Antropoceno e Educação Ambiental
percepções de estudantes acerca da relação entre ser humano e natureza
Resumo
A Educação Ambiental tem sido considerada como um ato político capaz de mobilizar processos de reconhecimento e de modificação do mundo que habitamos. É uma questão em aberto como se dão esses processos com os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública localizada no interior da Bahia. A proposta deste artigo é investigar acerca das percepções desses estudantes quanto aos impactos de seus hábitos cotidianos no ambiente e quais mudanças eles propõem. Para isso, um questionário foi aplicado para 76 estudantes. Em suas percepções se destacaram as expressões: Planeta... Futuro...... Produzir... Consumismo... Água... Qualidade... Industrializados... Alimentos ... Proteger.... A partir delas é possível pensar estratégias educativas para auxiliar os estudantes no entendimento de problemas ambientais e na formulação de soluções para a manutenção das condições de sobrevivência no planeta.
Palavras-Chave: Antropoceno; Educação Ambiental; Mudança social; Pegada Ecológica.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CAPRA, F. et al. Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Cultrix. 2006.
CARVALHO, I. C. de M. “A Questão Ambiental e a emergência de um campo de ação Político-Pedagógica”. In: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE. LOUREIRO, Caros F. B.; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, Ronaldo Souza, (orgs.) – 5. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.
CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DIAS, G. F. Pegada Ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996
GUIMARÃES, M. "Armadilha paradigmática na educação ambiental". In: LOUREIRO. C. Frederico et al. Pensamento Complexo, dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, p.15-29, 2011
IPCC; 2023. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/. Acesso em 27 abr. 2023
KRENAK, A. Ideias para adiar o mundo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steven. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 1997.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LIMA, G. F. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade, NEPAM/UNICAMP, Campinas, ano II, nº 5, 135-153, 1999.
LOUREIRO, C. F. B. M. "Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental". In: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: a educação ambiental em debate, LOUREIRO, Carlos Frederico et al. 5. ed. - São Paulo: Cortez, p. 13-51, 2008.
LOUREIRO, C. F. B. M. "Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária". In: EDUCAÇÃO AMBIETAL: repensando o espaço da cidadania. LOUREIRO, Carlos Frederico et al. 3. ed. São Paulo: Cortez, p.69-98, 2005.
MACNEILL, John Robert. Something new under the sun: an environmental history of the twentieth-century world. New York: W.W. Norton & Company, 2000.
MALDONADO, Manuel Arias. Antropoceno: La política en la era humana, Barcelona: Taurus/Penguin Random House, 2018, 256p.
MARQUES, L. Capitalismo e colapso ambiental. 3 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018
REIGOTA, M. A Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre natureza. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.2, p. 539-553, maio/ago. 2010.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 32. ed., Campinas, SP: Autores Associados, 1999, 105p
SOUZA, G. D. Aplicação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: O Caso Novagerar. Dissertação (Pós-Graduação em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações - Relem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.