strong> 2006. Disponível em: <a href="https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdfhttps://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf">https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdfhttps://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf</a>. Acesso em: 18 jul. 2020.</p> <p>MINISTÉRIO DA SAÚDE. <strong>Portaria n<sup>o</sup> 849, de 27 de março de 2017</strong>. 2017.</p> <p>OLANO, Henry A.; KACHAN, Diana; TANNENBAUM, Stacey L.; MEHTA, Ashwin; ANNANE, Debra; LEE, David J. Engagement in Mindfulness Practices by U.S. Adults: Sociodemographic Barriers. <strong>The Journal of Alternative and Complementary Medicine</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 21, n. 2, p. 100–102, 2015. ISSN: 1075-5535. <a href="DOI: 10.1089/acm.2014.0269">DOI: 10.1089/acm.2014.0269</a>.</p> <p>OLIVEIRA, João Lucas Campos De; MAGALHÃES, Ana Maria Müller De; MISUEMATSUDA, Laura. MÉTODOS MISTOS NA PESQUISA EM ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO À LUZ DE CRESWELL. <strong>Texto &amp; Contexto - Enfermagem</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 27, n. 2, 2018. ISSN: 1980-265X. <a href="DOI: 10.1590/0104-070720180000560017">DOI: 10.1590/0104-070720180000560017</a>.</p> <p>OPAS. 57.o CONSEJO DIRECTIVO 71.a SESIÓN DEL COMITÉ REGIONAL DE LA OMS PARA LAS AMÉRICAS. <em>Em</em>: 57.O CONSEJO DIRECTIVO. 71.A SESIÓN DEL COMITÉ REGIONAL DE LA OMS PARA LAS AMÉRICAS 2019, Washington, D.C. <strong>Anais</strong> [...]. Washington, D.C.: OPS; , 2019 Disponível em: <a href="https://www3.paho.org/hq/index.php?option=com_docman&amp;view=download&amp;alias=49749-cd57-12-s-strategia-pda-calidad-atencion&amp;category_slug=cd57-es&amp;Itemid=270&amp;lang=es">https://www3.paho.org/hq/index.php?option=com_docman&amp;view=download&amp;alias=49749-cd57-12-s-strategia-pda-calidad-atencion&amp;category_slug=cd57-es&amp;Itemid=270&amp;lang=es</a>. Acesso em: 18 jul. 2020.</p> <p>OMS. Promoção da Saúde: Cartas de Ottawa, Adelaide, Sundsvall e Santa Fé de Bogotá. <em>Em</em>: 1986, <strong>Anais</strong> [...]. [s.l.: s.n.] p. 11–18.</p> <p>PONTE MÁRQUEZ, Paola Helena; FELIU-SOLER, Albert; SOLÉ-VILLA, María José; MATAS-PERICAS, Laia; FILELLA-AGULLO, David; RUIZ-HERRERIAS, Montserrat; SOLER-RIBAUDI, Joaquím; ROCA-CUSACHS COLL, Alex; ARROYO-DÍAZ, Juan Antonio. Benefits of mindfulness meditation in reducing blood pressure and stress in patients with arterial hypertension. <strong>Journal of Human Hypertension</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 33, n. 3, p. 237–247, 2019. ISSN: 0950-9240. <a href="DOI: 10.1038/s41371-018-0130-6">DOI: 10.1038/s41371-018-0130-6</a>.</p> <p>RUELA, Ludmila de Oliveira; MOURA, Caroline de Castro; GRADIM, Clícia Valim Côrtes; STEFANELLO, Juliana; IUNES, Denise Hollanda; PRADO, Rogério Ramos Do. Implementação, acesso e uso das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde: revisão da literatura. <strong>Ciência &amp; Saúde Coletiva</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 24, n. 11, p. 4239–4250, 2019. ISSN: 1678-4561. <a href="DOI: 10.1590/1413-812320182411.06132018">DOI: 10.1590/1413-812320182411.06132018</a>.</p> <p>RUSCH, Heather L.; ROSARIO, Michael; LEVISON, Lisa M.; OLIVERA, Anlys; LIVINGSTON, Whitney S.; WU, Tianxia; GILL, Jessica M. The effect of mindfulness meditation on sleep quality: a systematic review and meta‐analysis of randomized controlled trials. <strong>Annals of the New York Academy of Sciences</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 1445, n. 1, p. 5–16, 2019. ISSN: 0077-8923. <a href="DOI: 10.1111/nyas.13996">DOI: 10.1111/nyas.13996</a>.