Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências foram informadas quando necessário.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
ARTIGOS/DOSSIÊ
Os números da Mutações a serem publicados terão temas específicos. A meta é divulgar textos de trabalhos inéditos. A Mutações publica papers que partem de premissas relacionadas ao campo simbólico do conhecimento e à influência do sistema capitalista na produção dos espaços rurais e urbanos. A revista tem como propósito fomentar diálogos interdisciplinares.
ARTIGOS/MANUSCRITOS - TEMA LIVRE
Nesta seção constam artigos/manuscritos sobre temáticas interdisciplinares (com ou sem interface entre disciplinas). Seção voltada para a modalidade de fluxo contínuo (Fast Track Publication) adota pela nova política editorial da Relem a partir do semestre 2022.1. Adverte-se que os trabalhos/manuscritos encaminhados para a Relem até 31 de dezembro de 2021 são analisados conforme a Política Editorial vigente até a data aludida.
Em caso de dúvidas, solicita-se entrar em contato com a revista (relemufam@gmail.com).
Durante a submissão, anexar declaração de revisão da norma culta da língua conforme modelo (Anexo I)
ANEXO I
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que o manuscrito “Título do manuscrito” de autoria de “Nome/s do/a/s autor/as ” segue a norma culta da língua portuguesa e/ou Español.
Local/data.
_________________________________________________
Assinatura
Nome do/a Revisor/a
Revisor
Titulação
Instituição em que foi formado/a
CPF e/ou Documento de Identificação nos casos de colaboradores de outros países falantes do português e/ou espanhol/ Español
ANEXO I
DECLARACIÓN
Declaro para los debidos fines que el manuscrito “Título del manuscrito” de la autoría de “Nombre/s de las personas autoras”, cumple con la norma culta de la lengua portuguesa y/o española.
Lugar y fecha
_______________________________________
Firma
Nombre de la persona revisora
Persona revisora
Título
Institución en la que fue graduado
CPF y/o documento de identificación en los casos de personas colaboradoras de otros países hablantes del portugués y/o español.
ARTIGOS/MANUSCRITOS DE DEBATE
Artigos/Manuscritos oriundos de mesas de debate, mesas redondas, palestras, conferências, reflexões, lives e/ou quando solicitado pelos editores da Relem guardando relação com o escopo do periódico.
DOSSIÊ ANÁLISE DO DISCURSO
Artigos científicos que utilizem a Anàlise do Discurso e suas vertentes como base teórica.
ENSAIOS & REFLEXÕES
A seção abriga artigos com temáticas interdisciplinares concernentes à linha editorial da revista. Nesta seção Ensaio Acadêmico se caracteriza como uma produção textual breve que expõe ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de um determinado tema ou autor(es) e que é situado entre o poético e o didático, e cientifico. Consiste, também, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (histórico, filosófico, político, social, cultural etc.), sem que se prenda necessariamente a formalidades metodológicas ou empíricas de caráter científico. Ao mesmo tempo em que objetiva um enfoque original, o ensaio acadêmico não se aprofunda demasiadamente no assunto. É um instrumento menos formal e mais flexível do que o artigo científico, sendo muito utilizado na academia e principalmente na área das Ciências Humanas.
O Ensaio Acadêmico se caracteriza como uma produção textual breve que expõe ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de um determinado tema ou autor(es) e que é situado entre o poético e o didático. Consiste, também, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (histórico, filosófico, político, social, cultural etc.), sem que se prenda necessariamente a formalidades metodológicas ou empíricas de caráter científico. Ao mesmo tempo em que objetiva um enfoque original, o ensaio acadêmico não se aprofunda demasiadamente no assunto. É um instrumento menos formal e mais flexível do que o artigo científico, sendo muito utilizado na academia e principalmente na área das Ciências Humanas.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Esta seção se destina a descrição e discussão de projetos efetivamente realizados, referidos as ações desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos e que apresentem aspecto de originalidade para o campo das Ciências Humanas. Inclui a apresentação de relatos de casos, formas inovadoras de avaliação e tratamento e/ou experiências de caráter acadêmico-científico. Espaço dedicado a resumos apresentados a partir de atividades de extensão e pesquisa de professores, alunos e pesquisadores das diferentes Universidades e/ou institutos e centros de pesquisas.
REPORTAGENS
As reportagens deverão ser de relevância social, com abordagem inédita e exclusiva. O número de caracteres para o segmento é de no máximo 6 mil e no mínimo 4,5 mil caracteres (com espaço), sendo a fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar até duas imagens referentes à entrevista, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. A reportagem deve conter chamada e personagens.
ENTREVISTA
As entrevistas deverão ter relevância social e a abordagem do tema deve ser original. O número de caracteres deverá ser de, no máximo, 10 mil e no mínimo 5 mil (com espaço), sendo a fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar até duas imagens referentes à entrevista, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. A entrevista deve conter chamada e texto de abertura ressaltando um brevíssimo resumo bibliográfico do(a) entrevistado(a).
VISUALIDADE
A seção 'Visualidades' também deverá ser pautada pela relevância social com abordagem original do tema. O segmento abre um campo experimental para estimular o processo criativo dos(as) autores(as). Serão aceitos trabalhos tais como ensaios fotográficos, propostas de roteiro para vídeodocumentários, quadrinhos, artes plásticas digitais etc. É permitido enviar de 12 a 15 fotos, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. Elas devem vir acompanhadas de legenda, em fonte tamanho 12, tipo Times New Roman. O ensaio deve conter um título e um lead de abertura explicando o conteúdo da submissão.
RESENHAS
Esta seção compreende análises críticas de livros, de filmes, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses. A resenha apresenta o exame, a análise ou o julgamento de um trabalho já publicado, com posicionamentos de ordem técnica, científica e artística. Deve conter um desenho de estudo que seja coerente e forneça resposta à questão ou à pergunta do resenhista. Deve apresentar referência bibliográfica, esclarecer a metodologia utilizada na pesquisa ou na investigação e apresentar a discussão ou o julgamento da obra de forma técnica e imparcial. O trabalho é concluído com a apresentação dos resultados que fornecem respostas à pergunta ou à questão inicial do resenhista. As resenhas deverão ser de obras inéditas, ter relevância social com abordagem original do tema. O número de caracteres deverá ser no máximo de 6 mil e no mínimo de 4,5 mil (com espaço), fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar uma imagem referente à resenha, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. O trabalho deve conter título e resumo, além de três palavras-chave que delimitem a área de concentração do texto.
ANAIS DE EVENTOS
Volta-se para a publicação de Anais de eventos que estejam de acordo com o escopo da RELEM e/ou com grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação parceiros.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos/manuscritos publicados, bem como as referências citadas, na Rev. Eletrônica Mutações (Relem) são de inteira responsabilidade de seus(suas) autores(as). Ao submeter seus manuscritos à Relem o(a) autor(a), compromete-se a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Acrescente-se, tratar-se de declararação tácita de que os materiais apresentados seguem todos os parâmentros, sobretudo quanto a estar livre de direito de autor, não cabendo, portanto, à Relem e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas decorrentes da publicação no periódico.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.