Aprendizagem na prática

a experiência de estudantes mulheres num Centro Vocacional Tecnológico na Amazônia

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o processo da aprendizagem na prática no contexto do Centro Vocacional Tecnológico - Tecnologias Sociais para Várzea Amazônica, um dos Projetos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, IDSM, o qual envolve estudantes moradores de comunidades rurais da região do médio Solimões que participam de um curso de formação no município de Tefé, Amazonas na sede do IDSM. Este estudo partiu de uma abordagem qualitativa com o uso da observação participante e a realização de entrevista com roteiro de perguntas semiestruturadas. Buscamos entender como acontece a aprendizagem dos estudantes num ambiente pedagógico que envolve o aprimoramento de técnicas direcionadas a conservação do meio ambiente e no fomento à produção econômica manejada baseada nos recursos naturais. Através deste estudo de caso, apresenta-se um diálogo com autores que tecem um olhar antropológico ao discutir a ideia de aprendizagem relacionada ao contexto local. Delineamos uma discussão que envolve dois regimes de saberes, o tradicional e o científico. Propomos um diálogo reflexivo que contribua para a desnaturalização de olhares que foram naturalizados ao longo do tempo.  Assim queremos demonstrar que o Centro Vocacional Tecnológico consiste num espaço de aprendizagem que contribui para trocas de experiências, e, que ao mesmo tempo, oportuniza diálogo em diferentes áreas do saber.

Palavras-chave: Aprendizagem na Prática; Estudantes; Centro Vocacional Tecnológico.

 

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Biografia do Autor

Grace Kelly Pereira de Lima, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - (UEA). Tem experiência profissional na Docência de Ensino Regular. Atualmente é gestora da rede Municipal em Educação Infantil no município de Tefé Amazonas. E-mail: kellygrace743@gmail.com

ConfiguraçõesMarília de Jesus da Silva e Sousa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Antropologia Social (2017) e Mestre em Antropologia Social (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/ UFAM). Possui Especialização em Teoria Antropológica (1996) e Graduação em Ciências Sociais (1995) pela Universidade Federal do Pará. Realizou Estágio Pós Doutoral no âmbito do PROCAD Amazônia junto a Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/UFPA, Campus da UFPA de Castanhal) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). E-mail: mariliasousa2006@gmail.com

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Lima, G. K. P. de, & Sousa, C. de J. da S. e. (2024). Aprendizagem na prática: a experiência de estudantes mulheres num Centro Vocacional Tecnológico na Amazônia. Revista Eletrônica Mutações, 16(26). Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12307