ANTHROPOCENE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION

STUDENTS' PERCEPTIONS ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN HUMAN BEINGS AND NATURE

Authors

Abstract

Environmental Education has been considered as a political act capable of mobilizing processes of recognition and change in the world we dwell. It is an open question how these processes take place with high school students from a public school from Bahia (Brazil). The purpose of this paper is to investigate the perceptions of these students regarding the effects of their daily habits on the environment and what changes they propose. For this, an interview was applied to 76 students. In their perceptions stood out the expressions: Planet... Future...... Produce... Consumerism... Water... Quality... Industrialized... Food... Protect.... From them it is possible to think of educational strategies to help students understand environmental problems and formulate solutions for maintaining survival conditions on the planet.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariá Pereira da Silva Santos, Colégio Estadual José Aloísio Dias e Colégio Municipal Dr. Julival Rebouças

Pós-graduada em Políticas do Planejamento Pedagógico: Didática, Avaliação e Currículo (UNEB) e Educação Ambiental (FACE), graduada em Pedagogia (UNEB) e Biologia (UESC), professora de Biologia do Colégio Estadual José Aloísio Dias/BA e professora de Ciências do Colégio Municipal Dr. Julival Rebouças/BA.

Geraldo Barbosa Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PU-CSP

Possui graduação em História, mestrado em História Social pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História Social pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi duas vezes bolsista pesquisador tanto pela CAPES como pelo CNPQ. Atuou como Professor Doutor na Faculdade Uninassau (UNINASSAU) nos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Direito, Tecnólogos e na Pós-Graduação Lato Sensu, na área de Docência no Ensino Superior. Também atuou na área de Educação à Distância da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) como tutor presencial das disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, Antropologia e Pedagogia, bem como na produção de material escrito, visual e sonoro. Tem experiência docente na graduação presencial nas áreas de História, Pedagogia, Serviço Social, Direito e Tecnólogos, e na Pós-Graduação Lato Sensu. Pesquisa o tema da ciência em uma perspectiva interdisciplinar, abrangendo os campos da Filosofia, da História e da Sociologia das Ciências e das Tecnologias. Também pesquisa nas áreas de História Intelectual, História Moderna e Ensino de História.

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio"; Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade de Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Membro dos grupos de pesquisa LiEQui - Linguagens no Ensino de Química e RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografias Inventivas na Educação em Ciências. Em ambos os grupos têm seus estudos voltados à formação de professores e processos de ensino e aprendizagem em Química. Possui experiência como coordenadora pedagógica e como professora em escolas de Educação Básica.. Vice-coordenadora e professora orientado do curso de Pós-Graduação Ciência é 10! (2020-2021). Atualmente é professora de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia.

 

Published

2023-10-04

How to Cite

Santos, M. P. da S., Neto, G. B., & Bortolai, M. (2023). ANTHROPOCENE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION: STUDENTS’ PERCEPTIONS ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN HUMAN BEINGS AND NATURE. Revista Eletrônica Mutações, 16(26), 102–117. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12303