</p> <p>SANTOS, Marilia Silva Dos; AMARELLO, Mariana Monteiro; VIGETA, Sonia Maria Garcia; HORTA, Ana Lucia de Moraes; TANAKA, Luiza Hiromi; SOUZA, Káren Mendes Jorge De. INTEGRATIVE AND COMPLEMENTARY PRACTICES: ADVANCES AND CHALLENGES FOR THE HEALTH PROMOTION OF THE ELDERLY. <strong>Reme Revista Mineira de Enfermagem</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 22, 2018. ISSN: 1415-2762. <a href="DOI: 10.5935/1415-2762.20180048">DOI: 10.5935/1415-2762.20180048</a>.</p> <p>SEVALHO, Gil. O conceito de vulnerabilidade e a educação em saúde fundamentada em Paulo Freire. <strong>Interface - Comunicação, Saúde, Educação</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 22, n. 64, p. 177–188, 2017. ISSN: 1807-5762. <a href="DOI: 10.1590/1807-57622016.0822">DOI: 10.1590/1807-57622016.0822</a>.</p> <p>SILVA, Mara Regina Santos Da; ELSEN, Ingrid; LACHARITÉ, Carl. Resiliência: concepções, fatores associados e problemas relativos à construção do conhecimento na área. <strong>Paidéia (Ribeirão Preto)</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 13, n. 26, p. 147–156, 2003. ISSN: 0103-863X. <a href="DOI: 10.1590/S0103-863X2003000300003">DOI: 10.1590/S0103-863X2003000300003</a>.</p> <p>SPEARS, Claire Adams. Mindfulness-based interventions for addictions among diverse and underserved populations. <strong>Current Opinion in Psychology</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 30, p. 11–16, 2019. ISSN: 2352250X. <a href="DOI: 10.1016/j.copsyc.2018.12.012">DOI: 10.1016/j.copsyc.2018.12.012</a>.</p> <p>TAVARES, Jeane Saskya Campos; KURATANI, Sayuri Miranda de Andrade. Manejo Clínico das Repercussões do Racismo entre Mulheres que se “Tornaram Negras”. <strong>Psicologia: Ciência e Profissão</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 39, 2019. ISSN: 1982-3703. <a href="DOI: 10.1590/1982-3703003184764.">DOI: 10.1590/1982-3703003184764.</a></p> <p>TESSER, Charles Dalcanale; DALLEGRAVE, Daniela. Práticas integrativas e complementares e medicalização social: indefinições, riscos e potências na atenção primária à saúde. <strong>Cadernos de Saúde Pública</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 36, n. 9, 2020. ISSN: 1678-4464. <a href="DOI:%2010.1590/0102-311x00231519">DOI: 10.1590/0102-311x00231519</a>.</p> <p>THIOLLENT, Michel. <strong>Metodologia da pesquisa-ação</strong>. 18. ed., São Paulo.</p> <p>TRUDEL-FITZGERALD, Claudia; MILLSTEIN, Rachel A.; VON HIPPEL, Christiana; HOWE, Chanelle J.; TOMASSO, Linda Powers; WAGNER, Gregory R.; VANDERWEELE, Tyler J. Psychological well-being as part of the public health debate? Insight into dimensions, interventions, and policy. <strong>BMC Public Health</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 19, n. 1, p. 1712, 2019. ISSN: 1471-2458. <a href="DOI:%2010.1186/s12889-019-8029-x">DOI: 10.1186/s12889-019-8029-x</a>.</p> <p>VOTTO, Guilherme Gonçalves; CARVALHO, Hudson Cristiano Wander De. Bem-estar psicológico e meditação: um estudo associativo. <strong>Estudos Interdisciplinares em Psicologia</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 10, n. 3, p. 60, 2019. ISSN: 2236-6407. <a href="DOI:%2010.5433/2236-6407.2019v10n3p60">DOI: 10.5433/2236-6407.2019v10n3p60</a>.</p> <p>WILLIAMS, Hants; SIMMONS, Leigh Ann; TANABE, Paula. Mindfulness-Based Stress Reduction in Advanced Nursing Practice. <strong>Journal of Holistic Nursing</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 33, n. 3, p. 247–259, 2015. ISSN: 0898-0101. <a href="DOI:%2010.1177/0898010115569349.">DOI: 10.1177/0898010115569349.</a></p> <p>WU, Ran; LIU, Lin-Lin; ZHU, Hong; SU, Wen-Jun; CAO, Zhi-Yong; ZHONG, Shi-Yang; LIU, Xing-Hua; JIANG, Chun-Lei. Brief Mindfulness Meditation Improves Emotion Processing. <strong>Frontiers in Neuroscience</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 13, 2019. ISSN: 1662-453X. <a title="DOI: 10.3389/fnins.2019.01074" href="DOI:%2010.3389/fnins.2019.01074">DOI: 10.3389/fnins.2019.01074</a>.</p> <p>YU, Wei. [Prevent burnout in health care with mindfulness and compassion]. <strong>Lakartidningen</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 116, 2019. ISSN: 1652-7518.