Antropoceno e Educação Ambiental
percepções de estudantes acerca da relação entre ser humano e natureza
Resumen
A Educação Ambiental tem sido considerada como um ato político capaz de mobilizar processos de reconhecimento e de modificação do mundo que habitamos. É uma questão em aberto como se dão esses processos com os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública localizada no interior da Bahia. A proposta deste artigo é investigar acerca das percepções desses estudantes quanto aos impactos de seus hábitos cotidianos no ambiente e quais mudanças eles propõem. Para isso, um questionário foi aplicado para 76 estudantes. Em suas percepções se destacaram as expressões: Planeta... Futuro...... Produzir... Consumismo... Água... Qualidade... Industrializados... Alimentos ... Proteger.... A partir delas é possível pensar estratégias educativas para auxiliar os estudantes no entendimento de problemas ambientais e na formulação de soluções para a manutenção das condições de sobrevivência no planeta.
Palavras-Chave: Antropoceno; Educação Ambiental; Mudança social; Pegada Ecológica.
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