Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

(ARTIGO CIENTÍFICO: MODELO A SER SEGUIDO)

O título deve usar fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, breve curriculum do autor. O(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal); inserir também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno, em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo.

Resumo
Inserir o resumo do trabalho utilizando fonte Times New Roman, em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), em um só parágrafo.

Palavras-chave
Inserir palavras-chave em sequência, na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula. Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

Corpo do trabalho
Inserir texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas com o máximo de 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas, como no exemplo (VIEIRA, 2005, p. 79).

1. Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página). Recomenda-se, ainda, que o tamanho das
imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via internet.
Caso haja problemas no envio, solicita-se entrar em contato com a revista: mutacoesrevista@gmail.com.

Referências bibliográficas
As referências bibliográficas devem vir em fonte Times New Roman, em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

Artigos

Artigos

Os números da Mutações a serem publicados terão temas específicos. A meta é divulgar textos de trabalhos inéditos. A Mutações publica
papers que partem de premissas relacionadas ao campo simbólico do conhecimento e à influência do sistema capitalista na produção dos espaços rurais e urbanos. A revista tem como propósito fomentar diálogos interdisciplinares.

Dossiê Análise do Discurso

Artigos científicos  que utilizem a Anàlise do Discurso e suas vertentes como base teórica e cuja temática esteja relacionada à Amazônia.

Ensaios e Reflexões

A seção abriga artigos com temáticas interdisciplinares concernentes à linha editorial da revista. Nesta seção Ensaio Acadêmico se caracteriza como uma produção textual breve que expõe ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de um determinado tema ou autor(es) e que é situado entre o poético e o didático, e cientifico. Consiste, também, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (histórico, filosófico, político, social, cultural etc.), sem que se prenda necessariamente a formalidades metodológicas ou empíricas de caráter científico. Ao mesmo tempo em que objetiva um enfoque original, o ensaio acadêmico não se aprofunda demasiadamente no assunto. É um instrumento menos formal e mais flexível do que o artigo científico, sendo muito utilizado na academia e principalmente na área das Ciências Humanas.

O Ensaio Acadêmico se caracteriza como uma produção textual breve que expõe ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de um determinado tema ou autor(es) e que é situado entre o poético e o didático. Consiste, também, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (histórico, filosófico, político, social, cultural etc.), sem que se prenda necessariamente a formalidades metodológicas ou empíricas de caráter científico. Ao mesmo tempo em que objetiva um enfoque original, o ensaio acadêmico não se aprofunda demasiadamente no assunto. É um instrumento menos formal e mais flexível do que o artigo científico, sendo muito utilizado na academia e principalmente na área das Ciências Humanas.

Relatos de Experiências

Esta seção se destina a descrição e discussão de projetos efetivamente realizados, referidos as ações desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos e que apresentem aspecto de originalidade para o campo das Ciências Humanas. Inclui a apresentação de relatos de casos, formas inovadoras de avaliação e tratamento e/ou experiências de caráter acadêmico-científico. Espaço dedicado a resumos apresentados a partir de atividades de extensão e pesquisa de professores, alunos e pesquisadores das diferentes Universidades e/ou institutos e centros de pesquisas.

Reportagens

As reportagens deverão ser de relevância social, com abordagem inédita e exclusiva. O número de caracteres para o segmento é de no máximo 6 mil e no mínimo 4,5 mil caracteres (com espaço), sendo a fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar até duas imagens referentes à entrevista, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. A reportagem deve conter chamada e personagens.

Entrevista

As entrevistas deverão ter relevância social e a abordagem do tema deve ser original. O número de caracteres deverá ser de, no máximo, 10 mil e no mínimo 5 mil (com espaço), sendo a fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar até duas imagens referentes à entrevista, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. A entrevista deve conter chamada e texto de abertura ressaltando um brevíssimo resumo bibliográfico do(a) entrevistado(a).

Visualidade

A seção 'Visualidades' também deverá ser pautada pela relevância social com abordagem original do tema. O segmento abre um campo experimental para estimular o processo criativo dos(as) autores(as). Serão aceitos trabalhos tais como ensaios fotográficos, propostas de roteiro para vídeodocumentários, quadrinhos, artes plásticas digitais etc. É permitido enviar de 12 a 15 fotos, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. Elas devem vir acompanhadas de legenda, em fonte tamanho 12, tipo Times New Roman. O ensaio deve conter um título e um lead de abertura explicando o conteúdo da submissão.

Resenhas

Esta seção compreende análises críticas de livros, de filmes, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses. A resenha apresenta o exame, a análise ou o julgamento de um trabalho já publicado, com posicionamentos de ordem técnica, científica e artística. Deve conter um desenho de estudo que seja coerente e forneça resposta à questão ou à pergunta do resenhista. Deve apresentar referência bibliográfica, esclarecer a metodologia utilizada na pesquisa ou na investigação e apresentar a discussão ou o julgamento da obra de forma técnica e imparcial. O trabalho é concluído com a apresentação dos resultados que fornecem respostas à pergunta ou à questão inicial do resenhista. As resenhas deverão ser de obras inéditas, ter relevância social com abordagem original do tema. O número de caracteres deverá ser no máximo de 6 mil e no mínimo de 4,5 mil (com espaço), fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar uma imagem referente à resenha, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. O trabalho deve conter título e resumo, além de três palavras-chave que delimitem a área de concentração do texto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.