</p> <p> </p> <p><strong>Agradecimentos</strong></p> <p><em>Às</em> <em>comunidades de Parelheiros e as Organizações da Sociedade Civil, CPCD e IBEAC pelo acolhimento e suporte na realização da pesquisa. Ao apoio do Centro de Ciência Contemplativa Baseada em Ética da Emory University, Respiravida/Breathworks – Brasil e Espanha, Itaú Social pelo programa Missão em foco, Compassion Corps, Instituto Sidarta e Instituto Eurofarma por contribuírem financeiramente na expansão dessa onda de (auto)cuidado na periferia.</em></p> <p><em>Ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. </em></p> <p><em>Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo apoio financeiro pelo edital Universal nº 28/2018.</em></p> Flávia Cristiane Kolchraiber, Laísa de Pontes Leal Porto, Satya Negi, Rafaela Lopes dos Santos Nunes, Thiago da Silva Domingos, Káren Mendes Jorge de Souza Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12371 Mon, 28 Aug 2023 00:00:00 +0000 “PESQUISAR COM //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13175 <p>Articular saberes e práticas produzidos a partir das diferentes abordagens participativas requer a ousadia de romper com modelos tradicionais na produção científica, ampliando os sentidos e percursos para a produção do conhecimento. A participação se expressa numa prática cidadã que se sustenta em marcos teóricos, tipologias e modelos metodológicos, fundamentados em valores construídos no marco dos direitos humanos. Esta perspectiva nos remete para a importância de sistematizar o conhecimento em seu processo de construção, a partir de diferentes abordagens como a pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR), pesquisa-intervenção, pesquisa-ação, pesquisa participante, entre outras designações. Mais importante do que as nomenclaturas é a prática da “parceria” e a reflexão sobre essa prática de co-criação e do igual valor do conhecimento de cada parceiro, pois o importante é fazer pesquisas “com” parceiros da comunidade, membros, atores sociais e grupos. &nbsp;(WALLERSTEIN, 2018). A interdisciplinaridade e diversidade de autores e referências que tecem este campo se configuram como valores essenciais.</p> <p>No contexto de sociedades complexas, faz-se necessário produzir conhecimento que considere as dimensões da vida social, perpassando por questões relativas à perspectiva de gênero e suas singularidades, feminismo, diversidade, identidade sexual, deficiência, trabalho e renda entre outras. A compreensão acerca das desigualdades sociais e relações assimétricas de poder constitui elemento essencial para a garantia de direitos e importante fundamento para as políticas públicas.</p> <p>A potência e a capilaridade das abordagens participativas para a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento devem se constituir numa perspectiva crítica, fortalecendo a autonomia dos sujeitos, a participação, a valorização de movimentos instituintes, os processos de subjetivação e atribuir sentidos às experiências (MENDES, PEZZATO, SACARDO, 2016). Sua possibilidade de disseminação mediante parcerias e trabalhos colaborativos entre pesquisadores, profissionais dos serviços públicos e população de diferentes regiões e com diferentes expertises, favorece a ampliação do repertório e oportunidade da inserção do saber local e valorização da participação popular no delineamento de projetos e políticas públicas.