Percursos e percalços do diagnóstico participativo em políticas públicas
relato de experiência
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo diagnóstico (cuja íntegra se encontra no processo SEI-120001/011061/2022) realizado pelos autores, em atendimento à solicitação do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Tendo o processo de certificação de concluintes do curso regular do ensino médio da rede pública estadual, como objeto da análise e o fenômeno da resistência, como categoria analítica. Cientes da existência de um sistema digital que, embora auxiliasse a emissão de certificados, contava com baixa adesão dos usuários; os autores objetivaram identificar os óbices à digitalização do processo, recorrendo à metodologia da pesquisa-ação para responder à seguinte questão-problema: qual o motivo da resistência das equipes de secretaria escolar em utilizar a funcionalidade de certificação presente no sistema Conexão Educação?
Palavras-chave: Educação; Pesquisa-ação; Política pública.
Referências
ADELMAN, Clem. Kurt Lewin and the Origins of Action Research. Educational Action Research, Volume 1, No. 1, 1993. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079930010102. Acesso em: 14 set. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.
BROMLEY, Ray; BUSTELO, Eduardo S. (orgs.). Política X Técnica de Planejamento. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (Rio de Janeiro). Deliberação CEE nº 357, de 20 de setembro de 2006. Define normas gerais para publicação das listagens de alunos egressos da Educação Básica do Sistema de Ensino do Estado [do] Rio de Janeiro, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 42, n. 174, p. 23, 22 set. 2016.
ELLIOTT, John. La investigación-acción en educación. 4ª ed. Madrid: Morata, 1994.
GUNZ, Joseph. Jacob L. Moreno and the Origins of Action Research. Educational Action Research, Volume 4, No. 1, 1996. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965079960040111. Acesso em: 14 set. 2022.
RIO DE JANEIRO. Decreto nº 47.713 de 03 de agosto de 2021. Altera, sem aumento de despesa, os Decretos nº 47.713, de 03 de agosto de 2021, nº 46.685, de 02 de julho de 2019, que dispõem sobre a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado [do] Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 47, n. 149, p. 21-22, 5 ago. 2021
______. Resolução SEEDUC Nº 6.064 de 23 de março de 2022. Define parâmetros para a expedição de documentos escolares da Educação Básica de alunos egressos de instituições de ensino autorizadas e extintas, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado [do] Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 48, n. 063, p. 23, 4 abr. 2022.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura, in: Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: https: //www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em; 29 abr. 2023
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; ALMEIDA, Nival Nunes; PEIXOTO, Leonardo Ferreira. Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro: heranças, marcos legais e limites políticos de um órgão do Estado, In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.25, n. 96, p. 701-720, jul./set. 2017.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.