Treinamento Cognitivo de Compaixão em Contexto de Vulnerabilidade Social

Cultivando Bem-Estar e Resiliência

Autores

Resumo

As práticas meditativas têm evidências promotoras de saúde e qualidade de vida, contudo, são pouco acessíveis às populações vulnerabilizadas. O objetivo desse estudo foi compreender a influência da meditação em compaixão CBCT® sobre o bem-estar e a resiliência de pessoas em contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, parte de pesquisa-ação, realizado em área rural e periférica de São Paulo, Brasil. Dados foram coletados mediante entrevista individual, semidirigida, audiogravada, e analisados segundo a técnica da análise de conteúdo no software Webqda. Os resultados advindos das participantes, em sua maioria, jovens e negras, mostrou que o CBCT® promoveu o autoconhecimento, o autocuidado e o acolhimento das próprias experiências sem caráter autopunitivo, estimulando atitudes compassivas no convívio coletivo. Com consciência crítica, a resiliência contribuiu para uma maior regulação emocional. Nesse sentido, o CBCT® impactou positivamente, na percepção do bem-estar e na capacidade de resiliência, podendo assim contribuir para o engajamento e transformação de contextos de vulnerabilidade social.

Palavras-chave: Empatia; Vulnerabilidade social; Meditação; Resiliência psicológica; Terapias complementares.

 

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Agradecimentos

Às comunidades de Parelheiros e as Organizações da Sociedade Civil, CPCD e IBEAC pelo acolhimento e suporte na realização da pesquisa. Ao apoio do Centro de Ciência Contemplativa Baseada em Ética da Emory University, Respiravida/Breathworks – Brasil e Espanha, Itaú Social pelo programa Missão em foco, Compassion Corps, Instituto Sidarta e Instituto Eurofarma por contribuírem financeiramente na expansão dessa onda de (auto)cuidado na periferia.

Ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo apoio financeiro pelo edital Universal nº 28/2018.

Biografia do Autor

Flávia Cristiane Kolchraiber, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: flacrik@gmail.com

Laísa de Pontes Leal Porto, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil, laisa.porto@unifesp.br

Satya Negi, Universidade Emory - UE

Universidade Emory, Diretor executivo do Centro de Ciência Contemplativa e compaixão baseada em ética, EUA, Georgia, snegi@emory.edu

Rafaela Lopes dos Santos Nunes, Faculdade do Educador - FA

Pedagoga, Faculdade do Educador, São Paulo, Brasil, raffyynhalopes@gmail.com

Thiago da Silva Domingos, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

PHD, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil, t.domingos@unifesp.br

Káren Mendes Jorge de Souza, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

PhD, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil, karen.souza@unifesp.br

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Kolchraiber, F. C., Porto, L. de P. L. ., Negi, S. ., Nunes, R. L. dos S. ., Domingos, T. da S. ., & Souza, K. M. J. de. (2023). Treinamento Cognitivo de Compaixão em Contexto de Vulnerabilidade Social: Cultivando Bem-Estar e Resiliência. Revista Eletrônica Mutações, 16(26), 81–101. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12371