</p> <p>O presente número da Revista Eletrônica Mutações (Relem) pretende favorecer o debate sobre as diferentes possibilidades de pesquisar COM e não SOBRE ou PARA as pessoas, enfatizando questões e reflexões acerca das condições de vida, de ambiente, de saúde, de educação e de trabalho através de uma trama de relações entre os vários níveis de determinações sociais e em diálogo com produções teóricas acerca de experiências, políticas ou programas. &nbsp;Os diferentes saberes aprofundam a necessidade da escuta das pessoas e podem interferir nas ações e políticas, para que as mesmas sejam mais efetivas e democráticas. Partimos do pressuposto de que o conhecimento construído no processo participativo gera efeitos em todas as pessoas, com suas diversidades e pluralidades. E produzem, na perspectiva freireana, os&nbsp;<em>inéditos viáveis&nbsp;</em>(PARO&nbsp;<em>et al</em>, 2020) que emergem das mutações capilarizadas e contínuas na direção do bem viver.</p> <p>Iniciamos esta edição com as contribuições de Paro (2023), brindando-nos com o poema/homenagem “<strong>Entre partidas e partilhas: um poema-homenagem a Carlos Rodrigues Brandão</strong>” (em memória); Wallerstein e Duran (2023) e o texto “<strong><em>Using Community Based Participatory Research to Address Health Disparities, <u>Health Promotion Practice</u></em></strong>” / “<strong>Usando a pesquisa participativa baseada na comunidade para abordar as disparidades de saúde</strong>”, tradução de Nilza Rogéria de Andrade Nunes (2023); Oliveira, Figueiredo e Neto (2023) e seu trabalho artigo “<strong>Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo</strong>” e Santos e Moraes (2023) e seu manuscrito “<strong>Feminismo de quem para quem? Repensando conceitos feministas a partir do PesquisarCOM</strong>”, bem como os manuscritos presentes nas demais seções desta edição. Assim, fica o convite para o apreço aos novos manuscritos e a expectativa em relação aos demais trabalhos que estarão dispostos ao longo dos meses de outubro e novembro de 2023.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Excelente leitura!</p> <p><strong>Referências</strong></p> <p>MENDES, Rosilda, PEZZATO, Luciane Maria&nbsp;e&nbsp;SACARDO, Daniele Pompei. Pesquisa-intervenção em promoção da saúde: desafios metodológicos de pesquisar “com”. Ciência &amp; Saúde Coletiva [online]. 2016, v. 21, n. 6 [Acessado&nbsp;1 Setembro 2022] pp. 1737-1746. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.07392016&gt;. ISSN 1678-4561.&nbsp;<a href="https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.07392016">https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.07392016</a>.</p> <p>PARO, César Augusto, VENTURA, Miriam&nbsp;e&nbsp;SILVA, Neide Emy Kurokawa e. Paulo Freire e o inédito viável: esperança, utopia e transformação na saúde.&nbsp;<strong>Trabalho, Educação e Saúde</strong>&nbsp;[online]. 2020, v. 18, n. 1 [Acessado 1 Setembro 2022] , e0022757. Disponível em: &lt;<a href="https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227">https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227</a>&gt;. Epub 19 Ago 2019. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227.</p> <p>WALLERSTEIN N. Prefácio. In: TOLETO, RF et al.&nbsp;<strong>Pesquisa participativa em saúde: vertentes e veredas.&nbsp;</strong>São Paulo: Instituto de Saúde, 2018. p.11-26.</p> <p>&nbsp;</p> Nilza Rogéria de Andrade Nunes, Kátia Maria Braga Edmundo, César Augusto Paro Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13175 Fri, 25 Aug 2023 00:00:00 +0000 Percursos e percalços do diagnóstico participativo em políticas públicas //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12333 <p>Este artigo apresenta os resultados de um estudo diagnóstico (cuja íntegra se encontra no processo SEI-120001/011061/2022) realizado pelos autores, em atendimento à solicitação do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Tendo o processo de certificação de concluintes do curso regular do ensino médio da rede pública estadual, como objeto da análise e o fenômeno da resistência, como categoria analítica. Cientes da existência de um sistema digital que, embora auxiliasse a emissão de certificados, contava com baixa adesão dos usuários; os autores objetivaram identificar os óbices à digitalização do processo, recorrendo à metodologia da pesquisa-ação para responder à seguinte questão-problema: qual o motivo da resistência das equipes de secretaria escolar em utilizar a funcionalidade de certificação presente no sistema Conexão Educação?