Aprendizagem na prática
a experiência de estudantes mulheres num Centro Vocacional Tecnológico na Amazônia
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar o processo da aprendizagem na prática no contexto do Centro Vocacional Tecnológico - Tecnologias Sociais para Várzea Amazônica, um dos Projetos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, IDSM, o qual envolve estudantes moradores de comunidades rurais da região do médio Solimões que participam de um curso de formação no município de Tefé, Amazonas na sede do IDSM. Este estudo partiu de uma abordagem qualitativa com o uso da observação participante e a realização de entrevista com roteiro de perguntas semiestruturadas. Buscamos entender como acontece a aprendizagem dos estudantes num ambiente pedagógico que envolve o aprimoramento de técnicas direcionadas a conservação do meio ambiente e no fomento à produção econômica manejada baseada nos recursos naturais. Através deste estudo de caso, apresenta-se um diálogo com autores que tecem um olhar antropológico ao discutir a ideia de aprendizagem relacionada ao contexto local. Delineamos uma discussão que envolve dois regimes de saberes, o tradicional e o científico. Propomos um diálogo reflexivo que contribua para a desnaturalização de olhares que foram naturalizados ao longo do tempo. Assim queremos demonstrar que o Centro Vocacional Tecnológico consiste num espaço de aprendizagem que contribui para trocas de experiências, e, que ao mesmo tempo, oportuniza diálogo em diferentes áreas do saber.
Palavras-chave: Aprendizagem na Prática; Estudantes; Centro Vocacional Tecnológico.
Referências
BATESON, Gregory. “Introdução”, “II-Every Schoolboy knows”. In: Mente e natureza: a unidade necessária. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Ed. Edições Almedina, Coimbra, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 48ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GOMES, A. M. R. Um (possível) campo de pesquisa: aprender a cultura. In: TOSTA, Sandra Pereira; ROCHA, Gilmar. (Org.). Diálogos sem fronteiras: história, etnografia e educação em culturas ibero-americanas. 1aed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, v., p. 205-220.
IDSM: Institucional 2020: Disponível em: http://mamiraua.org.br/o-intituto/. Acesso em: 10 ago. 2021.
IDSM. Projeto Político Pedagógico: Centro Vocacional Tecnológico – Tecnologias Sociais para Várzea Amazônica, Tefé AM: IDSM, 2013.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S. A. 1997.
LAMB, Nairo Venício Wester; SCAPIN, Luiza. O papel dos Centros Vocacionais Tecnológicos na Geração de Trabalho e Renda no Âmbito Local. XII Seminário Internacional de demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea: VIII mostra de trabalhos jurídicos e científicos, 2015.
LAVE, Jean, “Aprendizagem como/na prática”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/FVKz5RJSyg8YWrV7HpfxQnQ/?format=pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200003
LISBOA, Teresa kleba; LUSA, Mailiz Gariboti. Estudos Feministas. Florianópolis, 16(3): 871-887, setembro-dezembro, 2010.
PERALTA, N; LIMA, D. M. Conhecimento científico e saberes tradicionais: sinergia ou tradução? In: 28 Reuniões Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Desafios Antropológicos Contemporâneos. São Paulo: ABA, 2012. v.1 p. 01-389.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma Ecologia dos Sabres. In: Epistemologia do Sul. São Paulo: ed. Cortez, 2010. (Páginas 31 a 82).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações - Relem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.