Reprodução Técnica Cinematográfica
Estética dos Filmes por Jacques Aumont
Resumo
A imagem remete expressividade e explicá-las a partir do filme nos leva a retratar as ideias de Jacques Aumont quanto a reprodução das técnicas cinematográficas. As sensações e os sentimentos produzem nas pessoas reações ao assistir um filme, ocorre uma arte conectada ao espetáculo das imagens, seja artística ou não, permite navegar sobre as questões sensoriais e afetivas. Aqui reproduzimos a imagem audiovisual reforçada com olhares direcionadas para estética de Aumont, parece tornar mais legítima essa busca do criador da imagem pela realidade a partir do movimento, além de gerar significações através da imagem.
Palavras-chave: Cinema. Estética e técnica. Imagem. Jacques Aumont.
Referências
ARNHEIM, Rudolph. La pensée visuelle. Paris: Flammarion, 1976.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: CosacNaify, 2004.
AUMONT, Jacques. A imagem. 5.ed. Campinas: Papirus, 1995.
EPSTEIN, Jean. Bonjour Cinéma, Ed. De la Sirène, 1921, retomado in Écrits sur le cinema, v.1, Seghers, 1974.
MUNSTERBERG, Hugo. The film: a psychological study. The silente photoplay. In: 1916. Nova York: Dover Publication, 1970.
SILVA, Arnaldo Cortina. (Org.). Semiótica e Comunicação: Estudos sobre textos sincréticos. Série Trilhas Linguísticas, n. 25. São Paulo, UNESP: Cultura Acadêmica, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.