</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação; Pesquisa-ação; Política pública.</p> <p><strong>Referências </strong></p> <p>ADELMAN, Clem. <em> </em>Kurt Lewin and the Origins of Action Research. <strong>Educational Action Research</strong>, Volume 1, No. 1, 1993. Disponível em: <a title="https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079930010102" href="https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079930010102">https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079930010102</a>. Acesso em: 14 set. 2022.</p> <p>BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).<strong> Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021</strong>. Brasília, DF: Inep, 2021.</p> <p>BROMLEY, Ray; BUSTELO, Eduardo S. (orgs.). <strong>Política X Técnica de Planejamento</strong>. São Paulo: Brasiliense, 1982.</p> <p>CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (Rio de Janeiro). <strong>Deliberação CEE nº 357, de 20 de setembro de 2006</strong>. Define normas gerais para publicação das listagens de alunos egressos da Educação Básica do Sistema de Ensino do Estado [do] Rio de Janeiro, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 42, n. 174, p. 23, 22 set. 2016.</p> <p>ELLIOTT, John. <strong>La investigación-acción en educación</strong>. 4ª ed. Madrid: Morata, 1994.</p> <p>GUNZ, Joseph. Jacob L. Moreno and the Origins of Action Research. <strong> Educational Action Research</strong>, Volume 4, No. 1, 1996. Disponível em: <a title="https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079960040111" href="https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079960040111">https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079960040111</a>. Acesso em: 14 set. 2022.</p> <p>RIO DE JANEIRO.<strong> Decreto nº 47.713 de 03 de agosto de 2021</strong>. Altera, sem aumento de despesa, os Decretos nº 47.713, de 03 de agosto de 2021, nº 46.685, de 02 de julho de 2019, que dispõem sobre a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado [do] Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 47, n. 149, p. 21-22, 5 ago. 2021</p> <p>______. <strong>Resolução SEEDUC Nº 6.064 de 23 de março de 2022</strong>. Define parâmetros para a expedição de documentos escolares da Educação Básica de alunos egressos de instituições de ensino autorizadas e extintas, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado [do] Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 48, n. 063, p. 23, 4 abr. 2022.</p> <p>SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura, <em>in</em>:<strong> Sociologias</strong>, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: https: <a title="//www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&amp;lang=pt." href="//www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&amp;lang=pt.">//www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&amp;lang=pt.</a> Acesso em; 29 abr. 2023</p> <p>THIOLLENT, Michel. <strong>Metodologia da pesquisa-ação</strong>. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.</p> <p>VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; ALMEIDA, Nival Nunes; PEIXOTO, Leonardo Ferreira. Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro: heranças, marcos legais e limites políticos de um órgão do Estado, <em>In</em>: <strong> Ensaio: aval. pol. públ. Educ.</strong>, Rio de Janeiro, v.25, n. 96, p. 701-720, jul./set. 2017.</p> José Augusto Conceição Pereira, Marcio Alexandre da Mota Duarte Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12333 Wed, 24 Aug 2022 00:00:00 +0000